Perguntas e respostas

Dermatologista responde: usei algumas receitas caseiras, mas só piorou. O que devo fazer?

Dermato-12

Existem muita informação e dicas bacanas na internet sobre os cuidados com a pele, saúde e beleza. Porém, ainda que sejam ótimas, é necessário sempre um passo atrás antes de se aventurar com tratamentos e produtos que não conhecemos. O motivo é muito simples: ainda que as informações sejam verdadeiras, grande parte dos problemas dermatológicos podem se originar por diversas causas. Os sintomas são os mesmos, mas é necessário tratar cada problema na origem.

Isso significa que se arriscar com tratamentos por conta própria pode não resolver o problema e, inclusive, agravá-lo! Recebemos algumas dúvidas sobre tratamentos, entre outros casos, e respondemos tudo abaixo! Veja se consegue se identificar com algum desses casos e, se também tiver dúvidas, nos envie!

Tenho muitas dúvidas sobre pele morena. Eu tenho problema com acne e ressecamento, comecei a usar umas receitas caseiras (babosa, abacate), mas só piorou. Agora estou com uma mancha branca no nariz, com mais espinhas e com linhas de expressão e manchas escuras. Não sei o que fazer. Tenho 26 anos, o que devo usar?

Dermatologista: Muitas vezes o uso de produtos caseiros ou medicamentos por conta própria podem piorar as manchas e as espinhas. Você deve se consultar com um dermatologista e ser examinado pra saber qual a melhor opção de tratamento pra você.

Queria saber qual tratamento é mais eficaz para pele flácida do rosto. Já fiz laser, mas vi pouco resultado.

Dermatologista: Para flacidez opções boas são os fios de sustentação (que “puxam” levemente a pele pra cima), a radiofrequência e também o ultrassom microfocado.

Tenho muitas rachaduras nos pés, como tirar? Hidrato mas ela não acabam.

Dermatologista: As rachaduras dependem de vários fatores, sendo os principais o tipo de calçado que você usa (chinelos e sandálias pioram o problema) e o excesso de peso. Assim, além de hidratantes é interessante usar cremes à base de uréia ou ácido salicílico (que afinam a pele) e também calçados fechados, além de perder peso se for o caso.

Existe algum tratamento para levantar pálpebras sem cirurgia?

Dermatologista: Existem opções sim, mas é importante ser avaliada por um dermatologista ou cirurgião plástico pra ser orientada corretamente, pois dependendo da intensidade da flacidez da pele do local só a cirurgia (blefaroplastia) trará os resultados que você espera.

O minoxidil funciona mesmo para queda de cabelo?

Dermatologista: Funciona sim, desde que bem indicado. Ou seja, antes de iniciar o tratamento é necessário verificar as possíveis causas da queda.

Eu queria fazer o microfocado, mas queria para rejuvenescer! Adianta?!

Dermatologista: O microfocado atua mais na redução da flacidez, pois estimula a contração dos músculos nos locais tratados. Para o rejuvenescimento a melhor opção ainda é o laser.

Pelo SUS consigo tratamento dermatológico? Tenho muitas pintas, algumas verrugas no pescoço e manchas no rosto. Será que no Sul de Minas consigo atendimento ou encaminhamento pra dermatologista?

Dermatologista: Consegue sim. Porém muitas vezes você precisa conseguir um encaminhamento com o clínico geral.

 

Se você também tiver alguma dúvida, envie para o dermatologista, e nós te ajudaremos!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)