Perguntas e respostas

Você tem pele oleosa? Então precisa saber sobre alguns mitos e verdades!

Lionesse-Skin-pH-Facts (1)

Quem tem pele oleosa sabe que precisa se privar de algumas coisas e tomar alguns cuidados para que a situação não seja agravada. Mesmo que essas informações sejam facilmente compartilhadas, cada pele tem a sua particularidade que precisa ser respeitada, principalmente no momento de tratar qualquer problema e ao realizar seus cuidados diários.

Entre essas informações sobre a pele oleosa, existem inúmeras verdades e mitos que você precisa conhecer!

Verdades sobre a pele oleosa

Ela possui maior tendência à acne

Esse tipo de pele possui uma hiperprodução de sebo pelas glândulas sebáceas. Por isso muitos cuidados devem ser tomados para não estimular o surgimento de espinhas. O corte de cabelo em franja, por exemplo. O abafamento da pele na região da testa e o contato com o cabelo (que pode estar com outros produtos) pode estimular o aparecimento das acnes.

Quem tem pele oleosa também tem cabelo oleoso

As glândulas produtora de sebo que citamos logo acima existem em várias partes do corpo, como as costas, o rosto e também o couro cabeludo, por exemplo. Ou seja, essa hiperprodução que torna a pele oleosa ocorre de forma generalizada.

Alguns alimentos em excesso podem causar acne

Alguns alimentos que estimulam a produção de insulina pelo corpo, quando em conjunto com outros hormônios, podem causar aumento na produção de sebo e, por essa razão, o surgimento das acnes. Nesse grupo de alimentos podemos considerar aqueles que são muito gordurosos e com alto teor de glicose.

Pele oleosa apresenta menos rugas

Essa é uma meia verdade. Por ser oleosa, a pele nessa condição possui uma camada lipidica mais espessa. Isso faz com que ela proteja melhor a pele e impeça a perda de água através da barreira cutânea. Por isso, em pessoas com esse tipo de pele, as rugas podem demorar um pouco mais a aparecerem. Porém, consideramos essa uma meia verdade porque não é apenas a perda de água a responsável pelo envelhecimento, havendo também outros fatores.

Mitos sobre a pele oleosa

Por ser oleosa, ela não precisa de hidratação.

Ela precisa sim, porém deve-se usar produtos específicos e somente nas áreas mais ressecadas como bochechas e contorno dos olhos.

É necessário lavar várias vezes o rosto para combater a oleosidade

Não é a quantidade de vezes que você lava o rosto que irá impedir sua pele de ser oleosa ou não. Não exagere na quantidade de lavagens, afinal, é o tipo de produto com que você o lava que fará a diferença. Nesses casos, use produtos adstringentes ou seborregulares, que removem o excesso de gordura. O ideal é lavar o rosto de manhã e à noite.

Protetor solar deixa a pele mais oleosa.

Existem diversos tipos de filtros solares atualmente e muitos também tratam a oleosidade, enquanto protegem da luz solar. As melhores opções são os géis, loções oil free e toque seco. Quem tem pele oleosa deve evitar os protetores solares cremosos pois podem piorar o quadro. Sua dermatologista pode indicar o melhor produto para a sua pele.

 

Tem algo que você já ouviu a respeito da pele oleosa e os cuidados que devemos ter, e você gostaria de saber se é verdade ou mito? Envie para o dermatologista e ele responderá!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)