Perguntas e respostas

Bicarbonato de sódio e os cuidados com a pele: o que realmente funciona?

usos-do-bicarbonato-de-sodio-para-a-beleza

Hoje trouxemos mais um post que servirá de alerta! Como já falamos tantas vezes por aqui, a busca pelos cuidados com a pele está cada vez maior e, com as redes sociais, muita gente tem compartilhado dicas e rotinas de beleza. Mas, em meio a tantas boas informações, algumas merecem o cuidado necessário e o bicarbonato de sódio é um dos assuntos que merecem muita atenção.

Todo mundo já deve ter visto diversas dicas, receitas e usos para o bicarbonato, que vão de cuidados com a saúde, passando pela alimentação e beleza, até mesmo cuidados para casa.

Será que todos eles realmente valem a pena?

Vale lembrar que apesar de ser realmente muito bom em diversos aspectos, do ponto de vista dermatológico o bicarbonato de sódio não tem comprovação científica e nem é uma substância utilizada na rotina dermatológica (como no tratamento de espinhas, clareamento de manchas, queimaduras, entre outros usos). Isso não significa que você não pode utilizá-lo, mas que o deve fazer com muita cautela.

Cuidados necessários

Como o bicarbonato é um produto alcalino, ele é potencialmente irritante e pode causar irritações, vermelhidão e coceira à pele.

Nos cabelos: Muita gente o utiliza com a intenção de reduzir a oleosidade. Porém, o bicarbonato não é de limpar totalmente o cabelo e, além disso, existem outros produtos no mercado que podem remover a oleosidade com muito mais eficácia e segurança , por isso, não recomendamos o uso do bicarbonato nos cabelos, que também podem ficar ressecados e muito quebradiços, causando inclusive queda.

Nas espinhas: como ele é antibacteriano, muitas pessoas o utilizam para aliviar seus problemas com acne, mas, como a acne também pode aparecer por problemas inflamatórios, não recomendados o uso.

Nos cravos: usar bicarbonato nos cravos dá a falsa sensação de que eles foram removidos. Na verdade, os cravos são bem profundos e o bicarbonato vai “ressecar” apenas superficialmente, sem realmente remove-los. Dependendo, ele pode até queimar ou manchar a pele onde for aplicado.

Onde posso utilizar o bicarbonato?

Muitas pessoas, ainda assim, acreditam no potencial do bicarbonato para fins dermatológicos. Porém, acreditamos que todo tipo de produto deve ser utilizado com a recomendação ou acompanhamento de um dermatologista, dessa forma, eventuais efeitos negativos e problemas podem ser evitados ou minimizados.

Algumas formas mais neutras de se utilizar o bicarbonato – mas que não descartam o acompanhamento dermatológico:

– Utilize como esfoliante, misturando ativos como mel ou outros hidratantes. Tome cuidado com ferimentos na pele, não esfolie áreas com machucados ou espinhas, pois podem causar marcas permanentes no rosto.

– Utilize para reduzir odores, como os das axilas, pois regula o pH da pele.

– Utilize com água morna para relaxar os pés.

– Limpe as cutículas com o bicarbonato, ele também ajudará a matar bactérias da região.

 

E você, tem o costume de utilizar o bicarbonato de sódio em alguma região do corpo? Gostaria de compartilhar suas experiências, sugerir algo a respeito ou tirar dúvidas? Se sim, basta enviar a sua pergunta para o dermatologista e ela será respondida aqui!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)