Perguntas e respostas

Dermatologista responde todas as dúvidas sobre o Vitacid!

Beauty portrait of a woman using moisturizing cream

Já falamos por aqui sobre um produto muito conhecido entre as pessoas interessadas em tratar problemas na pele do rosto, mas que seu uso e efeitos geram uma série de dúvidas: o Vitacid e suas variações, Vitacid Plus e Vitacid Acne. Para entender um pouco mais, clique aqui para acessar o post.

O Vitacid é um produto super conhecido e cada um deles é capaz de tratar um problema, como as linhas de expressão, manchas, acnes, entre outros. Nesse post anterior, explicamos a grande diferença entre cada um deles e em qual situação eram indicados. Ainda assim, cada caso é um caso, e o assunto gerou muitas dúvidas, que também respondemos individualmente.

Como são perguntas bem frequentes e que geralmente só aparecem conforme o produto passa a ser utilizado, decidimos trazê-las aqui. Se você tiver fazendo uso recomendado do Vitacid, ou pretende começar um tratamento, veja se alguma dessas questões podem responder às suas dúvidas. Caso contrário, sinta-se à vontade para fazer sua pergunta ao dermatologista e em breve ela será respondida!

Qual a diferença da Vitacid Plus e Vitacid Xt?

Dermatologista: O Vitacid Plus contém hidroquinona, um potente clareador, ou seja, é indicado pra clareamento de manchas. O XT, por não conter hidroquinona é mais indicado pro tratamento do envelhecimento da pele.

Alguém poderia me indicar para o uso na gravidez? Eu já tinha espinhas e pele oleosa, mas agora piorou muito, está horrível. Quero passar alguma coisa.

Dermatologista: Como a pele da gestante é sensível você deve usar produtos somente com recomendação médica.

Posso usar o Vitacid Plus em todo o rosto, inclusive na área dos olhos? No caso, embaixo dos olhos?

Dermatologista: Como a área dos olhos é muito fina e sensível, o ideal é usar um produto específico pra essa área.

Tenho acnes e também sardas. Minha dermatologista me indicou o Vitacid Plus para o tratamento das sardas, mas senti que as acnes estão mais evidentes assim que comecei a usar. Isso é normal?

Dermatologista: Esse produto tende a clarear manchas e também melhorar as espinhas. Se está havendo piora, retorne com seu dermatologista pra ser orientada novamente.

O Vitacid creme pode ser usado em rosto oleoso?

Dermatologista: Pode sim, inclusive ele reduz a oleosidade da pele.

Estou usando Vitacid Acne e todos os efeitos comuns estão acontecendo comigo. Por quanto tempo fica a descamação da pele e a vermelhidão?

Dermatologista: Se você estiver usando o produto conforme a orientação do seu médico, a irritação leva em média 2 semanas.

Comecei a usar o Vitacid com 0,025% há dois dias e em todos os relatos que eu li as pessoas já começam a descamar. É normal eu não estar sentindo arder, nem descamar? Ou a minha dosagem é fraca e eu deveria mudar?

Dermatologista: Nem todas pessoas que usam esse produto descamam a pele, e ele está agindo mesmo assim.

Estou usando o Vitacid, posso usar o protetor solar fator 30?

Dermatologista: Sim, desde que reaplicado a cada 4 horas.

Estou usando o Vitacid, eu posso lavar o rosto nu chuveiro com água quente?

Dermatologista: como ele deixa a pele sensível o ideal é evitar contato direto da água quente com o rosto, prefira morna.

Estou fazendo uso do Vitacid Acne, indicado pelo dermatologista. Tenho feito o uso do protetor solar até mesmo dentro de casa. Mas tenho dúvidas se devo usar o protetor durante a noite, por causa das lâmpadas de casa. É mesmo necessário?

Dermatologista: Não é necessário usar o protetor solar à noite.

Usei o Vitacid há uns três anos, meu rosto ficou limpinho, porém voltaram as manchas no buço e na testa. A Dra. me receitou agora o Vitacid Plus. Se eu usar as manchas vão sair ? E mesmo usando protetor corre o risco de voltar?

