Perguntas e respostas

Dermatologista responde: o que são as manchas e riscos brancos que tenho em cima da unha?

tratamientos-naturales-para-unas-1-1600x800

Nem todo mundo dá a devida atenção às suas unhas, mas, por vezes, elas podem ajudar a identificar outros problemas. Mas, além disso, elas possuem problemas próprios. Quem nunca teve uma mancha, um relevo, ou algo parecido em cima da unha e nunca entendeu porque ela não nasce normalmente?

Acontece que a unha é produzida pela matriz, que é como se fosse a parte viva da unha. Quando você sofre algum trauma, como uma topada, batida, machucado, ou qualquer coisa que afete a unha, na verdade ela afeta a matriz da unha. Nesse caso, pode haver fibroses, que são cicatrizes que impedem a crescimento normal da unha, resultando em descolamento da unha, manchas brancas, riscos, entre outras marcas.

Nessa semana, recebemos uma pergunta sobre unhas e outras questões. Respondemos a todas aqui, mas, se você identificar e tiver alguma outra dúvida, envie-nos!

Tenho uma dúvida sobre unhas. Já disseram para procurar um dermatologista. Eu tenho tipo um trauma em uma única unha, que sempre quebra no meio, por cima da unha. Dá para enxergar um riscadinho branco que vem desde a raiz da unha. Tem tratamento para isso? Para minha unha voltar ao normal, pois esta assim há quase 2 anos.

Dermatologista: Depende. Se você já teve algum machucado nessa unha, as chances dela se recuperar são pequenas pois pode ter ocorrido alguma alteração na raiz, que faz com que ela cresça com esses riscos.

Qual é o melhor para tratar melasma?

Dermatologista: A melhor opção de tratamento varia de pessoa pra pessoa. Isso porque depende do tipo de pele, de há quanto tempo que as manchas surgiram, e também se já foi feito algum tratamento prévio ou não. Baseado nisso, o dermatologista pode decidir entre cremes, peelings ou laser, podendo até combinar essas opções.

‎Há um ano tirei a cutícula de um dedo da minha mão. Uns dias depois o dedo começou inchar, dar pus e a unha começou trincar sozinha. Eu fui espremendo o pus em casa (não tomei nenhum remédio). Dias depois eu cortei o pedaço da unha que estava quebrando, ela cresceu normalmente com o tempo só que mesmo depois de um ano, a cutícula não cresceu. O que pode estar acontecendo?

Dermatologista: John, talvez a inflamação tenha causado algum machucado da matriz (raiz da unha) tanto unha como cutícula podem ter alterações. Então o ideal é se consultar com um dermatologista pra ter seu dedo examinado.

Quero saber se tem algum produto que possa me indicar para melasma?

Dermatologista: infelizmente não podemos  indicar  medicamentos pelo site, e no caso do melasma , como há várias opções de tratamento desde cremes até laser, o indicado é ser avaliada por um dermatologista pra saber qual é a opção mais indicada pra você.

 

Quer tirar suas dúvidas dermatológicas também? Então, pergunte ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)