Perguntas e respostas

O frio chegou pra valer: tome cuidado com a sua pele nessa estação!

18390_840x576

Enfim, o Inverno chegou! A estação que começou na última quarta-feira, já mostrou que veio com tudo e promete dias bem frios. Com o frio vêm também algumas consequências bem características do tempo: coceiras, descamação da pele, ressecamento, entre outros.

Tudo isso acontece por diversos fatores, ou até mesmo a soma deles, como o fato de que nessa época do ano os dias ficam mais frios e o ar mais seco, consequentemente ingerimos menos água. Também, longe do calor, passamos a nos descuidar um pouco mais em relação ao protetor solar, além de aumentar a temperatura da água ao tomar banho.

Existem várias saídas e cuidados que devemos ter agora que o Inverno chegou, e nós separamos todos eles aqui! Preste bem atenção e vamos juntos atravessar o inverno sem que a nossa pele sofra com isso!

Pele mais ressecada no inverno

Não é só no frio que precisamos hidratar nosso corpo, quem já tem esse costume diário sabe muito bem disso. Inclusive, no frio devemos acentuar essa hidratação! Tudo isso porque quando a pele está hidratada é mais difícil que apareçam coceiras e descamações, por exemplo, ainda que você possua a pele mais oleosa. Aliás, esse é um problema típico: pessoas com pele mais oleosa no inverno tem problemas com ressecamento de pele e, na tentativa de resolver a hidratação, acabam piorando o problema da oleosidade. Parece simples, mas indicamos uma passada no dermatologista, onde ele poderá orientar a melhor maneira de manter a pele saudável, sem que haja a piora de nenhuma das situações.

A dica também é não abrir mão do hidratante correto para o seu tipo de pele! Lembre-se sempre disso!

Outro detalhe: continue bebendo água com a mesma frequência. Líquidos não devem ser ingeridos apenas quando sentimos sede, pelo contrário. Mantenha a hidratação de dentro pra fora também no inverno!

Sobre os banhos, sabemos que é muito difícil entrar no chuveiro com o frio do inverno, mas é importante que não tomemos banhos tão quentes e nem tão demorados, pois isso prejudica a barreira protetora natural que temos na pele.

O Sol no inverno

Não é porque não vemos o Sol em dias nublados que ele não está lá. Também não é porque o Sol do inverno não seja tão quente, que ele não queima. Ainda que faça um sol mais “fraco”, ou que estejamos em um dia nublado, os raios solares permanecem lá – mesmo que os raios UVB tenham incidência reduzida. Por isso, em qualquer dia do ano, use SIM o protetor solar!

Lábios ressecados

Eles também sofrem muito e a grande maioria das pessoas sentem. Isso acontece com muita frequência nessa região porque os lábios não possuem queratina, que é a camada que protege a pele, o que acaba aumentando sua exposição ao frio. Se nessa época do ano os seus lábios estiverem secos, doloridos, descamando, e até mesmo com pequenas fissuras, cuide de sua hidratação! Cuidado redobrado nessa época!

A melhor maneira de evitar o ressecamento da região é aplicando o hidratante próprio para os lábios e andar com ele no bolso, se possível, para replicar sempre. E um lembrete super importante: quando sentimos os lábios secos, automaticamente passamos a língua. Não faça isso, pois embora alivie no momento, a saliva possui pH diferente da água, o que acaba piorando o ressecamento!

Iniciando tratamentos dermatológicos nessa estação

Apesar de ser uma estação bem complicada para a pele no sentido da hidratação, essa também é uma ótima hora para realizar tratamentos como peelings, lasers, entre outros, que exigem a proteção total ao sol! Já falamos sobre isso nesse post e vale a pena conferir!

Doenças de pele no Inverno

Com tudo o que já citamos, é muito comum que nessa época do ano, e devido ao ressecamento da pele, surjam algumas doenças:

– Dermatite atópica

– Dermatite seborreica

– Psoríase

 

A ideia é que, se você sentir que a sua pele está mais ressecado que o normal e alguns sintomas como coceiras, descamação e irritação estão começando a incomodar, não deixe de procurar um dermatologista e, dessa forma, entender qual é a melhor forma de se hidratar e até evitar as doenças acima citadas!

 

Se você tem algumas dúvida sobre o assunto, se apresenta algum dos sintomas que comentamos ou deseja compartilhar algo, envie para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)