Perguntas e respostas

Você sabe reconhecer quando seus poros estão abertos?

168604-confira-as-dicas-e-saiba-como-fazer-uma-opengraph_1200-4

Os poros são como aberturas na pele por onde saem as secreções das glândulas sebáceas e também os pêlos. Em nossos rostos existem, aproximadamente, 300 mil poros.

Quando alguma área do rosto atinge um maior nível de oleosidade, em especial a testa, nariz e queixo – a famosa zona T – esses poros tendem a dilatar. Isso mesmo, são esses “furinhos na pele” os poros dilatados!

Além da genética – como as peles mais oleosas, por exemplo – o envelhecimento, a flacidez e aos danos acumulados pela radiação solar também são fatores que enfraquecem as paredes dos poros, ajudando na dilatação.

Quais são as consequências dos poros dilatados?

Eles não costumam apresentar grandes riscos à saúde, mas seu aspecto incomoda muito quem os tem. A mistura de sebo com as células mortas que saem dos poros podem proteger sua pele, mas, quando o poro está obstruído, pode acabar resultando em acne, que nada mais é que a dilatação e inflamação do poro.

Como se prevenir desse quadro?

Os cuidados mais básicos e essenciais são suficientes para cuidar da sua pele e evitar a dilatação de seus poros.

Usar protetor solar diariamente é o primeiro de todos os cuidados, sempre, lembrando que deve ser específico pra peles oleosas pra não piorar mais a obstrução dos poros! Outro ponto muito importante é a higienização, utilizando produtos adstringentes e seborregulares (que controlam a produção de sebo ao longo do dia).

A esfoliação também ajuda a manter os poros menos aparentes e impede o acúmulo de impurezas no local. Também é importante sempre limpar bem o rosto antes de dormir, principalmente se estiver usando maquiagem.

Dicas:

Se você tem poros muito abertos, o ideal é que use maquiagens com “efeito matte “ou oil free. As maquiagens em pó podem obstruir os poros, já que conseguem penetrar de forma mais profunda na pele. Outra coisa muito importante: ao remover a maquiagem, muita gente costuma lavar o rosto primeiro e depois remover o restante com o demaquilante. Faça o contrário. Use primeiro o demaquilante, que vai limpar a pele mais profundamente, e depois com a água, assim você não precisa ficar esfregando o rosto – o que também provoca o aumento da oleosidade.

Há um tratamento definitivo?

Não há como curar o problema de forma definitiva , mas dá pra minimizar bem os efeitos dos poros dilatados com tratamentos e até maquiagens. A reversão acontece de forma parcial, mas melhora muito a qualidade e aparência da pele.

Se o problema já existir, procure um dermatologista

Como dissemos anteriormente, dá pra conviver com o problema, amenizando o aspecto da pele, através de cuidados básicos. Mesmo assim, existem diversos tipos de tratamentos que podem ser eficazes e o seu dermatologista saberá indicar o mais efetivo para o seu caso.

– Limpeza de pele pode ser uma grande aliada, pois remove os cravos melhorando aquele aspecto dos “ pontinhos pretos” principalmente no nariz.

– O uso diário de ácidos ( como o retinóico) além de clarear manchas reduz também a oleosidade e os poros pois leva ao “encolhimento “ das glândulas sebáceas .

– Peeling químicos também podem ajudar muito na aparência dos poros.

– Tratamentos a laser, pois estimulam a produção de colágeno ajudando no fechamento dos poros.

 

Tem alguma dúvida sobre os cuidados com poros abertos? Pode mandar a sua dúvida para o dermatologista!

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)