Perguntas e respostas

Conheça o poder das vitaminas em sua pele!

Lemon for your beauty and health!

As vitaminas são de extrema importância para o nosso corpo – e todos nós sabemos disso! Assim como o próprio nome sugere, elas são vitais e muito essenciais ao organismo, mas, muitas delas também têm um papel fundamental no envelhecimento da pele, e é sobre isso que vamos falar.

Além de precisar consumir vitaminas essenciais para o corpo, o poder dessas vitaminas para a pele é tão grande, que o uso tópico, ou seja, aplicados diretamente na pele, já é um hábito muito comum e que traz grande vitalidade à sua aparência.

Ainda que tenhamos todos os cuidados, como o uso de protetor solar e a utilização de cremes, as vitaminas ainda possuem papel fundamental na jovialidade da pele. Por essa razão, elas são indicadas para os cuidados e tratamentos de vários casos e problemas, como as acne, ressecamentos, as marcas de envelhecimento como rugas e linhas de expressão, entre outros.

Várias vitaminas funcionam como antioxidantes. Separamos algumas das principais e comentamos em quais casos são mais indicadas, lembrando que o uso de qualquer dermocosmético deve ser feito através da indicação e acompanhamento de um dermatologista, que saberá entender a real necessidade de cada tipo de pele e quais as vitaminas mais apropriadas a serem utilizadas naquele caso.

Vitamina A

Essa vitamina ajuda na regeneração da pele. Sua forma mais pura é o retinol, assunto que já abordamos aqui no blog, pertencente à classe dos retinóides, e possuem um grande poder antioxidante. Com o passar do tempo, nossa pele perde naturalmente o colágeno e a capacidade de manter sua flexibilidade e elasticidade. O que o retinol pode fazer é estimular a produção de colágeno, melhorando assim sua aparência.

Outra maneira da vitamina A ajudar a manter a pele lisa e macia, é penetrando mais profundamente e normalizando o processo de queratinização. Como a luz solar pode destruir a vitamina A em nossa pele, ela normalmente é utilizada em protetores solares para a pele e também para o cabelo. Também são muito utilizadas em medicamentos tópicos para ferimentos, dermatites e acne.

Vitamina C

A importância da Vitamina C na cura de gripes e resfriados já é de conhecimento de todos, mas as células da pele também são grandes beneficiadas por ela. Também conhecida como ácido ascórbico, apesar de ser de extrema importância que façamos ingestão dessa vitamina, a quantidade que chega até nossa pele é maior com os produtos de uso tópico.

Assim como a Vitamina A, a Vitamina C também é um poderoso antioxidante, ajudando no combate ao envelhecimento causado pelos radicais livres e estimula a produção de colágeno. Ela também vai um pouco além e suaviza de forma visível as rugas e linhas de expressão, melhorando também a uniformidade e luminosidade da pele.

Vitamina E

Ela é um dos antioxidantes mais importantes que temos e trabalha em sinergia com a Vitamina C, pois, em sua presença, a Vitamina E pode recobrar a sua capacidade antioxidante.  Além disso, ela também tem como função a fotoproteção, melhorando a hidratação, aumentando a suavidade da pele e sua textura, sendo uma ótima opção para peles sensibilizadas, protegendo e tratando-as.

Vitaminas do Complexo B

Algumas vitaminas fazem parte do Complexo B e atuam diretamente nas camadas mais externas da pele, são ricas em antioxidantes e combatem os radicais livres. Entre elas, temos a vitamina B2, que auxilia na formação da pele, cabelos e unhas. A B3 possui propriedades umectantes e emolientes, controla acnes e tem ação clareadora da pele. A B5, também chamada D-pantenol, também é hidratante e anti-inflamatório.

De forma geral, as vitaminas do complexo B possuem ação anti-inflamatória e cicatrizante, muito importantes para o tratamento da acne. Elas promovem a renovação celular e aumentam a resistência da pele, além de controlar a produção de sebo e ajuda no clareamento, inclusive, das manchas causadas por espinhas.

 

Agora que você já conhece um pouco da importância e poder dessas vitaminas no que diz respeito à vitalidade da pele, vale também uma observação tão importante quanto: a hipervitaminose, ou seja, o excesso dessas vitaminas, podem gerar alterações importantes no corpo, quando feitas através da suplementação. Em outros casos, nem sempre a reposição de determinada vitamina é necessária para o seu caso. Portanto, a única pessoa que pode verificar a necessidade, a vitamina correta e a quantidade ideal, será o dermatologista, através de consultas e exames!

Se ficou alguma dúvida, pode perguntar ao dermatologista clicando aqui!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)