Perguntas e respostas

Fique atento à poluição: assim como o Sol, agora ela é muito nociva!

Woman relaxing and enjoying the sun in a warmth park at sunset

Não são poucas as recomendações para os cuidados com o Sol e nem é em vão: assim como lembramos por aqui frequentemente, os raios UV são os maiores vilões contra a pele e suas consequências podem ser nocivas, ocasionando queimaduras solares, dermatoses, acnes, entre outras doenças, fotossensibilização , aceleração do envelhecimento cutâneo e as famosas rugas e manchas, além do câncer de pele.

Mas, infelizmente, o Sol já não é mais a única preocupação externa desses níveis: a poluição vem sendo considerada o “novo” Sol, assim como afirmam alguns meios de comunicação.

Por que a poluição se tornou uma vilã tão perigosa quanto o Sol?

Quando pensamos na poluição, conseguimos lembrar os gases que são derivados da combustão de vários elementos, entre eles a gasolina e o diesel, além de fumaças de cigarro, e outros poluentes presentes no ar – que são muitos! As partículas minúsculas que a compõem penetram na pele e por ali ficam – essas partículas são menores que nossos poros – o que além de obstruir a pele, ainda gera radicais livres, que esgotam os antioxidantes naturais. Com todos esses danos, passa a ser menor a proteção de nossa pele contra outros agentes, incluindo os raios UV. Por essa razão, essas partículas poluentes já são uma das maiores aceleradoras do processo de envelhecimento, que acaba acontecendo muito cedo.

Como isso tudo acontece?

A verdade é que a nossa pele tem sim um mecanismo de defesa contra a formação desses radicais livres. Mas, como dissemos anteriormente, as substâncias desses gases acabam depositadas em nossa pele. O que nosso organismo faz é consumir parte desses recursos. O problema é que esses recursos seriam utilizados também para nossas defesas contra o sol e contra o processe de envelhecimento natural da pele.

Quais são as consequências da exposição a tanta poluição?

Sabendo de tudo isso, fica fácil entender como a poluição age e danifica os tecidos cutâneos. O resultado dessa exposição exagerada que sofremos diariamente são manchas, alergias, psoríase, acnes, envelhecimento prematuro, entre outros problemas. Isso tudo também influencia na produção de colágeno, causando manchas, irritações, aspereza e ressecamentos.

A poluição já é mais nociva que os raios solares?

Não! A radiação ultravioleta é nociva, pois age muito profundamente, causando danos imediatos, além de problemas mais severos, como o câncer. Além disso, como já comentamos, a poluição faz agravar os danos dos raios UV.

Aprenda a defender sua pele da poluição

Sabendo de tudo isso, precisamos agir e ajudar nossa pele a se proteger, assim como já fazemos com relação aos raios ultravioletas.

Primeiro, precisamos estar cientes sobre o que a poluição destrói em nossa pele: os antioxidantes naturais como Vitamina C e E, por exemplo. É a reposição desses antioxidantes que devemos fazer.

Além disso, você precisa estar atento a outros detalhes:

– Limpeza da pele todas as noites é de extrema importância. Utilize um sabonete que seja próprio para o seu tipo de pele, além produtos com as vitaminas acima  citadas, entre outras substâncias.

– Invista também em produtos que tenham as vitaminas e substâncias que perdemos com a ação dos poluentes.

– Para limpar a pele, uma ótima sugestão é a água micelar, pois suas mícelas atraem as moléculas de sujeira, facilitando sua remoção, sem ressecar ou irritar a pele.

– Faça também a prevenção de dentro pra fora, optando por alimentos que sejam antioxidantes naturais.

– Continue utilizando muito o filtro solar e, se possível, opte por aqueles que além da proteção UV também possuam oxidantes na fórmula!

– Muitas marcas de cosméticos e dermocosméticos já estão bem preocupadas com essa causa e começaram a preparar produtos especialmente indicados para impedir a adesão das partículas de poluição na pele.

 

Com todas essas dicas, vale dar uma passada em seu dermatologista e entender quais são os danos, quais vitaminas perdemos nesse processo e de que forma podemos fazer a reposição e, além disso, pedir indicações sobre produtos que impeçam a entrada desses agentes na pele!

 

Se ficou com qualquer dúvida, fique à vontade e mande para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Keila de Cassia Moreira Cardoso 18 de julho de 2017 at 22:59

    Meu rosto está com manchas escuras, o que eu posso passa pra sumir ??