Perguntas e respostas

A ordem de uso dos dermocosmeticos influencia nos cuidados diários? A resposta é sim!

04-toning-what-your-skincare-routine-should-look-like-if-you-have-dry-skin-robertprzybysz-102310737

Exatamente! Tão importante quando utilizar os dermocosmeticos corretos, adequados para a sua pele e para o seu caso, é utiliza-los na ordem correta, para que possam gerar todos os efeitos esperados, sem que um não comprometa o trabalho do outro e, dessa forma, você não gaste dedicação e produtos em vão.

Cientes da devida importância, tem outro ponto a ser levado em conta para a escolha do tema de hoje: muita gente realmente não sabe a ordem correta de utilizá-los e acaba utilizando errado ou abandonando o uso.

O que pode acontecer utilizando dermocosmeticos na ordem errada?

Como dissemos, um atrapalhará o efeito do outro e serão utilizados em vão. Se você utilizar um creme anti-idade depois da base, pode comprometer a cor dela. Já o creme anti-idade terá mais dificuldades em ultrapassar a barreira da base, o que afetará seus efeitos.

O que levar em conta

As texturas dos produtos importam muito! Esse é um dos critérios: os de texturas mais leves precisam ser passados antes dos demais. Provavelmente, esses são os que precisam ser absorvidos pela pele, o que demanda mais tempo.

A logica do processo também conta: precisamos limpar a pele, hidratá-la e finalizar protegendo-a.

Primeiro passo: a limpeza da pele

Esse é o passo número 1 porque a pele precisa estar livre de poluição, maquiagens e até mesmo de resíduos de produtos usados no dia anterior, para que receba tudo novamente. Além de deixa-la natural e neutra, essa medida evita o acúmulo de resíduos e uma provável obstrução dos poros – que podem gerar acnes, entre outros problemas de pele.

Para esse passo, você deve utilizar água e um sabonete indicado para o seu tipo de pele. Use o demaquilante se for necessário retirar maquiagem, já que ele faz isso mais profundamente, ou então um tônico.

Segundo passo: os cuidados

Aqui, já com a pele limpa, você pode utilizar seu produto em creme, gel ou sérum, também escolhidos de acordo com o seu tipo de pele, que podem ser hidratantes ou anti-rugas, se for o seu escolhido. Esses dermocosmeticos para tratamentos, de forma geral, já possuem ação hidratante.

Nessa etapa, temos os cuidados com os olhos e as demais áreas do rosto, que devem ser diferentes – sim, como já alertamos outras vezes aqui, a região dos olhos se difere da pele do rosto, não utilize o mesmo produto!

Utilize primeiramente o creme de cuidados para os olhos, depois seu anti-idade.

Terceiro e ultimo cuidado: a proteção e acabamento

Depois de limpar e cuidar da pele com os seus produtos escolhidos, vem a hora de finazá-la, tanto para protegê-la, quanto dar o acabamento com a maquiagem diária. Para isso, você deve utilizar o protetor solar e a base. Para que não fiquem muitas camadas no rosto, sugerimos que escolha os já tão famosos protetores faciais com cor de base, ou os famosos BB Creams, assim você utilizará dois produtos em um, e diminuirá uma camada de produto.

Feito tudo isso, não há como errar. O que você não pode esperar é que passando todos juntos, em ordem errada, eles possam agir em conjunto, o que é muito difícil.

Se você ainda tem alguma dúvida ou utiliza algum produto que não mencionamos aqui e adoraria saber como inclui-lo na ordem da sua rotina de beleza, é só perguntar para a dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)