Dermatologista: O medicamento prescrito pra você é um ótimo clareador, porém independente do tratamento usado existe sempre uma chance da mancha voltar, por ser uma tendência da sua pele.

Pode usar creme para o rosto, durante o tratamento com Vitacid?

Dermatologista: Simaia, melhor não misturar pois podem ocorrer irritações na pele misturando produtos.

Se eu uso o Vitacid e quiser fazer uma viagem à praia, quantos dias antes da viagem devo parar de usar o Vitacid?

Dermatologista: Pelo menos 7 dias antes.

Eu li uma matéria falando que o hidroquinona faz mal a saúde, é verdade?

Dermatologista: Na verdade, depende. A hidroquinona é o clareador de manchas mais potente que existe, e como todo medicamento, tem seus efeitos colaterais. Não pode ser utilizado por grávidas ou mulheres que estão amamentando, assim como deve ser evitada no verão, pois tende a irritar mais peles que se expõe ao sol. Quando usada por longos períodos ou sem acompanhamento médico pode causar aparecimento de manchas brancas na pele.

Ja usei o Vitacid Plus para o tratamento do melasma e ficou limpinho meu rosto. Mas quando parei as manchas voltaram, não como antes, mas voltaram. O que houve?

Dermatologista: isso ocorre muito, não por culpa dos tratamentos, mas porque o melasma tem uma forte tendência a voltar, independente da pessoa. POr isso o protetor solar deve ser usado sempre (quanto mais exposição, maior a chance de voltar) e muitas vezes é necessário fazer tratamentos de prevenção.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Lumy 10 de junho de 2018 at 22:46

    Vitacid 0,5 também tira manchas ??

  • Responder Victoria 4 de junho de 2018 at 13:24

    olá Boa tarde, eu uso o Vitacid Plus e estou notando que a minha pele estar descascando isso e normal????

  • Responder MaYara Silva 4 de junho de 2018 at 06:39

    Estou usando vitacid aCNE à mais ou menos 6 meses, e ainda meu rosto fica muito vermelho e com algum manchas de espinhas,é normal? Devo parar?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 12 de junho de 2018 at 21:55

      Mayara, por ter antibiótico em sua formulação ele não pode ser usado por todo esse tempo. Você deve suspendê-lo e procurar seu dermatologista.

  • Responder Rafaela 9 de maio de 2018 at 22:30

    Estou usando o vitacid acne sob prescrição médica a dois meses, por quanto tempo devo usar? E estou notando que a pele do meu rosto está mais clara, é normal?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 30 de maio de 2018 at 09:33

      A pele pode ficar mais clara mesmo, Rafaela, pois ele tem também efeito clareador. O tempo de tratamento deve estar constando na receita do seu médico.

  • Responder Beatriz 9 de maio de 2018 at 21:13

    Qial o tempo recomendado para usar o vitacid xt tretonina 1% no rosto?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 30 de maio de 2018 at 09:32

      Bom dia Beatriz! o tempo de tratamento é indicado pelo seu dermatologista, após te examinar e ver quais são as necessidades da sua pele.

  • Responder Sophia da Natividade 9 de maio de 2018 at 20:08

    Boa noite, gostaria de saber se é normal a ardencia ao usar Vitacid. Minha pele esta descamando e sensível, usei apenas 2 dias. Na região onde estou passando esta muito sensivel e avermelhada, isso é normal? as manchas saem ?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 30 de maio de 2018 at 09:31

      Sim, principalmente se você estiver usando a forma em gel, que contém álcool em sua composição e acaba irritando mais por isso.

  • Responder Marta 9 de maio de 2018 at 19:54

    Olá estou usando o vitacid no rosto e ele esta descamando é normal?
    E posso usar o bepantol a noite no lugar descamado?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 30 de maio de 2018 at 09:30

      Oi Marta, no inicio do tratamento a descamação e vermelhidão são normais. O Bepantol pode ser usado nessas áreas sim.

