Perguntas e respostas

Dermatologista responde: o que faço para clarear as axilas?

img_lastminute_253750

Usar regata, blusas cavadas, ir à praia, levantar os braços. Apesar de serem situações normais, pode ser algo bem difícil para algumas pessoas e o motivo é mais comum do que se pensa: as manchas nas axilas. Grande parte das pessoas possuem as axilas escuras e a maioria atribui o fato ao uso de lâminas na hora da depilação. Porém, não são as laminas as únicas culpadas. Qualquer tipo de depilação que de alguma forma irrite a pele da região pode deixar a axila manchada, além de atritos no local, como o uso de algumas roupas, sobrepeso, entre outros.

A pele leva um certo tempo para se recuperar e se renovar,  por isso, a melhor forma de evitar o escurecimento das axilas é  tentando evitar, o máximo que puder, situações como as mencionadas acima.

Existe por aí muitas receitas caseiras e produtos que são popularmente recomendados, prometendo o clareamento da região. Será que eles realmente dão certo? Recebemos uma questão sobre isso e nossa dermatologista respondeu a essa e outras dúvidas. Confira!

Minha axila está um pouco escura, o que faço para clarear?

Dermatologista: Como essa área é muito sensível, cremes clareadores podem causar irritações no local. Por isso, consulte um dermatologista pra saber qual seria a melhor solução pra você.

Gostaria de saber se melasma no rosto tem cura. Há alguma dica caseira para clarear?

Dermatologista: Como o melasma é uma tendência da pele de algumas pessoas, costumo dizer que não há uma cura definitiva, e sim controle das manchas. Pra isso o protetor solar é obrigatório diariamente, devendo ser reaplicado a cada 4 horas, e podem ser usados também cremes à base de ácidos ou peelings, de acordo com a indicação da sua dermatologista. Tratamentos caseiros não funcionam, podendo piorar.

Manchas brancas, como resolver?

Dermatologista: Há vários tipos de manchas brancas sendo que cada uma possui uma causa diferente, por exemplo, micoses, manchas de sol, vitiligo, etc. Então, o ideal é você se consultar com um dermatologista pra saber qual seria a melhor opção no seu caso.

O que é bom para espinhas?

Dermatologista: O tratamento varia de pessoa pra pessoa, inclusive em mulheres as espinhas podem também ocorrer se houver alguma alteração hormonal, como acontece nos cistos de ovário por exemplo. Sendo assim, só uma avaliação detalhada com um dermatologista vai te dar a melhor solução.

Gostaria de saber quais as dicas dermatológicas para se ter um bom crescimento capilar?

Dermatologista: Alimentação saudável, espaçar ao máximo os intervalos entre tinturas, alisamentos e escovas progressivas, evitar utilizar os cabelos muito presos pra não quebrar os fios.

Tem alguma receita caseira para clarear manchas escuras da pele?

Dermatologista: Como já disse anteriormente em outros posts, não recomendo receitas caseiras para o clareamento de manchas, pois, além de não clarear, podem causar queimaduras na pele e piora das manchas.

 

E você, tem alguma dúvida sobre os cuidados com a pele, cabelos e unhas? Então, mande a sua pergunta para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Rayma 19 de abril de 2017 at 08:21

    Como fazer pra se livrar de odores na axila?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 20 de abril de 2017 at 23:05

      O uso de sabonetes anti-sépticos ajuda bastante, assim como higiene adequada. Se você transpira bastante, há medicamentos que ajudam a reduzir o suor, melhorando o odor também.

  • Responder Natali dá Silva Santos 25 de março de 2017 at 13:45

    Usei por 3 meses hidroquinona 4%,por orientação médica.Queria saber se esse período ,pode ter matado os melanócitos e não vai mais pigmentar a minha pele.Me ajudem,por favor.
    Obs:A médica que passou esse tratamento, não está mais na cidade

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 25 de março de 2017 at 23:46

      Olá Natali! A hidroquinona não mata melanócitos, ou seja, não altera a pigmentação normal da sua pele.