Perguntas e respostas

Tudo o que você precisa saber para escolher o shampoo correto para o seu cabelo

shutterstock_511301713

Quem já não passou por momentos de insatisfação com cabelo, não é mesmo? Muitas vezes as pessoas passam a procurar a solução em diversos métodos, dos mais variados, quando o primeiro passo para os cuidados com o cabelos começa com o mais básico – sim, a lavagem.

Bom, primeiro é importante ter em mente que o couro cabeludo, assim como a pele do rosto ou de qualquer parte do corpo, é pele. Por isso, assim como destinamos cuidados à pele de outras regiões, devemos também ao couro cabeludo. Pensando nisso, a pergunta: você sabe como deve escolher seu shampoo e a maneira certa de lavar seus cabelos?

Eles podem ajudar muito na saúde de seu couro cabeludo, assim como podem prejudicar seus cabelos se, de repente, você escolher o errado.

O que é mito sobre o shampoo?

– Esfregar os fios. Exatamente, não é necessário. Os fios nada mais são que a parte “morta” da sua cabeça. Quem deve ser lavado é o couro cabeludo, a parte realmente viva e que merece toda atenção. É a partir do couro cabeludo que seus fios receberão todos os nutrientes necessários.

– A função do shampoo não é apenas lavar. Ele também precisa tratar e hidratar os cabelos.

– O shampoo antir-resíduos não só fazem uma limpeza profunda nos fios, como também eliminam algumas propriedades do cabelo, por isso, deve-se tomar muito cuidado com esse ponto, especialmente porque ele pode ficar fraco, opaco e quebradiço.

Como você escolhe o melhor shampoo para o seu tipo de cabelo?

Prefira, primeiramente, os não tão agressivos. Saiba também a reputação da empresa que produz o shampoo e se ela utiliza ativos naturais em suas formulações.  Além disso, tem mais uma coisa a se levar em conta: não basta ter uma boa qualidade, você precisa comprar o shampoo correto respeitando o seu tipo de cabelo.

Assim como muita gente já sabe, o shampoo com sal não é a melhor opção. O cloreto de sódio não é o responsável pela limpeza do cabelo, e sim o lauril. Esse último não faz espuma e, por essa razão, o sal é acrescentado à fórmula.

Para cabelos ressecados, use shampoos umectantes, com propriedades nutritivas e hidratantes. Prefira os que contêm alguns desses compostos: glicerina, ceramidas, pantenol, soja, aloe vera, algas marinhas, gergelim, macadâmia e damasco, entre outros.

Se ele for oleoso, você precisa de shampoos que contenham substâncias secativas e que desengordurem o cabelo. Nessa, você pode optar por compostos como argila, alecrim, jojoba, Vitamina C, jaborandi, mentol, entre outros.

Como nutrir enquanto lava? Se o seu cabelo for seco, ele precisará repor lipídeos. Você encontrará isso no abacate, manteiga de karité, calêndula, óleo de uva, entre outros compostos que existem nos shampoos.

Sobe o pH do shampoo – você costuma olhar? Se não, prefira o que contenha pH entre 4 e 6,5, pois são mais suaves e não ressecam os cabelos. Isso não quer dizer que os de pH mais altos sejam ideais para fios oleosos.

Dicas sobre a aparência dos shampoos

A composição é sempre o mais importante a ser verificado no shampoo, mas, no geral, a aparência do shampoo também diz bastante sobre ele.

– Shampoo transparente – são mais indicados para a limpeza, tanto em cabelos secos quanto oleosos e podem ser utilizados seguidos de shampoos mais hidratantes depois.

– Perolado ou translúcido – também pode ser utilizado diariamente e possui um bom nível de hidratação e de limpeza. É mais indicado para cabelos secos, normais ou de oleosidade média.

– Leitoso – É um shampoo mais denso e com uma melhor capacidade de hidratação .Não é indicado para cabelos oleosos, para que não os deixe com aparência pesada.

Qual a melhor forma de lavar a cabeça?

-Penteie os cabelos, antes de lavá-los. Isso vai ajudar a desembaraçar e espalhar o óleo natural, que protegerá contra a ação exagerada do shampoo.

– Espalhe pouco shampoo em cada parte da cabeça: na nuca, na parte da frente, no topo da cabeça, e nas laterais, próximo às orelhas. Esfregue com os dedos, em movimentos circulares.

– Depois de molhadas, não esqueça de mexer nos fios com muito cuidado. Molhados eles estão em suas fase mais frágil!

– Não esqueça de sempre enxaguar muito bem o cabelo!

 

E você, tem alguma dúvida sobre tipos de shampoos,  métodos de lavagens, e tipos de cabelo? Então, pergunte ao dermatologista clicando aqui!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Ozana 19 de agosto de 2017 at 23:03

    meu nome é Ozana, tenho 43 anos ,gostaria de saber qual o melhor shampoo pra mim usar pois tenho luzes no cabelo, o couro cabeludo está oleoso, pontas secas e os fios caindo mt.porfavor mim ajude nessa questão. obg