  • Responder Milena 7 de maio de 2018 at 17:30

    Estou usando VITACID 0,025 receitado pelo meu dermatologista, mas faço natação. O cloro da piscina pode ser prejudicial pra minha pele que está descamando ou não tem problema?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 19 de maio de 2018 at 15:40

      Olá Milena, não vai prejudicar o tratamento, mas pode aumentar a irritação e vermelhidão causada pelo Vitacid , se isso ocorrer procure sua dermatologista.

  • Responder Marcia 4 de maio de 2018 at 11:41

    Ola dra! Comecei a usar o vitacid xt, e queria saber se ele é bom para as manchas de acne? Obrigada. Márcia

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 19 de maio de 2018 at 15:28

      Oi Marcia! Por ser muito concentrado ele é mais indicado pro tratamento de rugas, mas clareia manchas também.

  • Responder ANA MARIA 30 de abril de 2018 at 10:45

    VITACID creme ele tira as rugas

  • Responder Flávio Costa 29 de abril de 2018 at 01:53

    Boa noite estou usando Vitacid acne e melhorou muito minhas espinhas ,só q ficou as manchas e ,vejo q o Vitacid acne não está resolvendo os problemas das manchas ,posso mudar para o Vitacid Plus ,pra vê se clarea as manchas de espinhas ?

  • Responder Daniele 25 de abril de 2018 at 22:46

    Olá, tenho sardas e sofro com acnes, queria começar a usar o vitacid acne. Tem perigo de tirar as sardas?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 16 de maio de 2018 at 09:23

      Pode remover algumas sardas sim, o ideal é ser examinada por um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento.

  • Responder Ilena 21 de abril de 2018 at 10:45

    Bom dia! Gostaria de saber se há alguma interação indesejada com o uso do óleo de melaleuca enquanto estiver fazendo uso do vitacid 0,25. Posso usar o óleo sem problemas?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 2 de maio de 2018 at 14:46

      Olá boa tarde, o ideal é não usar esse óleo enquanto estiver no tratamento com Vitacid, pois podem haver irritações e alergias.

  • Responder Silvânia Farias 19 de abril de 2018 at 07:30

    Por quanto tempo devo usar o vitacid plus? E após solucionado o problema, como de ser feita a manutenção para que não volte as manchas? Gostaria de saber tmb se é bom no começo do tratamento usar em dias alternados? Obrigado.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 2 de maio de 2018 at 14:38

      Olá Silvânia! essa orientações deve ser dadas pelo dermatologista ou médico que te orientou o tratamento.

  • Responder Meire 18 de abril de 2018 at 12:35

    Por favor tenho rosasseas e quero saber se posso usar o vital sid plus …..

  • Responder Kênyda Cristina 5 de abril de 2018 at 00:13

    Minha dermatologista me recomendou o vitacid xt para tratar as minhas estrias e os locais onde passei está descamando é normal é recomendável o uso em estrias.

  • Responder Cris 29 de março de 2018 at 23:31

    O vitacid plus ajuda tbm nas estrias ?

  • Responder Meriane 13 de março de 2018 at 14:43

    Boa tarde. Tenho melasma no buço. Fui ao dermato e me aconselhou a usar Vitacid Plus e protetor solar fator 70 com cor. Minha dúvida é: usando o protetor posso ir por ex. até o banco a pé por aprox. 15 min de caminhada ou a vida não será + a mesma?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 21 de março de 2018 at 13:03

      Vida normal Meriane! Use o protetor indicado pelo seu dermatologista cada 3 horas, e se tiver muito sol pode usar um chapéu também, que ajuda a proteger mais.

  • Responder Liliane 7 de março de 2018 at 15:21

    Estou usando o vitacid acne 0,25 a 4 dias, e minha pelo está irritada, descamando e ardendo quando eu passo o protetor ou o próprio vitacid, eu devo intercalar o produto (um dia uso o bepantol e no outro o vitacid?) minha pele é bastante oleosa.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 21 de março de 2018 at 09:43

      Liliane, esses efeitos são comuns e esperados no início do tratamento com esse medicamento. O ideal é intercalar sim, com algum hidratante, pra dar um descanso pra pele. Caso a irritação continue, procure seu dermatologista pra ser orientada novamente.

