Perguntas e respostas

Dermatologista responde: passei a ter queda excessiva de cabelo após cirurgia. O que fazer?

shutterstock_585551513

A queda de cabelo, ainda que seja assustadora, dependendo a intensidade, é uma questão comum e que desperta a curiosidade e pesquisa de muitas pessoas. A verdade é que existem muitas causas para a queda excessiva e cada tratamento deve ser analisado e devidamente indicado por um dermatologista

Entre as causas, existem grupos que notam a perda excessiva do cabelo desde a raiz, após cirurgias e partos, por exemplo. Nesse caso, o problema é comum e tem até um nome: eflúvio telógeno. Nossa dermatologista recebeu, durante a semana, uma questão sobre esse problema e algumas outras dúvidas dermatológicas que respondemos logo abaixo:

Em Janeiro eu sofri um acidente automobilístico e tive que fazer cirurgia para fixação de fratura. Desde então percebi que aumentou muito a queda de cabelo (caindo pela raiz), chegando a cair tufos quando eu passo a mão nos fios. Gostaria de saber qual a possível causa e se há algum medicamento que ajude a diminuir a quantidade dos fios que caem.

Dermatologista: Existe um tipo de queda de cabelos que ocorre após cirurgias e parto, chamado eflúvio telógeno. Ele pode durar até 8 meses após a cirurgia e tende a melhorar sozinho, sem medicação.

Qual o melhor protetor solar para pele sensível? Pois minha pele é sensível demais.

Dermatologista: Você deve procurar aqueles sem cor de base, sem cheiro e de preferência com o nome “hipoalergênico” constando na embalagem.

Tenho cravos no queixo, o que faço?

Dermatologista: O tratamento mais efetivo pros cravos é a limpeza de pele, que é feita por esteticistas.

Gel Q10 Vitamina C Nivea é bom? Pode usar em pele seca?

Dermatologista: Se sua pele é seca, o ideal é dar preferência aos cremes, que hidratam mais. O poder hidratante do gel é menor.

Como tiras espinhas do rosto?

Dermatologista: Existem várias causas pra acne, principalmente em mulheres. Pra ser tratada corretamente você deve procurar um dermatologista, que vai te examinar e indicar o tratamento.

Acho que sou alérgica a cremes, sempre que uso alguns cremes fico com manchas na pele ou fica irritada, por favor, me ajudem, o que faço?

Dermatologista: Como os cremes e cosméticos possuem várias substâncias diferentes em sua composição, deve-se descobrir qual delas está causando a alergia. Pra isso você deve procurar um médico alergista, que se achar necessário poderá pedir exames que vão ajudar a descobrir.

Gostaria de um protetor solar sem cheiro e para pele oleosa, qual você me indicaria?

Dermatologista: Infelizmente não podemos indicar produtos pelo site. Mas pra pele oleosa o ideal são os protetores em gel, loção oil free ou com toque seco.

Olá, posso utilizar Redermic R durante o dia, e a noite, em dias alternados, usar VITANOL A?

Dermatologista: O correto é durante o dia utilizar o protetor solar.

Estou só me coçando, o que pode ser?

Dermatologista: É possível saber o que é sendo examinado, pois há várias causas pra coceira.

 

 

Se identificou com algum desses casos? Se você  também tiver dúvidas, pode enviar para a nossa dermatologista e responderemos na próxima semana!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Eliane Lourenço Távora 3 de julho de 2017 at 16:50

    Tenho.queda de cabelo,depois q fiz alisamento e progressiva.Como faço para diminuir a queda?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 10 de julho de 2017 at 22:36

      Eliane, você deve aguardar o término de efeito da química, e caso não melhore procure um dermatologista.