Perguntas e respostas

O secador de cabelo pode ser um vilão também para a pele!

201611-orig-habits-look-older-949x534

Seja diário ou não, a maioria das mulheres faz uso do secador com muita frequência.

Que ele faz mal aos cabelos quando usado de forma excessiva, todo mundo já sabia. Ao usá-lo é necessário um produto que faça a proteção térmica dos fios, evitando assim que eles quebrem, ressequem, ou fiquem danificados de alguma forma.

Mas, o que muita gente ainda não sabe é que o secador danifica também a pele. Isso mesmo! Se os nossos fios precisam de proteção para aguentar o calor do secador, por qual motivo seria diferente com a nossa pele?

O calor é o grande responsável

Não só o secador, mas chapinhas, babyliss e outros utensílios que têm seus efeitos através do calor, são nocivos. Tudo isso acontece por causa da radiação infravermelha emitida pelos aparelhos, que penetram nas camadas mais profundas da pele. Isso faz com que sejam produzidos radicais livres, prejudicando a produção de colágeno, além de contribuir para a hiperpigmentação da pele, sem que seja percebido a princípio.

Como só são percebidos ao longo do tempo, não é de conhecimento de todos. A longa exposição ao calor desses utensílios podem causar danos à pele, como o envelhecimento e o aparecimento de manchas.

Quando nossa pele está pouco hidratada, especialmente no frio, esse problema pode se agravar ainda mais, pois o ar quente pode ser ainda mais prejudicial nessas condições.

O que fazer então?

A ideia, a principio, é evitar o uso de secadores todos os dias, pela saúde dos seus cabelos e pela saúde de sua pele.  Também é preciso afastar um pouco mais o secador do couro cabeludo e do rosto e, sempre que possível, preferir o jato frio.

Outra coisa a ser feita, é reduzir os efeitos desses equipamentos com antioxidantes e protetores. Eles são essenciais para a proteção da pele e reduzem os efeitos da radiação infravermelha, estimulando a produção de colágeno. É claro que, para isso, tudo deve ser feito com o acompanhamento e a indicação de um dermatologista.

Dessa forma, listamos abaixo um passo a passo importante:

– Use filtro solar sempre, todos os dias, mesmo em dias nublados, mesmo quando você estiver dentro de casa. Qualquer forma de luz e calor pode prejudicar nossa pele.

– Consuma mais alimentos antioxidantes.

– O colágeno, como bem dissemos, é super importante para a pele e garante energia e revitalização. Por isso, procure por produtos que façam essa reposição, indicados por seu dermatologista.

– Utilize produtos de renovação celular, para clareamento das possíveis manchas a aparecerem em sua pele.

E você, já passou por algum problema com o uso excessivo do secador ou apresentou alguma das características citadas? Conte-nos e, caso tenha alguma dúvida, mande sua pergunta para a dermatologista!

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)