Dermatologista responde: qual é o melhor tratamento para espinhas vermelhas?

ab8395cad258673008799d96942ab145_XL

As espinhas mais inflamadas não são exclusividade da adolescência: muitos adultos ultrapassam essa fase e continuam tendo espinhas, dessa vez, por outros motivos.

Por ser um problema relativamente comum a muitas pessoas, grande parte não procura ajuda médica e acabam por se medicar em casa. As acnes de grau 2, como são chamadas essas espinhas mais vermelhas, podem ter diversas causas e só um exame ajudará na decisão do melhor tratamento para acabar de vez com o problema.

Recebemos perguntas sobre espinhas, além de outras questões dermatológicas. Confira!

Qual é  o tratamento para espinhas vermelhas?

Dermatologista: As espinhas vermelhas são as inflamadas, que chamamos de acne grau 2. Pra esse tipo de acne os tratamentos variam desce ácidos, compostos anti-inflamatórios em gel (como o Peróxido de de Benzoíla) até os antibióticos (tópicos ou orais). A escolha da melhor opção será feita pelo seu dermatologista após te examinar, de acordo com seu tipo de pele e quantidade de espinhas.

Passei pelo dermatologista há dois anos e ela me deu uma fórmula de ácido retinoico. Na época foi bom, mas, agora resolvi fazer novamente. Não me lembro se alternei com algum hidratante. Poderia usar a misturinha do Dr. Ivo Pitangui alternando?

Dermatologista: Como o ácido retinóico é um ativo que tem como efeito muito frequente irritar a pele e poder causar vermelhidão, a sugestão é não misturá-lo com outros produtos, a menos que sejam o mais neutros e hipoalergênicos possível.

Qual é o melhor tratamento para a pele madura? Retinol ou vitamina C?

Dermatologista: Como peles maduras necessitam de tratamentos mais intensos em geral, o Retinol é mais indicado. Mas isso vai depender do seu tipo de pele, e do que sua dermatologista vai achar melhor pra você após examiná-la.

Queria saber algo pra diminuir linhas de expressão

Dermatologista: A indicação do melhor produto vai depender de vários fatores como sua idade, seu tipo de pele, intensidade das linhas de expressão e outros. Isso porque há uma opção grande de tratamentos hoje em dia, que variam desde cremes, laser, toxina botulínica, preenchimentos até cirurgia plástica pros casos mais intensos. Então, o ideal é você se consultar com um dermatologista pra saber qual seria a melhor opção pra você.

Tem alguma dúvida e gostaria que ajudassemos a esclarecer? Então, mande sua pergunta para o dermatologista!

• Responder Raquel Barbosa de Holanda 11 de abril de 2017 at 16:49

Queria saber como acabar com minhas olheiras meus olhas fica muito fundo e todo preto ao redor

• Responder Pergunte Ao Dermatologista 16 de abril de 2017 at 22:22

Raquel, primeiro é necessário saber a causa das olheiras. Na maioria das vezes é o escurecimento da pele das pálpebras associado à falta de gordura na região, dando um aspecto cansado. Após essa avaliação, o dermatologista vai indicar a melhor opção de tratamento.