  • Responder Gabriele 6 de março de 2018 at 20:10

    To usando Vitacid Acne a 2 semanas e apareceu bastante espinhas e tbm descamou bastante e hoje amanheceu super vermelho e irritado devo parar ? Minha dermatologista me disse que eram efeitos normais dele mas estou com medo

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 21 de março de 2018 at 09:35

      Olá Gabriele! é como sua dermatologista disse, são efeitos esperados do produto. Mas se esses efeitos continuarem a ocorrer você deve procura-la pra ser orientada novamente.

  • Responder Talita 3 de março de 2018 at 14:13

    Olá, boa tarde começei a usar vitacid ontem a noite, ai hj lavei com o sabonete de acne e coloquei bastante protetor, então queria saber se posso ir pra piscina pq só usei apenas uma vez o vitacid.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 15 de março de 2018 at 15:14

      Oi Talita! o problema não é a piscina, e sim o sol. Então você deve usar o protetor solar cada 3 horas.

  • Responder CARLA CAVALCANTE 2 de março de 2018 at 10:02

    QUAL A DIFERENÇA ENTRE O VITACID GEL E O VITACID XT?

  • Responder Flavia 1 de março de 2018 at 23:59

    Posso usar vitacid plus em todo o rosto ou apenas na mancha?

  • Responder Michelle Nolasco 1 de março de 2018 at 23:53

    Posso usar Vitacid Plus em região da virilha que estão escuras.

  • Responder rodrigo 1 de março de 2018 at 17:02

    olá! Estou usando o Vitacid, tem alguma maneira de retirar a pele escamada decorrente do uso, ou devo esperar que a mesma saia com o tempo?

  • Responder Vanessa 26 de fevereiro de 2018 at 14:56

    Ola, o vitacid gel 0,25 pode ser usado na região do buço? E porque em ele deixa mais evidente algumas rugas? Agradeço desde já.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 14 de março de 2018 at 09:32

      Bom dia Vanessa! a pele dessa região é muito fina e sensível, então o ideal é não usá-lo nesse local. Procure um dermatologista pra saber qual seria o medicamento mais indicado pro seu caso.

  • Responder Natan 25 de fevereiro de 2018 at 11:29

    Oie queria saber se o vitacid gel 25 funciona em manchinas de espinha

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 14 de março de 2018 at 09:25

      Sim, desde que usado corretamente e com orientação/acompanhamento médico. Do contrário pode piorar as manchas.

  • Responder Renata 24 de fevereiro de 2018 at 21:02

    Estou usando vitacid plus não tá clariando meu rosto

  • Responder mayara 21 de fevereiro de 2018 at 21:04

    boa noite é possível o vitacid acne causar danos irreversíveis com o mal uso

  • Responder MARILIA MAIA 20 de fevereiro de 2018 at 21:03

    Olá,
    Estou usando Vitacid gel 0,025% e gostaria de saber se posso usá-lo diariamente ou tem um tempo determinado de uso? Em outras palavras, se posso ter ele como um produto de uso contínuo.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 12 de março de 2018 at 14:27

      Oi Marilia! o tempo de tratamento vai depender da sua pele e também do que você espera com o uso do produto. Sendo assim, é o seu dermatologista que define isso.

  • Responder Carolina 13 de fevereiro de 2018 at 15:44

    Olá, gostaria de saber se o vitacid XT creme o,1% também pode ser usado para espinhas.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 18 de fevereiro de 2018 at 19:57

      Sim, mas por ser muito intenso deve ser usado com orientação médica, do contrário pode causar irritações na pele.

  • Responder Jéssica 11 de fevereiro de 2018 at 13:29

    Posso usar base enquanto tiver usando o vitacid

  • Responder Marta Ribeiro 10 de fevereiro de 2018 at 17:01

    Estou fazendo uso de vitacid plus a 2 dias e meu rosto está muito vermelho e com ardor e normal?

