Perguntas e respostas

Você se lembra de cuidar da pele na região do colo e pescoço? É melhor ficar atenta!

pexels-photo-167704

Quando falamos em cuidados com a pele para mantê-la bonita, saudável e, principalmente, para combater os sinais do tempo, sempre pensamos na face. Não é à toa: ela sinaliza as primeiras marcas de envelhecimento, especialmente em áreas tão sensíveis como o entorno dos olhos, que até já falamos por aqui

Enquanto damos atenção para algumas áreas, nos esquecemos de outras igualmente sensíveis e que também apresentarão mudanças significativas com o passar dos anos – mas só daremos a devida atenção, talvez, quando essas marcas já foram presentes, especialmente de forma precoce.

A região do colo e pescoço é uma dessas áreas: estão quase sempre à mostra, muito por causa da maioria das roupas que não costumam cobrir essa região, incluindo decotes, e também pelas altas temperaturas que nos fazem visitar clubes, praias e sítios com bastante frequência. Quem é que não deixa o colo e pescoço expostos, não é mesmo?

A questão é que por estarem sempre à mostra eles também estão desprotegidos das agressões do dia a dia, como a luz solar e a poluição, que já mostramos aqui serem potenciais vilãs para a nossa pele.

Por que dedicar-se à pele dessa área?

Pelo alto grau de exposição, pela sensibilidade do local e por ser uma área tão esquecida diante de outras que julgamos mais importantes, é necessário atenção especial com o colo e pescoço, antes que só notemos sua importância quando as marcas do tempo começarem a surgir mais cedo do que esperávamos.

Além disso, assim como acontece com a pele ao redor dos olhos, é uma área sem muitas glândulas sebáceas, o que as torna mais ressecadas e menos hidratadas naturalmente. Com o passar dos anos, os danos são visíveis: flacidez e rugas começam a aparecer; a pele se torna mais áspera; o que eram sardas, tornam-se manchas, além de vermelhidão, alergias, dermatites e outros problemas.

Quais cuidados devemos tomar com a pele do colo e pescoço?

Por envelhecer mais precocemente, essa região merece cuidados anti-envelhecimento que dependerão, logicamente, da idade de cada paciente, mas que já podem começar a ser pensados a partir dos 20 anos, modificando os cuidados ao longo do tempo.

O filtro solar é indispensável nessas áreas, tente nunca se esquecer de inclui-las ao passar o filtro no rosto, mas a hidratação também é fundamental. O ideal é que elas sejam hidratadas sempre que você sentir necessidade, mas, se ao longo do dia você não consegue fazê-lo, pode seguir esses dois passos: passar filtro solar durante o dia, assim que sair de casa, e um hidratante antes de dormir, ou logo após o banho. Lembre-se também que a água do banho muito quente é uma das razões para acentuar o ressecamento da região.

Vale lembrar também que a esfoliação é uma importante aliada e ajuda na renovação celular da pele.

É muito importante que um dermatologista faça a indicação dos produtos ideais para você. O motivo é simples: alguns produtos que utilizamos no rosto e que tem múltiplas funções, como a de hidratar, talvez não possam ser utilizados no colo e pescoço, já que são regiões realmente muito finas e que possivelmente não aguentarão a potência desses produtos.

Por isso, cada caso deve ter um cuidado especial e não existe uma regra, mas um caminho que devemos tomar. Esperamos que essas dicas tenham o ajudado a entender a importância dos cuidados nessa região. São bem simples, mas de extrema importância!

 

Se você tiver alguma dúvida sobre essa questão, ou qualquer outra pergunta dermatológica, fique à vontade e mande para a dermatologista!

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)