Perguntas e respostas

Saiba mais sobre o Retinol e como ele poderá te ajudar em vários aspectos!

Vichy+LiftActiv+Retinol+HA

Fonte: ttsandra.com

Se você já reservou um tempinho para pesquisar sobre tratamentos e métodos para melhorar a aparência da pele, e até dar aquela rejuvenescida, provavelmente ouviu falar sobre o Retinol. E tudo isso porque ele é um ativo conhecido desde a década de 90, tornando-se um dos mais famosos e mais vendidos em dermocosméticos. A maravilha do retinol está associada ao poder de solucionar vários problemas, de uma única vez.

Antes dessa descoberta, o retinol era utilizado para combater as acne, porém, em muitos casos, passou-se a perceber uma melhora também das linhas de expressão com o uso do ativo. Depois, estudos indicaram que peles tratadas com loções a base de retinol ficaram mais hidratadas, passaram a produzir mais colágeno e as rugas foram atenuadas.

Mas o que é o retinol e de onde vem o poder de fazer tudo isso?

Ele é uma molécula da Vitamina A. Diferentemente do que muitas pessoas imaginam o retinol não é a mesma coisa que o ácido retinóico. Ele não é exatamente um produto, e sim um ativo, possível de ser encontrado em cremes.

O retinol age sobre o DNA das células, aumentando, assim, sua capacidade de renovação. Ao estimular a renovação celular, ele acaba por deixar a pele mais fina, mais lisa e bem mais uniforme, isso significa remover ou atenuar manchas e linhas finas  de expressão. Ele também aumenta a produção de colágeno na pele.

De forma resumida, apresentando tantas funções, o retinol é indicado para prevenção e tratamento do envelhecimento, controle de oleosidade e da acne, clareamento de manchas, além de melhorar os poros e a textura da pele de maneira geral.

Quais são os cuidados para o uso de retinol?

Ainda que os produtos à base de retinol não necessitem de prescrição médica para serem vendidos, é importante se consultar com o seu dermatologista e pedir a ele todas as indicações. Isso porque, da mesma forma que o retinol é poderosíssimo no que propõe, também precisa ser utilizado com cuidado, pois alguns erros podem ser cometidos.

– Quando combinado com alguns produtos, o retinol pode não ter sua ação completa, ou ainda causar importantes irritações na pele. Portanto, antes de  decidir utilizá-lo, é importante conversar com seu dermatologista e descobrir a melhor forma de fazê-lo.

– O retinol irá cuidar de sua pele, mas, ainda assim, é necessário aumentar sua hidratação de outras formas, como ingerindo bastante água, por exemplo, especialmente porque ele pode ressecar a pele e irritar a região. muitas vezes, dependendo do ressecamento, pode ser necessário o uso de cremes hidratantes.

– No início do seu uso (principalmente primeiras semanas) ele poderá causar vermelhidão, ressecamento, descamação nos locais aplicados. São efeitos comuns e por isso a necessidade do acompanhamento com dermatologista.

– O protetor solar é importante em todos os dias e em todos os casos, mas, se você estiver fazendo uso do retinol, redobre sua atenção com o protetor solar., além de , se possível, usar chapéu ou boné.

As melhores razões para você procurar por um tratamento a base do retinol

Ele combate as acnes – o retinol desobstrui a pele e ainda controla a produção do sebo, então, dessa forma, consegue evitar as acnes.

Rejuvenescimento – como ele estimula a síntese de colágeno e a renovação celular, acaba deixando a pele mais uniforme e jovem.

Redução dos poros – Como ele consegue agir como um esfoliante e desobstruir os poros, eles acabam retornando ao seu tamanho normal. Além disso, como o colágeno estará mais em alta, isso também impedirá que os poros se dilatem novamente.

Eliminação do pigmento das manchas – é o que acontece enquanto ele esfolia a pele

Gostou? Já teve alguma experiência com o retinol? Se quiser compartilhar ou tiver dúvidas, pergunte ao dermatologista!

 

 

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)