Perguntas e respostas

Dermatologista responde: porque sinto tanta coceira?

Urticaria-F

Você costuma sentir coceiras, sem muitas causas aparentes? Às vezes elas assumem intensidade incontrolável, outras vezes passam rapidamente. Essas coceiras podem ter causas psicológicas, mas muitas vezes podem alertar sobre outros problemas.
Além dos braços, as pernas costumam ser um dos locais mais afetados por essas coceiras. Recebemos uma pergunta sobre coceira contante nas pernas, entre outras dúvidas dermatológicas, que respondemos logo abaixo:

Porque sinto tanta coceira nas pernas?
Dermatologista: As causas pra coceira nas pernas são muitas. Ressecamento da pele (pois essa região é naturalmente mais seca que as outras), alergias, dermatites, hábito de usar bucha durante o banho e também sabonetes antibacterianos. Enfim, como as causas são variadas, só uma consulta com dermatologista pode resolver.
Tenho muita manchas pretas nos braços e costas. Gostaria de saber o que poderia ser?
Dermatologista: Muito provavelmente são manchas que ocorrem após inflamações, machucados , picadas de inseto e até espinhas. Pra saber mais detalhes e tratamento, você deve se consultar com um dermatologista.
O que posso fazer pra evitar a queda de cabelo? Estou apavorada, meu cabelo esta caindo demais.
Dermatologista: Há várias causas pra queda de cabelos sendo as principais e mais frequentes : menopausa, excesso de química (principalmente alisamentos e progressivas), alterações da tireóide, anemia, pós parto/cirurgias/internações, e outras! Pro tratamento ter resultados o mais importante é fazer uma investigação pra descobrir a causa, e assim tratá-la diretamente.
Gostaria de saber se posso usar bepantol em caso de dermatite atopica e qual é a melhor forma de usar?
Dermatologista: Pode sim, inclusive ele é um grande aliado no tratamento e prevenção, principalmente nas áreas mais ressecadas e com fissuras. O seu uso é livre, podendo ser aplicado sempre que você achar necessário, inclusive nos lábios.

 

Tenho psoríase , posso fazer tratamento pra melasma?​
Dermatologista: Pode, mas com acompanhamento médico. Os medicamentos que tratam o melasma causam irritações na pele, que podem piorar a psoríase.

 

Você também tem alguma dúvida dermatológica? Então, pergunte ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)