Perguntas e respostas

Você tem o costume de lixar os pés? Afinal, pode ou não?

fcac89164b050fcb28f32fc93c5bb499

Assim como joelhos e cotovelos, como falamos em um post anterior, a pele dos calcanhares também sofrem bastante com o ressecamento.

Nessa região, o problema é até um pouco pior, já que além do atrito por sustentar o peso de nosso corpo, ele vive em contato com sapatos e, além disso, também em contato com o chão, seja porque andamos descalços, ou porque usamos sandálias abertas. Esse atrito gera o ressecamento, que, pelo local, acaba alcançando um nível maior que outras regiões da pele. Dessa forma, além de ressecada, a pele da região ganha um aspecto de lixa e pode até rachar.

Afinal, pode lixar ou não?

Para se livrar dos problemas que citamos, muitas pessoas recorrem às lixas. A ideia é amolecer e alisar a pele da região, removendo, mesmo que temporariamente, as rachaduras. Mas, será que isso funciona?

Inicialmente, sim. A pele fica bem mais lisa a macia ao toque, o que dá a impressão de problema resolvido. Porém, ao longo dos dias, a sua pela dará a resposta definitiva.

Acontece que, ao lixar a pele da região, seu organismo entende que você está retirando uma proteção. Então, como resposta, ele produz uma camada ainda mais espessa de pele. Ou seja, apesar de aparentar ser uma solução, com o tempo o procedimento só agravará o problema.

Então, qual é a melhor solução?

A princípio, a ideia é sempre procurar ajuda de quem entende e pode diagnosticar a razão do ressecamento da área, já que as causas podem ir de fatores genéticos e doenças de pele, além de problemas vasculares. Além disso, em alguns casos mais complicados, as rachaduras podem até sangrar ou doer muito. Por isso, o dermatologista deve ser seu primeiro aliado!

Quando o caso de ressecamento e rachaduras nos pés é mais simples, você pode acentuar a hidratação em casa, já que é isso que essa área precisa muito.

Outra solução é apostar nos esfoliantes, que além de ajudar na renovação da pele, também podem hidratar.

Outras três dicas muito importantes:

– Use sempre galochas para limpar ou lavar a casa. Os produtos químicos em contato com os pés podem aumentar a irritação e o ressecamento.

– Seque bem os pés – especialmente após o banho, assim evitará os fungos que causam descamações.

– Durma com hidratantes nos pés, já que hidrata-los durante o dia é super difícil. Para potencializar, use algo para envolver os pés com o hidratante, como plástico filme ou meias de algodão.

 

Gostou das dicas? Se ainda restar alguma dúvida, pode mandar sua pergunta para o dermatologista!

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)