Perguntas e respostas

Joelhos e cotovelos: como cuidar do ressecamento dessas regiões?

hidratante-barato-inverno-01

A hidratação do corpo deve fazer parte da rotina diária de todas as pessoas. Porém, devemos disponibilizar uma atenção maior para áreas que são ainda mais suscetíveis ao ressecamento, como joelhos e cotovelos, por exemplo.

O ressecamento dessas áreas dá um aspecto envelhecido, além de enrugado e descamado. Mas, por qual motivo joelhos e cotovelos ressecam tanto, como deve ser a rotina diárias de cuidados e o que fazer para tratar esse aspecto na pele?

Por que joelhos e cotovelos exigem atenção especial

Primeiro, precisamos entender os motivos que o levam a essa situação. Além dessas regiões estarem mais expostas aos efeitos externos, como atritos, o frio, o banho quente, entre outros, essas áreas também são mais elásticas, justamente por serem em regiões que flexionamos o tempo todo. Por causa dessa característica, os tecidos, nessa região, são naturalmente mais rígidos e não produzem glândulas sebáceas suficientes para hidratar a pele, assim como acontece nas demais partes do corpo.

Quais são as características de ressecamento?

Muita gente percebe que essas regiões são mais escuras. Porém, quando estão muito ressecadas, a pele apresente uma coloração mais branca, além de leve descamação.

Os joelhos ficam mais escurecidos por diversos fatores, como a exposição solar, os atritos do dia a dia, o uso de roupas justas, entre outros. Já os cotovelos, sofrem com a falta de hidratação local.

Uma dica muito importante: se além de tudo, você notar que essa região apresenta descamação ou vermelhidão, procure um dermatologista. Além de ser um incomodo tanto físico, quanto estético, esse quadro pode ser um sinal de alergia ou até mesmo uma possível psoríase.

Dicas para cuidar da pele já ressecada nessas regiões

Não é tão difícil fazer isso, o que você precisa é dedicar mais atenção a essas áreas. Durante o banho, o ideal é usar um esfoliante nos joelhos e cotovelos, sem usar muita força e sem repetir o procedimento muitas vezes seguidas – o ideal é que seja feito uma ou duas vezes por semana.

Você também pode aproveitar o banho para massagear essas áreas, incluindo os calcanhares, com a ajuda de um creme.

Após o banho, a hidratação deve ser lembrada e, se possível, com cremes à base de acido salicílico e ureia, que penetram melhor na pele e, por isso, pode, apresentar melhores resultados. Antes de dormir, aplique novamente.

Se seus joelhos e cotovelos aparentam um ressecamento ou escurecimento acima do normal, você pode recorrer a outros tipos de tratamento, como ácidos e peelings, que podem clarear, afinar e tratar a pele da região. Para isso, procure um dermatologista e siga suas recomendações.

Evite o ressecamento da pele nesses locais

Prevenir, em toda situação, é sempre o melhor caminho, e você também pode evitar o ressecamento dessas regiões com alguns passos muito simples.

O primeiro cuidado é tentar evitar ao máximo apoiar seus cotovelos em qualquer lugar. Algumas situações são inevitáveis e, em alguns casos, o trabalho também exige isso. Se possível, cubra sempre seus cotovelos com mangas, ou qualquer outra proteção.

O uso de hidratantes locais, como dissemos anteriormente, é essencial, mesmo quando a pele não apresenta nenhum ressecamento. É ele que evitará qualquer problema. Na hora do banho, você pode aproveitar para massagear e esfoliar a pele. Evite a água muito quente e seque-se bem após o banho

Finalize seus cuidados com o hidratante na região e utilize-o sempre em movimentos circulares, para facilitar a penetração do produto.

 

Gostou das dicas? Experimente tentar em casa, seguindo cada passo. Se, ainda assim o seu problema não for resolvido, procure um dermatologista e explique a sua situação.

 

Tem mais alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos? Então, mande sua pergunta para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)