Perguntas e respostas

Desodorantes ou antitranspirantes: o que é melhor para a sua pele?

4326

Você com certeza já se fez essa pergunta em algum momento. Qual dos dois você deve usar?

Responda mentalmente: qual você usa hoje em dia? Será que você sabe dizer e presta atenção a esses detalhes na hora de comprar?

Primeiro, devemos levar em conta os nomes de cada um para entender suas diferenças. Um suaviza os odores, o outro evita a transpiração, mantendo suas axilas relativamente secas.

O que é e para que serve o desodorante?

Ele tem função antibactericida. Isso significa que ele mata as bactérias que causam mau cheiro ao entrar em contato com o suor. Esse tipo de produto contém fragrâncias diversas, que deixam um aroma bem agradável na região.

O que é e para que serve o antitranspirante?

Como bem diz o nome, sua função é evitar o excesso de suor, bloqueando as glândulas sudoríparas através dos sais de alumínio, seu principal componente, que inibem a transpiração. Como ele evita o suor, também pode, como consequência, evitar o mau cheiro.

Há também os desodorantes antiperspirantes, que além de bactericida também impedem a transpiração.

Qual escolher?

Se você quer saber qual costumeiramente tem a maior duração, em geral é o antitranspirante. Porém, sua alta concentração química pode fazer com que se desequilibre a produção do suor.

Para peles sensíveis, são mais aconselháveis o uso de desodorantes suaves e livres e fragrâncias e perfumes, por exemplo.

De maneira geral, alguns produtos acabam unindo os dois efeitos, por isso, o desodorante ainda é o mais indicado por não ser tão prejudicial.

Roll-on – Sua aplicação acumula bactérias, por isso é importante utiliza-lo sempre que a pele estiver higienizada e não compartilhá-lo.  Entre os desodorantes é o de maior duração (entre 8 e 12 horas)

Spray – Não indicado para peles sensíveis, porque geralmente causa irritação (contem álcool). É rapidamente absorvido e não provoca manchas nas roupas.

Cremes – são os menos agressivos, mas demoram a ser absorvidos, o que pode facilitar as manchas nas roupas, ao contrário do spray.

Duração 24/48 horas – São os antitranspirantes. O problema é que possuem muito alumínio em sua composição, o que pode causar irritação na pele e até mesmo manchas.

Dicas de higiene para potencializar os efeitos de seu desodorante

– Use sabonetes antissépticos para matar bactérias causadoras de mau cheiro. Deixe a espuma agindo por um tempo.

– Enxugue bem as axilas, pois a umidade também favorece a proliferação de bactérias.

– Prefira usar roupas de algodão

– Cada caso é um caso, por isso, reaplique o produto se precisar ao longo do dia.

– Dê um respiro para a região a noite. Após a higienização, evite aplicar o produto.

– Se você perceber que o seu desodorante habitual já não vem fazendo efeito, pode ser que as bactérias tenham se tornado imunes a ele. Por isso, o ideal é trocar de desodorante a cada 3 meses!

 

Gostou das dicas? Se ficou alguma dúvida, pode enviar sua pergunta a dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Adilene 5 de junho de 2017 at 08:36

    Olá Dr. minha axila tem odor Muito forte, já usei até um produto importado, até que melhorou mas não resolveu.Ja fiz depilacao a elazer.existe
    cirurgia para esse problema?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 7 de junho de 2017 at 22:36

      Sim Adilene, usando produtos que reduzem a transpiração recrutador por dermatologistas e também sabonetes anti-sépticos. A depilação do local e o uso de roupas de algodão também são importantes.