Perguntas e respostas

Você sabe quais são os cuidados especiais com a pele negra?

Smooth skin puts a smile on her face

Cada tipo de pele apresenta suas características, por essa razão, os cuidados devem ser individuais, e com a pele negra não seria diferente! Apesar de apresentar um alto nível de melanina e colágeno, que deixam a pele muito mais resistente ao sol e envelhecimento, há algumas reclamações mais constantes em torna da pele negra, como a oleosidade e manchas mais escuras no rosto, além do ressecamento no corpo também.

Assim como acontece em outros casos, há vários mitos quando o assunto é o cuidado com a pele negra. Ou seja, há cuidados que ajudam a deixar a pele mais saudável, enquanto outros podem não estar fazendo diferença. É hora de alinhar tudo isso e saber o que realmente vale a pena e o que pode ser descartado!

Pontos a serem observados na pele negra

Apesar de mais resistentes ao tempo, por conta da melanina e colágeno, a hiperpigmentação pode acabar acarretando um problema: as manchas! Já o alto nível de colágeno pode ocasionar mais queloides.

Não necessariamente toda pele negra é oleosa, mas como a secreção das glândulas sudoríparas é maior nesse tipo de pele, ela pode se tornar mais oleosa e favorecer o aparecimento de acnes.

Como prevenir ou cuidar das manchas?

Quando passa por um processo inflamatório ou qualquer outro que envolve cicatrização, a pele negra pode acabar com manchas. Isso acontece porque durante a cicatrização a melanina é ativada.

A melhor forma de evitar manchas na pele negra, é através da prevenção, ou seja, evitar ao máximo situações que precisem de cicatrização, que envolvem alterações cutâneas (acnes, processos inflamatórios, entre outros).

Se você já tiver espinhas, é bom fazer uso de clareadores ou antiacne como aliados. O uso do protetor solar também é um grande aliado, além de produtos compostos por Vitamina C, por exemplo.

Outra dica importante é cuidar bem da pele após a depilação, seja com lâminas, cera, ou qualquer outro meio, pois é quando a pele está mais sensível e desprotegida contra agressões, inclusive pelos encravados. Nesses casos, também é importante utilizar um sabonete esfoliante.

Dicas para os cuidados com a pele negra

– O ressecamento da pele do corpo pode favorecer o aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele. Por isso, a hidratação é primordial. E é bom lembrar que banhos longos ou muito quentes também favorecem o ressecamento cutâneo.

– Tratamentos cosméticos e cirúrgicos podem favorecer o aparecimento de manchas, por isso, tome muito cuidado antes de realizar um procedimento dermatológico.

– Peelings devem ser feitos com muita cautela, apenas superficialmente ou com frequências baixas.

– Mesmo mais protegidas contra a exposição solar, o filtro é indispensável na pele negra!

– Para combater os poros mais dilatados, sendo essa pele mais oleosa, o ideal é a máscara de argila verde.

– No hidratante, para aumentar o poder de hidratação, você pode acrescentar uma colher de óleo de côco, passar o local mais ressecado, e envolver em um filme plástico por 1 hora aproximadamente.

– Prefira o uso de antritranspirante com a função hidratante.

 

E você, tem alguma outra dúvida sobre os cuidados com a pele negra? Então, pergunte ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Elaine 17 de maio de 2017 at 21:54

    Olá..gostaria de saber qual protetor ideal p usar meu rosto mancha mto facil cm o sol tenho pele clara ..as manchas sao marrom ..obrigada

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 22 de maio de 2017 at 12:29

      Elaine, o ideal é pelo menos um Fps 30, que seja reaplicado a cada 4 horas. Lembrando que se você tiver a pele oleosa deve optar por um produto que tenha toque seco pra não ter espinhas.