Perguntas e respostas

Dermatologista Responde: Fui diagnosticado com dermatite seborreica. O que fazer?

01-pancreatic-cancer-jaundice-1

A dermatite seborreica é uma doença não contagiosa, sem muita gravidade, mas que causa um grande incômodo e até constrangimento em seus portadores. Essa doença ocorre em  locais onde predominam grandes números de glândulas sebáceas, como é o caso do rosto e couro cabeludo, por isso são mais frequentes nessas regiões.

Sua maior característica diz respeito à machas avermelhadas que coçam, irritam e descamam;. No couro cabeludo, por exemplo, a caspa é uma consequência dessa doença.

Separamos aqui algumas perguntas que recebemos de pessoas que possuem dermatite seborreica. Consideramos como perguntas bem frequentes e que a resposta costuma ajudar muitas outras pessoas. Se você também sofre com esse problema e tem alguma dúvida diferente das que listamos abaixo, mande sua pergunta nos comentários para a nossa dermatologista!

Fui diagnosticado com dermatite Seborreica no couro cabeludo, meu cabelo cai muito e está mais fino e ralo. O que fazer?

Dermatologista: A dermatite seborreica é uma das principais causas de queda de cabelo. Além do uso de xampus específicos indicados pelo seu dermatologista, há também loções pra quando a dermatite estiver mais inflamada. Vale lembrar que você deve evitar o uso de gel e cremes no cabelo por piorarem a dermatite.

Um bebê pode ter dermatitte? E se pode, quais são os sintomas? Como fica a pele? É perigoso?

Dermatologista: Qualquer pessoa pode ter dermatite, inclusive os bebês. Os sintomas em geral são vermelhidão, descamação e coceira na pele. Como existem alguns tipos de dermatite , é importante levá-lo ao pediatra ou dermatologista pra descobrir a causa.

‎Tenho dermatite seborreica no rosto, faço uso da pomada Desonol/desonida, um pouquinho que fico exposto ao sol, meu rosto queima rápido demais. Gostaria de saber sobre algum protetor solar pra usar junto com essa pomada.

Dermatologista: O protetor solar mais indicado pra quem tem dermatite seborreica na face deve ter “toque seco” , “efeito matte” ou “loção oil free”. Produtos cremosos devem ser evitados pois pioram a dermatite pelo aumento de oleosidade da pele.

Tenho dermatite seborreica e estou com rosto com o aparecimentos de algumas espinhas. Tenho a pomada micolamina, indicada pela dermatologista. Essa pomada pode prejudicar as espinhas que surgiram no meu rosto?

Dermatologista: Como pomadas em geral são cremosas, podem piorar as espinhas sim. O ideal seria loção, spray ou gel.

Como faço para tratar dermatite seborreica com manchas brancas na pele?

Dermatologista: Não podemos indicar tratamentos pelo site, mas primeiro é necessário esclarecer se o que você tem é mesmo dermatite seborreica ou não. Isso porque manchas brancas na pele podem ser sinal de outros problemas como, por exemplo, micose. Então, o ideal é você se consultar antes de tentar tratamentos por conta própria.

Estou com queda de cabelo e, mesmo seco, se eu passo a mão saem os fios e coça também. O que eu faço?

Dermatologista: Há varias causas para a queda de cabelos e, em geral, a mais comum é a presença de dermatite seborreica (caspa). Ela causa coceira de descamação no couro cabeludo, além da queda.

Qual é a diferença entre dermatite seborreica e foliculite? Também quero saber como é o tratamento de cada uma delas.

Dermatologista: A dermatite seborreica é o que chamamos de caspa, aquela coceira e descamação no couro cabeludo. É tratada principalmente com xampus. Já a foliculite são aquelas bolinhas tipo espinhas que aparecem na barba, couro cabeludo e virilha de mulheres. O tratamento é feito com antibióticos.

De uns tempos para cá, minha face (testa e no canto do nariz) fica escamada, apresentando tipo uma caspa no rosto – algo que infesta meu couro cabeludo. Já usei de tudo e nada resolve. Preciso de alguma recomendação de produto, tratamento ou medicamento.

Dermatologista: a caspa (dermatite seborreica) pode afetar tanto o couro cabeludo quanto o rosto, geralmente entre as sobrancelhas e o canto do nariz. Use xampus anticaspa na face e para lavar os cabelos. Evite passar produtos oleosos para não piorar.

Tenho dermatite seborreica. Fiz um microagulhamento para acne, pois minha dermatite não estava ativa. Agora está com crostas e vermelho. Posso usar o creme miconazol betametasona que a dermatologista me passou nessas condições em que estou?

Dermatologista: se esse produto tiver sido prescrito pela sua dermatologista, pode sim.

Tenho dermatite seborreica e ando sempre pesquisando na internet sobre isso e encontrei um tratamento com vacina, o ITA (imunoterapia ativa). Queria saber como é o processo e se tem surtido efeitos em pacientes ou é só mito?

Dermatologista: Por enquanto não temos nenhuma comprovação prática sobre esse tratamento.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Davi 19 de outubro de 2017 at 19:15

    Gostaria de saber se um tratamento com sabonetes a base de selenio ou zinco e um creme antifungico ajuda no tratamento da demtite seborreica?Cetoconazol é um corticoide?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 21 de outubro de 2017 at 19:49

      Olá Davi, ajudam sim. O cetoconazol é um antifúngico que está presente em xampus e pomadas, e também ajuda no tratamento.