Perguntas e respostas

Saiba quais são os primeiros sinais do câncer de pele

O verão acabou, o ritmo de férias e praia também passa a diminuir, mas os efeitos desses dias de sol podem ficar na pele por um pouco mais de tempo. Por isso, é importante não se esquecer do câncer de pele do tipo não melanoma, que é o mais incidente no Brasil e que ocorre, principalmente, em pessoas de pele clara, após longos períodos de exposição ao sol. De modo geral, eles apresentam crescimento local e não curam ou cicatrizam sem tratamento, aumentando com o tempo.

Pode parecer clichê, mas a forma mais fácil de identificar um câncer de pele em estágio inicial é visitando um dermatologista.

Já preparamos, anteriormente, um guia sobre o câncer de pele aqui no blog e, agora, listaremos que podem ser suficientes para que você marque sua consulta com um dermatologista e tenha a chance de descobrir um possível câncer em estágio inicial e ter maiores chances de tratá-lo. Confira:

Cuidados com a pele muito clara

Pessoas de pele clara têm menos melanócitos – as células responsáveis pela produção da melanina – que dá cor à pele. Ao mesmo tempo, a melanina funciona como um protetor solar natural. Ou seja, quanto mais o indivíduo possui melanina, mais protegido estará do Sol. As pessoas brancas, como consequência, produzem menos melanina e estão menos protegidas. Esse fator já basta para que essas pessoas façam avaliações periódicas no dermatologista, sem que seja necessário o aparecimento de qualquer sinal para isso.

Beauty Woman face Portrait. Beautiful Spa model Girl with Perfect Fresh Clean Skin. Brunette female looking at camera and smiling. Youth and Skin Care Concept.

Alerta para quem possui sardas no rosto

Quem possui sardas são pessoas de pele muito clara, em especial os mais ruivos. O alerta é o mesmo anterior, para pessoas de pele clara: o risco de desenvolver lesões solares é igual.

8071-a-temperatura-da-pele-tende-a-variar-de-article_image-3

Pintas pelo corpo

Quem possui muitas pintas espalhadas pelo corpo sabe muito bem que a chance de serem de origem genética é maior e não necessariamente possuem comprometimento clínico. De qualquer forma, elas também podem ser as primeiras manifestações do organismo para um problema maior. Ainda que sejam de origem genética, o acompanhamento profissional é imprescindível, pois elas podem, ao longo do tempo, sofrer alguma modificação que sinalize um câncer e nem sempre o indivíduo ficará atento a essas mudanças.

download

Muitas pintas concentradas em uma única área

Algumas pessoas têm pintas concentradas em um único lugar, especialmente em regiões com maior exposição solar, como os ombros, por exemplo. Quem possui muitas pintas nessa região também deve considerar avaliações médicas periódicas, também por causa da possibilidade de transformações malignas.

Como-tratar-los-lunares-rojos-en-la-piel-2

Alterações nas pintas

Se você já possui pintas e reparou que elas sofrem algumas mudanças, também deve agendar uma consulta. Em geral, as características que englobam essas mudanças são a coceira, o crescimento, sangramento ou mudança de aparência, que envolve a aspereza e cor, e que podem representar um sinal de malignidade. Ao serem avaliadas, são levados em consideração alguns critérios de avaliação das pintas, como a assimetria – quanto mais assimétrica, mais preocupante -, as bordas irregulares, a existência de mais de uma cor na pinta, e a dimensão da lesão.

Histórico de queimaduras ocasionadas pelo sol

Outra coisa que muita gente não leva em consideração é que muitos dos danos de nossa pele são causados pelo sol que tomamos na infância. Então, se você não se protegia nos primeiros anos de vida, ou se tem históricos de queimaduras solares com surgimento de bolhas, procure ajuda de um dermatologista e faça uma avaliação.

 

Havendo qualquer dúvida em relação aos principais sinais, ou qualquer outra que envolva os riscos de câncer de pele, mande sua pergunta para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)