Perguntas e respostas

Quais são os maiores erros que você comete com a sua pele?

lionesse-prep-your-skin-for-all-day-makeup

Recebemos, diariamente, muitas dúvidas sobre procedimentos, problemas de pele, cabelos e unhas, e muitos pedidos de ajuda para determinados problemas.

Também notamos que muitas pessoas são contrárias a alguns métodos ou se frustram facilmente com produtos por falta de conhecimentos ou cuidados necessários.

Por isso, resolvemos unir nesse post alguns dos erros mais comuns que nos aparecem. Leia e veja se você também comete algum deles. Se quiser acrescentar algo a essa lista, nos envie nos comentários, assim poderemos te responder também!

No que diz respeito aos cuidados com o rosto

– Não lavá-lo antes de dormir. Sim, isso é um problema! A pele precisa sim se livrar dos resquícios de sujeira e maquiagem para que respire. O acúmulo disso tudo na pele pode obstruir os poros e causar diversos problemas, como as acne, por exemplo.

– Outra coisa que não é legal e pode ter dar a falsa sensação de que os produtos utilizados no rosto não são tão bons quanto o fabricante promete, é que você pode estar utilizando vários de uma só vez no rosto. Por exemplo, o BB cream + protetor solar. Alguns deles possuem os mesmo ativos em sua formulação e finalidades parecidas. Quando os dois são utilizados, isso acaba barrando a ação dos ativos, portanto, evite!

– Inchaço no rosto não se elimina com hidratante, nem qualquer outro produto. O que você pode fazer para tentar amenizar o problema são compressas frias ou bolsas de gelo.

– E não se esqueça de que, com a mesma frequência que cuida do rosto, você deve lembrar-se de partes como o queixo e o pescoço. Seu pescoço fica bem exposto ao sol e às agressões, além de ter uma pele bem mais sensível. O cuidado desse local é muito simples e só envolve hidratação e proteção solar!

– Já falamos aqui no blog, em uma matéria exclusiva, sobre esse problema relacionado aos cosméticos, mas jamais os utilize quando estiverem vencidos!

Sobre os cabelos e unhas

– Seu condicionador não é igual ao seu shampoo, não possui a mesma finalidade e não pode ser utilizado como tal. Aplique-o apenas no comprimento do cabelo, evitando a raiz.

– Banhos muito quentes, especialmente nessa época do ano. A água quente remove a oleosidade natural e desprotegem os cabelos, levando ao ressecamento.

– Como há várias causas diferentes pra queda de cabelos, não adianta tomar medicamentos e aplicar produtos sem orientação médica. É necessário se consultar com um dermatologista pra descobrir a causa, e tratá-la de forma específica.

– Unhas fracas podem ser consequência de falta de vitaminas ou alterações na tireóide, mas muitas vezes estão relacionadas com o contato frequente com produtos de limpeza e água. Sendo assim, o simples uso de luva pra fazer os serviços domésticos já pode ajudar bastante.

Sobre o corpo

– Tomar banhos prolongados é também um fator primordial para o ressecamento ou até mesmo a oleosidade da pele. O ideal é sempre o banho de no máximo 10 minutos e sem água muito quente. Mas, ainda que tome banho com a água mais quente, tente passar algum óleo para banho antes ou durante , e evite o uso da bucha. Isso ajudará sua pele a não ressecar.

– Não tomar cuidado com o sol logo após se depilar também é um erro. Nesse momento, especialmente se a depilação for com cera, a exposição ao sol pode causar manchas.

– Não abuse de tratamentos, em especial o para manchas, se achar que não está fazendo efeito. Isso pode piorar a situação, causar queimaduras, irritações, descamações e até mesmo piorar as manchas já existentes. Quer clarear manchas? consulte um dermatologista pra saber qual o tipo de clareador mais indicado pra você.

 

E você, tem alguma dúvida sobre porque algum tratamento não tem dado certo, ou sobre a sua rotina de cuidados com a pele? Se sim, envie sua pergunta para o dermatologista e te ajudaremos!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)