Perguntas e respostas

Dicas para não sofrer com coceiras e irritação da pele após a depilação

eyebrow-waxing

 A depilação é presente na vida de quase todas as mulheres. Até mesmo quem não tem o costume de depilar algumas áreas, acaba fazendo uso da depilação em outras. E o que se nota é a busca pelo método que mais dê resultados e que agrida menos a pele, de forma que não dê coceira ou qualquer outro tipo de irritação nos dias seguintes.

A agressão da pele na depilação, além de frequente, é ainda pior no verão, quando se diminui o intervalo entre uma depilação e outra, já que usamos com frequência roupas mais curtas, braços de fora e roupas de banho. Ainda assim, os cuidados valem para todas as épocas do ano.

Uma verdade: não existe um método menos agressivo que o outro, todos os tipos de depilação, de alguma forma, poderão agredir a pele.  Por isso, seja qual for o seu método preferido, alguns cuidados serão essenciais para que você não sofra com coceiras ou ardências depois.

O banho como aliado

Tome uma ducha quente ou morna antes do processo. O motivo é simples: a água ajuda a abrir os poros e facilitará na remoção dos pelos. Depois da depilação a ducha também é interessante, pois ajudará a remover alguns resíduos que por ventura possam ter ficado na pele.

O pós-depilatório é importante

Não adianta investir num bom produto depilatório e esquecer a pele depois disso. É preciso ter em mente que o pós-depilatório também faz parte do processo, afinal, a ideia é deixar a pele lisa, macia e saudável. Remover os pelos não basta. Se vale uma dica: não aplique qualquer tipo de produto, como cremes, óleos ou loções, que não sejam específicos para peles sensíveis, nesse momento. O uso desses produtos pode acabar prejudicando e até estimulando pelos encravado, além de causar possíveis manchas. Foque em produtos como a água termal ou ativos como o pantenol, por exemplo.

Hidratação

Quando falamos em hidratar a pele, não devemos pensar apenas em produtos: a água é a mais importante forma de hidratação e o que mais garante que a sua pele se mantenha saudável.

Filtro solar

Não se garanta no filtro solar para a hidratação da pele, ele não possui um poder de hidratação tão forte. Porém, ele ajuda na prevenção de manchas causadas pela exposição ao sol. Por isso, a dica é passar um hidratante primeiro, esperar que seja absorvido e depois usar o filtro solar por cima.

Em que sentido remover os pelos?

Muita gente ouve que puxar os pelos no sentido contrário ao nascimento é a garantia de que serão removidos. Mito! Seja com maquininha, cera, ou pinça, a ideia é depilar na direção em que os pelos nascem. Essa é a maneira mais fácil de removê-los e ainda garante que sua pele não sangre ou lesione de alguma forma.

Dica importante para aquela região que manteve os pelos após depilação: evite passar o produto várias vezes ou cutucar com a pinça. Essa “insistência” pode acabar manchando ou lesionando a pele.

 

Tem outras dúvidas sobre depilação e adoraria uma ajuda de nossa dermatologista? Então, envie a sua pergunta!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)