Perguntas e respostas

Como evitar ressecamento e rachaduras dos lábios

vi-sao-thoa-son-duong-moi-ngay-nhung-moi-van-kho-nut-3

Mal trocamos de estação e, em grande parte do Brasil, já estamos sentindo aquela leve mudança de tempo. Ainda estamos no Outono e o frio do inverno não deu as caras, ainda assim, já contamos com dias de temperaturas mais amenas e noites mais frias.

Antes que seja tarde, gostaríamos de lembrar um dos principais incômodos no inverno: o ressecamento e rachadura dos lábios! Esse ressecamento pode causar descamação e até pequenas feridas.

Com essas dicas, você poderá se preparar melhor para quando o frio chegar – lembrando que esses incômodos nos lábios não surgem apenas no alto inverno, bastando dias um pouco mais frios e tempos mais secos.

Mas por qual razão a pele dos lábios sofre tanto?

A pele dos lábios é mais fina que o restante e, além disso, não possui  glândulas sebáceas (que conferem a hidratação à pele), por isso são as que mais sofrem com o ressecamento. Além disso, essa região fica mais exposta o tempo todo, inclusive no frio, fica predisposta à desidratação.

Fatores que fazem o lábio rachar

Além do frio e da baixa umidade, existem alguns fatores que facilitam o ressecamento e rachadura nos lábios, como:

-Resfriados. Com o nariz entupido, passamos a respirar mais pela boca.

-Passar a língua nos lábios para umedecê-los. Esse tipo de medida, apesar de parecer aliviar e tirar o ressecamento momentaneamente, só faz piorar a situação. A saliva possui pH ácido que agride a pele fina da região.

-Sol. Como o Sol do inverno não costuma queimar tanto, acabamos nos esquecendo de nos proteger  ou tendo aquela falsa sensação de que ele não é forte e perigoso o suficiente.

O que fazer

É necessário proteger seus lábios para evitar esse incômodo.

Use hidratante labial, especialmente os compostos por Vitamina E, lanolina, pantenol e ceras vegetais. Dê preferência aos que tenha filtro solar.  Você pode usá-lo por baixo do batom também, podendo ser reaplicado sempre que sentir necessidade.

E por falar em batom, prefira também batons que possuam ceramidas, Vitamina E e A, Ceramidas, glicerina, pantenol, entre outros componentes que podem ajudar a hidratar os lábios.

O Gloss deixa seus lábios ainda mais ressecados, evite-os.

Para dormir, você pode usar um protetor labial ainda mais espesso e mais hidratante, como o Bepantol derma, por exemplo.

Lembrete especial

A água é nossa aliada em TUDO, inclusive nos processos de ressecamento labial. Não deixe de ingerir bastante água no inverno, ela faz parte de nosso processo de hidratação.

Outra coisa: se você já estiver com os lábios prejudicados, não puxe as pelinhas soltas e evite alimentos ácidos que podem piorar a irritação, como limão, abacaxi, etc.

Dicas para os lábios que já racharam e/ou estão ardendo

Compressa com camomila ajuda a diminuir a dor e inflamação.

Após a compressa, indicamos o uso de produtos noturnos que tratarão as rachaduras e até impedirão que novas apareçam.

Se com esses passos, se a  dor ou os machucados não desaparecerem, procure um dermatologista, ele poderá fazer o diagnóstico correto e impedir infecções.

Em casos mais específicos e com a indicação e acompanhamento de um dermatologista, é possível recorrer à hidratação com ácido hialurônico injetável, que estimula o colágeno da região.

 

Ficou com alguma dúvida sobre os cuidados com os lábios? Então, envie a sua pergunta ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)