Perguntas e respostas

Dermatologista responde todas as dúvidas sobre o Vitacid!

Beauty portrait of a woman using moisturizing cream

Já falamos por aqui sobre um produto muito conhecido entre as pessoas interessadas em tratar problemas na pele do rosto, mas que seu uso e efeitos geram uma série de dúvidas: o Vitacid e suas variações, Vitacid Plus e Vitacid Acne. Para entender um pouco mais, clique aqui para acessar o post.

O Vitacid é um produto super conhecido e cada um deles é capaz de tratar um problema, como as linhas de expressão, manchas, acnes, entre outros. Nesse post anterior, explicamos a grande diferença entre cada um deles e em qual situação eram indicados. Ainda assim, cada caso é um caso, e o assunto gerou muitas dúvidas, que também respondemos individualmente.

Como são perguntas bem frequentes e que geralmente só aparecem conforme o produto passa a ser utilizado, decidimos trazê-las aqui. Se você tiver fazendo uso recomendado do Vitacid, ou pretende começar um tratamento, veja se alguma dessas questões podem responder às suas dúvidas. Caso contrário, sinta-se à vontade para fazer sua pergunta ao dermatologista e em breve ela será respondida!

Qual a diferença da Vitacid Plus e Vitacid Xt?

Dermatologista: O Vitacid Plus contém hidroquinona, um potente clareador, ou seja, é indicado pra clareamento de manchas. O XT, por não conter hidroquinona é mais indicado pro tratamento do envelhecimento da pele.

Alguém poderia me indicar para o uso na gravidez? Eu já tinha espinhas e pele oleosa, mas agora piorou muito, está horrível. Quero passar alguma coisa.

Dermatologista: Como a pele da gestante é sensível você deve usar produtos somente com recomendação médica.

Posso usar o Vitacid Plus em todo o rosto, inclusive na área dos olhos? No caso, embaixo dos olhos?

Dermatologista: Como a área dos olhos é muito fina e sensível, o ideal é usar um produto específico pra essa área.

Tenho acnes e também sardas. Minha dermatologista me indicou o Vitacid Plus para o tratamento das sardas, mas senti que as acnes estão mais evidentes assim que comecei a usar. Isso é normal?

Dermatologista: Esse produto tende a clarear manchas e também melhorar as espinhas. Se está havendo piora, retorne com seu dermatologista pra ser orientada novamente.

O Vitacid creme pode ser usado em rosto oleoso?

Dermatologista: Pode sim, inclusive ele reduz a oleosidade da pele.

Estou usando Vitacid Acne e todos os efeitos comuns estão acontecendo comigo. Por quanto tempo fica a descamação da pele e a vermelhidão?

Dermatologista: Se você estiver usando o produto conforme a orientação do seu médico, a irritação leva em média 2 semanas.

Comecei a usar o Vitacid com 0,025% há dois dias e em todos os relatos que eu li as pessoas já começam a descamar. É normal eu não estar sentindo arder, nem descamar? Ou a minha dosagem é fraca e eu deveria mudar?

Dermatologista: Nem todas pessoas que usam esse produto descamam a pele, e ele está agindo mesmo assim.

Estou usando o Vitacid, posso usar o protetor solar fator 30?

Dermatologista: Sim, desde que reaplicado a cada 4 horas.

Estou usando o Vitacid, eu posso lavar o rosto nu chuveiro com água quente?

Dermatologista: como ele deixa a pele sensível o ideal é evitar contato direto da água quente com o rosto, prefira morna.

Estou fazendo uso do Vitacid Acne, indicado pelo dermatologista. Tenho feito o uso do protetor solar até mesmo dentro de casa. Mas tenho dúvidas se devo usar o protetor durante a noite, por causa das lâmpadas de casa. É mesmo necessário?

Dermatologista: Não é necessário usar o protetor solar à noite.

Usei o Vitacid há uns três anos, meu rosto ficou limpinho, porém voltaram as manchas no buço e na testa. A Dra. me receitou agora o Vitacid Plus. Se eu usar as manchas vão sair ? E mesmo usando protetor corre o risco de voltar?

Dermatologista: O medicamento prescrito pra você é um ótimo clareador, porém independente do tratamento usado existe sempre uma chance da mancha voltar, por ser uma tendência da sua pele.

Pode usar creme para o rosto, durante o tratamento com Vitacid?

Dermatologista: Simaia, melhor não misturar pois podem ocorrer irritações na pele misturando produtos.

Se eu uso o Vitacid e quiser fazer uma viagem à praia, quantos dias antes da viagem devo parar de usar o Vitacid?

Dermatologista: Pelo menos 7 dias antes.

Eu li uma matéria falando que o hidroquinona faz mal a saúde, é verdade?

Dermatologista: Na verdade, depende. A hidroquinona é o clareador de manchas mais potente que existe, e como todo medicamento, tem seus efeitos colaterais. Não pode ser utilizado por grávidas ou mulheres que estão amamentando, assim como deve ser evitada no verão, pois tende a irritar mais peles que se expõe ao sol. Quando usada por longos períodos ou sem acompanhamento médico pode causar aparecimento de manchas brancas na pele.

Ja usei o Vitacid Plus para o tratamento do melasma e ficou limpinho meu rosto. Mas quando parei as manchas voltaram, não como antes, mas voltaram. O que houve?

Dermatologista: isso ocorre muito, não por culpa dos tratamentos, mas porque o melasma tem uma forte tendência a voltar, independente da pessoa. POr isso o protetor solar deve ser usado sempre (quanto mais exposição, maior a chance de voltar) e muitas vezes é necessário fazer tratamentos de prevenção.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Mariclaudia 8 de novembro de 2017 at 21:40

    Estou usando o vitaci XT. E esta aparecendo espinha. Isso é normal?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 12 de novembro de 2017 at 21:03

      Mari, o aparecimento de espinhas durante esse tratamento não é esperado. Procure seu dermatologista pra ser orientada sobre isso.

  • Responder GIRLENE 21 de julho de 2017 at 16:47

    Tem algum tratamento ou alguma coisa que tira marcas de acne do rosto?