Perguntas e respostas

O uso do ácido hialurônico no rejuvenescimento

Woman applying facial cream on her face

Dentre as substâncias já presentes no organismo e que vão diminuindo com o passar do tempo está o ácido hialurônico. De forma geral, podemos dizer que ele atua como lubrificante e até absorve choques em partes móveis do corpo, como as articulações. O ácido hialurônico também está presente em nossa pele e ajuda a mantê-la lisa, bem hidratada e elástica.

Como dissemos, essa substância diminui ao longo do tempo, por isso é com o avanço da idade que começam a aparecer os primeiros sinais, como rugas, manchas e marcas na pele.

Assim, tal quais outras substâncias, existem tratamentos que fazem a reposição do ácido hialurônico no corpo e, dessa forma, ajudam a prevenir ou reverter o processo de envelhecimento e suas marcas.

Formas de uso do ácido hialurônico

Ele pode ser utilizado na forma de cremes tópicos, cápsulas ou injetados por um especialista.

O ácido hialurônico é principalmente indicado para suavizar marcas e rugas. Assim, ele pode ser aplicado no contorno da face, nos lábios (tanto no contorno, quanto no volume), nas olheiras, rugas, ou para dar volume ao tecido subcutâneo perdido com o passar dos anos.

Ele também é muito utilizado em preenchimentos, por ser reabsorvível e não apresentar relatos de hipersensibilidade.

Preenchimento com ácido hialurônico

Na forma injetável, ele deve sempre ser aplicado por um dermatologista ou cirurgião plástico. Na forma de gel, são feitas pequenas picadas no local a ser aplicado. Nesse caso, ele preenche rugas e linhas de expressão, ao redor dos olhos, cantos da boca e testa, além de dar volume aos lábios e corrigir olheiras e até marcas de acne. O resultado surge imediatamente e dura cerca de seis meses, até dois anos, dependendo de vários fatores, como o organismo da pessoa, a quantidade de rugas e a quantidade de gel.

Ácido hialurônico em creme

Já a versão creme é mais indicada para homens e mulheres após os 45 anos e promove grande hidratação da pele, conferindo aparência lisa e muito mais firme. Ele é comumente utilizado em media 4 vezes por semana, em todo o rosto, após uma limpeza de pele. Ele previne muito mais do que trata, mas também é indicado quando as rugas já existem, melhorando o aspecto da pele.

Cápsulas de ácido hialurônico

As cápsulas ou comprimidos ajudam a reparar os tecidos e a manter a elasticidade da pele, por isso têm um forte poder antienvelhecimento.

Em todas as formas de uso, o ácido hialurônico precisa do acompanhamento e indicação de um dermatologista e nessa não seria diferente: nessa versão, também é possível tratar problemas de olhos e ossos. Geralmente, são tomadas 1 vez ao dia e durante o tempo indicado pelo dermatologista.

 

Tem alguma dúvida sobre tratamento anti-idade e o uso do ácido hialurônico? Então, mande a sua pergunta para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder valdeth coqueiro Bernardino 4 de maio de 2017 at 01:33

    Ola gostaria de saber o preço da aplicação do ácido hialuronico no rosto para preenchimento de rugas.
    Desde ja agradeço.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 7 de maio de 2017 at 13:39

      Valdeth boa tarde! Peço que envie seu telefone pra que possamos entrar em contato esclarecendo suas dúvidas em relação a valores . Obrigada!

  • Responder celio Santana 3 de maio de 2017 at 23:33

    Gostaria de diminuir bochecha? Sdianta.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 6 de maio de 2017 at 23:55

      Sim, desde que o procedimento seja indicado e feito por um cirurgião plástico, pra que as chances de complicações sejam pequenas.

  • Responder Ivonete Campos Martineli Botelho 27 de março de 2017 at 20:11

    Boa noite,Minha filha de 17 anos sofreu um acidente e teve um hematoma no olho esquerdo ,toda a pálpebra inferior ficou muito roxa,passado um tempo sua pálpebra inferior ficou com um aspecto de olheira,bem escura. Oque ela pode fazer para melhorar ?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 28 de março de 2017 at 09:44

      Ivonete, não prescrevemos medicamentos ou tratamentos pelo site, ela deve se consultar com um dermatologista.