  • Responder Janielle clementino de paiva silva 6 de fevereiro de 2018 at 07:36

    Fiz o tratamento indicado pelo dermatologistao ja estou na segunda polmada amei o resultado tenho muito medo que volte melasma. Posso usar quantas vezes eu quiser?
    Posso usar o protetor actsun FP 60? Usando vitacid plus ou nao é bom o suficiente?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 18 de fevereiro de 2018 at 19:00

      Oi Janielle! então, esse medicamento deve ser usado somente pelo tempo orientado pelo seu médico. Isso porque ele tem efeitos colaterais quando usado por longo periodo, como afinamento da pele, vasinhos, manchas claras. O Actsun pode ser usado sim.

  • Responder Flávia de Brito Perez 2 de fevereiro de 2018 at 16:44

    Olá boa tarde, estou usando VITACID TRETINOÍNA 0,5 mg/g, faz 5 dicas, e a bula está escrito que quem tem química no cabelo não pode usar esse medicamento, isso é verdade? Eu queria fazer progressiva e gostaria de saber se isso vai me prejudicar?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 14 de fevereiro de 2018 at 12:51

      Boa tarde Flavia! pode fazer, o cuidado a ser tomado é parar o medicamento 4 dias antes da progressiva.

  • Responder ALESSANDRA AGUIAR 22 de janeiro de 2018 at 12:59

    Boa tarde!
    Eu estou usando o vitacid para melasma.
    Só que eu trabalho com atividades fisicas durante o dia com a exposição solar.
    Eu uso protetor solar fator 70 da episol.
    Eu devo interromper o uso do vitacid?
    Alessandra

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 26 de janeiro de 2018 at 10:48

      Bom dia Alessandra! Se você trabalha exposta ao ar livre durante o dia, o ideal seria pelo menos começar o tratamento no inverno. Mesmo assim deve reaplicar o protetor solar cada 4 horas e também usar boné ou chapéu.

  • Responder Talita 9 de janeiro de 2018 at 17:11

    Posso limpar o rosto com água micelar da L’Oréal antes de lavar o rosto com sabonete para peles sensíveis e em seguida aplicar o Vitacid plus?

  • Responder Talita 9 de janeiro de 2018 at 17:05

    Doutora estou a 5 dias usando Vitacid plus para tratar do melasma, nessa fase de descamação tive a impressão da mancha aumentar mas penso que pode ser a irritação na area devido a descamação,é normal ter a sensação da mancha piorar no inicio ?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 17 de janeiro de 2018 at 16:42

      Olá Talita! Com a vermelhidão que ocorre no início, pode ter a impressão da mancha ter aumentado sim.

  • Responder Mary lopes 30 de dezembro de 2017 at 12:36

    Olá.eu tenho uns buraquinhos no rosto por conta da acne. O q é bom pra fechar os poros?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 9 de janeiro de 2018 at 16:25

      Mary, há algumas opções de tratamento , que variam desde ácidos presentes em cremes até laser. O ideal seria se consultar pra saber qual seria a melhor opção pra você.

  • Responder Gabriela 13 de dezembro de 2017 at 20:17

    Boa noite, eu tenho rosácea papulopustulosa, não é nada acentuado demais, mais tem umas marcas, eu tava usando o azelan que melhorou um pouco, aí suspendi e comprei o vitacid creme 0,05%, você acha que o vitacid vai fazer mal ou piorar ?, Obrigada

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 20 de dezembro de 2017 at 13:28

      Gabriela, pro tratamento da rosácea o Azelan é melhor que o Vitacid, pois esse pode piorar a vermelhidão do rosto.

  • Responder Mariclaudia 8 de novembro de 2017 at 21:40

    Estou usando o vitaci XT. E esta aparecendo espinha. Isso é normal?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 12 de novembro de 2017 at 21:03

      Mari, o aparecimento de espinhas durante esse tratamento não é esperado. Procure seu dermatologista pra ser orientada sobre isso.

  • Responder GIRLENE 21 de julho de 2017 at 16:47

    Tem algum tratamento ou alguma coisa que tira marcas de acne do rosto?