Perguntas e respostas

Maquiagens e aplicadores: muito cuidado com as possíveis contaminações!

We-start-work-really-early-morning-so-Im-usually-half

As maquiagens são presença garantida no nécessaire da maioria das mulheres. Até quem não tem muito o hábito de se maquiar acaba carregando ao menos um cosmético que goste, como um batom, corretivos, ou aquele rímel favorito. O fato é que esses produtos, em sua maioria, são caros, e muita gente tem o costume de economizar ao usar, para que durem bastante. Mas, você tem o hábito de checar a validade desses produtos antes de usá-los por tanto tempo? E armazenar adequadamente?

Um detalhe que todo mundo precisa saber: o processo de contaminação de uma maquiagem vencida ou mal armazenada pode não ser visível, pois quando é recente isso não altera sua cor, ou qualquer outro aspecto.

O grande risco de utilizá-las

As maquiagens nessas condições podem oxidar e sofrer alteração do pH, o que pode acabar queimando o local onde ela é aplicada. Além disso, ela também pode causar uma contaminação bacteriana, causando alergias, acnes, dermatites e, em alguns casos, problemas de pele ainda mais graves.

A aplicação das maquiagens em diferentes partes do rosto

Imagine o que uma maquiagem com essas características e grau de contaminação podem causar aos olhos, quando aplicadas?

Recebemos muitos pacientes que se queixam de problemas nos olhos e muitas vezes o problema está na maquiagem. Essa região sofre muito mais com produtos vencidos porque são mais desprotegios, diferentemente de nossa pele, que tem um sistema de defesa conra bactérias, dificultando um pouco mais certos problemas. Nesses casos, o uso de maquiagens vencidas na região dos olhos podem causar alguns problemas, como a conjuntivite bacteriana, os inflamações como o terçol, entre outros problemas causados pela hipersensibilidade.

Já nos lábios, há algumas regiões mais finas e delicadas. Esses produtos, quando em contato com essas áreas, podem causar infecções por fungos, irritações outras agressões.

Cuidados com suas maquiagens, durante o período de validade

Comprou uma maquiagem nova? A primeira dica é reparar em sua data de validade, anotar em uma etiqueta e colar junto ao produto. Dessa forma, se você jogar a embalagem fora ou ela simplesmente se apagar do produto, você saberá quando já não é  valida mais.

Outra coisa: guarde suas maquiagens em locais secos. Exatamente, evite o banheiro! A umidade é uma das piores vilãs contra os produtos.

Não compre em excesso. Sabe aquele “estoque” que você compra? Compre apenas o que vai realmente usar, assim você utiliza o produto até seu fim!

E uma dica mega importante: lave bem os pinceis e aplicadores! O ideal é que sejam lavados a cada 2  semana, mais ou menos. E além de lavá-los, seque-os também – Sim, muitas vezes são eles que contaminam as maquiagens!

shutterstock529397326

Sobre a validade das maquiagens

Cada produto é um produto, fique sempre atento aos seus, mas é bom saber qual o tempo médio de duração das maquiagens de forma geral. Principalmente porque, como dissemos anteriormente, eles nem sempre apresentam modificações de cores, textura, e outros aspectos, então isso pode passar batido. Faça uma reflexão: quanto tempo faz que você tem cada um dos itens abaixo? Se for mais do que o tempo ideal, dê uma olhadinha na embalagem pra ver se ele não venceu!

Rimel – dura aproximadamente 3 meses

Base – em média 6 meses

Corretivo – 8 meses

Pós, sombras, batons, blushs, lápis, tônicos, filtro solar – de 12 a 24 meses.

 

Gostou das dicas? Tem algo que queria saber sobre o uso de maquiagens ou suspeita de algum problema de pele pelo uso de maquiagem? Envie a sua pergunta para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Vitória 24 de abril de 2017 at 18:38

    Olá. Gostaria de saber se posso utilizar algo em meu rosto para amenizar as sardas que tenho. Tenho poucas, mas gostaria de retirá-las. Ha algum tipo de creme que posso passar para que sumam? Obrigada.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 25 de abril de 2017 at 11:41

      Há sim, mas vai depender do tipo e da quantidade de manchas. Então recomendo se consultar com um dermatologista pra ser orientada corretamente.