Perguntas e respostas

Conheça a técnica do ABCDE para identificar possíveis melanomas

mole-changes-e1494941026666

Esse é um assunto que será sempre muito presente aqui devido ao seu alto grau de relevância, incidência e gravidade: a exposição solar! Hoje falaremos um pouco do Melanoma e de que forma as 5 primeiras letras do alfabeto poderão ajudar a identificar a tempo esse problema Fique atento e compartilhe!

O que é o Melanoma

É o tipo mais agressivo de câncer de pele, que recebe esse nome porque se trata da transformação dos melanócitos em células de melanoma. Isso acontece devido à alta exposição aos raios ultravioletas, sejam eles do Sol ou das luzes artificiais, especialmente em pessoas de pele clara e que tenham muitas manchas pelo corpo. Para que todos possam entender, os melanócitos são células responsáveis pela produção de melanina – sim, aquela que dá cor à nossa pele.

Esse não é o tipo de câncer mais comum, mas, ainda assim, matam aproximadamente 55 mil pessoas por ano, especialmente porque poucas pessoas percebem sua presença, apenas em estágios já muito avançados, quando o câncer já se espalhou por órgãos vitais.

Por que devemos identifica-lo o mais rápido possível?

Assim como existem as formas menos agressivas  do câncer de pele, como o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, que também são as mais frequentes, há um tipo mais grave que requer um diagnóstico precoce para que haja uma chance de cura, como no caso do melanoma. Ainda assim, identificá-lo na pele é bem difícil: ele é muito semelhante a uma pinta. E, como dito anteriormente, sua presença só é notada quando essa pinta já evoluiu. Como é um câncer muito agressivo, a melanoma consegue alcançar órgãos muito distantes, como o cérebro, o fígado, e até mesmo pulmões e ossos.

Por todas essas razões, toda informação, diagnóstico e monitoramento da pele e das pintas espalhadas pelo corpo são de extrema importância. Outra coisa, essa é uma dica válida para todas as pessoas, sem exceções, mas, especialmente quem tem muitas pintas pelo corpo ou algum parente de primeiro grau que já teve ou tem melanoma, deve desenvolver o hábito de frequentar um dermatologista para seu acompanhamento.

Como o ABCDE pode te ajudar

Todo conhecimento, dica e informação é de extrema importância na luta pela vida. Por isso, se você possui pintas, comece a analisá-las sempre, começando por agora! Se você não tem, mas conhece alguém que tenha, a ideia é compartilhar a informação.

Se você não lembrar exatamente todas as características que devem ser observadas para analisar o desenvolvimento dessas manchas e pintas, lembre-se do ABCDE, uma técnica muito utilizada pelos dermatologistas:

A – Assimetria

A pinta é totalmente simétrica, ou seja, redonda?  O melanoma tem como característica a assimetria das bordas . Se você perceber que ela não tem os lados simétricos , procure por um dermatologista.

B – Borda

O mesmo acontece em relação à borda da pinta. Quando regular, é benigna, caso contrário pode ser maligna.

C – Cor

O correto é que a pinta tenha um único tom, seja ele qual for. Repare se em uma única pinta você encontra variações de cores, que podem ir do bege, passando pelo marrom e preto.

D – Diâmetro

Repare no tamanho da pinta. Geralmente, os melanomas identificados possuem mais de 6mm de diâmetro.

E – Evolução

Faça esses testes com frequência e veja se ela evoluiu, ou seja, se alterou a forma, cor, tamanho. Essa análise é muito importante!

 

Ainda que esse teste diário possa te ajudar muito, ou fazer com que oriente outras pessoas, nada dispensa o acompanhamento do dermatologista, nem substitui exames clínicos! Ao menor sinal, ou em caso de qualquer dúvida, a melhor opção é procurar um especialista, sempre!

 

Tem alguma dúvida relacionada às pintas ou sobre as dicas que passamos? Se sim, pode enviar sua pergunta ao dermatologista!

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)