Perguntas e respostas

Você sabe o que são essas rugas que aparecem ao redor da boca?

Screen-Shot-2016-12-25-at-4.48.06-PM

Como já falamos tantas vezes, o envelhecimento do corpo e da pele, como consequência, são inevitáveis. O que podemos evitar, adiar ou minimizar, são os sinais mais marcantes desse envelhecimento, como as famosas rugas, marcas de expressão e manchas.

Uma das maiores queixas, especialmente entre as mulheres, nos consultórios, é das rugas periorais, aquelas que aparecem como riscos em torno da boca, também chamadas de “código de barras”.

Todos estão sujeitos ao seu aparecimento, mas, como mencionado, algumas atitudes podem adiar esse problema, como o uso diário do protetor solar no rosto e até o uso de alguns produtos anti-idade.

Como as rugas periorais aparecem?

Elas surgem por um conjunto de fatores: das ações musculares, até o envelhecimento e a exposição ao sol, entre outros motivos. Alguns fatores externos também impulsionam a sua formação, como o cigarro, por dois motivos: uso maior da musculatura da região ao fumar, e exposição maior aos radicais livres.

Algumas pessoas de pele clara também tendem a ter maior envelhecimento da pele,  assim como pessoas com problemas dentários.

Quais são as melhores formas de preveni-las?

Essa é fácil: o uso de protetor solar diariamente e se livrar do hábito de fumar. Essas são as duas maiores formas de prevenção das rugas, especialmente nessa região. Alguns ácidos e produtos para a pele também podem ajudar bastante para evitar essa situação. Recomendamos, nesse caso, que você converse com um dermatologista.

Se você já tem essas rugas, o que fazer?

Existem algumas formas de minimizar a aparência das rugas ao redor da boca:

-Toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico são dois ótimos tratamentos. A primeira promove o relaxamento da musculatura, e o segundo suaviza as linhas, uma vez que preenche os sulcos deixando-os menos aparentes.

– Peelings químicos, dermoabrasão e lasers estimulam o colágeno e melhorar a região da pele, mas têm resultados menos impactantes que a toxina botulínica e o preenchimento, citados acima.

Para entender qual tratamento responderá melhor ao seu caso e todas as medidas a serem tomadas, consulte seu dermatologista!

 

Ficou com alguma duvida sobre as rugas periorais? Gostaria de saber sobre qualquer outro tipo de tratamento dermatológico? Então, envie sua pergunta para o dermatologista!

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Fatima 4 de abril de 2017 at 22:25

    Tenho a pele seca por causa da menopausa. Sou muito branca e tenho muitas rugas em torno da boca. Qual filtro solar devo usar?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 5 de abril de 2017 at 13:00

      Fatima boa tarde, pra peles secas os protetores solares em creme são melhores, pois conferem hidratação além de proteger.