pele-aos-40-anos
Perguntas e respostas

Você sabe/saberá cuidar da sua pele aos 40 anos?

Você chegou ou está chegando aos 40 anos? Como é a sua pele? O que acontecerá daqui pra frente? Há muitas dúvidas nesse período e toda ajuda é muito bem vinda, por isso trouxemos algumas dicas que são muito valiosas e poderão te ajudar a chegar à terceira idade com uma pele bonita e saudável!

A verdade é que a pele já pode começar a ser tratada com passos básicos aos 20 anos. A ideia é prepará-la e cuidá-la para os anos que virão. Mas, como normalmente estará a pele aos 40 anos?

Produção de colágeno

Uma das principais características da pele nessa idade diz respeito à queda na produção de colágeno. Como todos bem sabem, o colágeno é um dos responsáveis pela firmeza da pele. Ele não deixa de ser produzido, mas ocorre em quantidade e qualidade inferior, tornando-se praticamente insuficiente para manter a pele mais viçosa. É por essa razão que, especialmente nessa idade, aparecem mais rugas, linhas de expressão, flacidez e outras marcas características do envelhecimento na pele.

O grande desafio, dessa forma, é como podemos estimular a formação do colágeno nessa idade, efeito que é alcançado através do tratamento ideal para cada pele, indicado pelo dermatologista.

Filtro solar por toda a vida

Essa é a dica primordial, já que o Sol, além de ser extremamente nocivo à saúde, também é à pele. O protetor solar, em todas as idades, garante que a pele não será tão prejudicada mais pra frente. Quando chegar aos 40, utilize-o ainda mais: a pele nessa idade está mais sensível, então qualquer excesso pode ser ainda mais prejudicial.

Uma ajudinha das Vitaminas

Cosméticos com Vitamina C e Vitamina E podem ajudar e muito se você tem algumas manchas na pele ocasionadas pelo sol ou pelo tempo. Essas vitaminas costumam clarear as manchas e até combater o fotoenvelhecimento e seus efeitos, além de estimular a produção de colágeno. Essa dica vale tanto para as vitaminas presentes em cosméticos e dermocosmeticos, quanto para a ingestão através dos alimentos onde são abundantes.

Se você ainda não usa, comece a usar os anti-idade

Faça uso de produtos anti-idade sim, pois eles ajudarão com a questão da flacidez. Nesse quesito além das vitaminas que citamos acima, a Vitamina A, ou retinol, é uma das mais importantes. É ele quem renova as camadas da pele, melhorando a textura e até a elasticidade.

Faça mais limpezas de pele

Esse ponto também é um grande aliado, pois ninguém melhor que a limpeza para ajudar a desobstruir os poros, que também vai ajudar na renovação, retirando camadas de pele que já estejam manchadas, acneicas, oleosas e mais envelhecidas.

Esfoliação e Hidratação

Essa é outra coisa que perdemos com o passar dos anos e aos 40 será mais evidente: a hidratação! Com isso, a pele começa a ficar mais ressecada. Portanto, essa dica pode entrar hoje mesmo na sua rotina, se é que você já não a tem. Depois de limpar a pele, faça uma hidratação com cremes que contenham substâncias como o ácido hialurônico, por exemplo. Além da hidratação, outra que pode entrar na rotina é a esfoliação, com frequência semanal, aproximadamente.

Peelings, Luz pulsada e outros tratamentos dermatológicos

O peeling e a luz pulsada também são super indicados a partir dos 40 anos de idade e, além de ajudar na pele com mais oleosidade, também ajudam a estimular a produção do colágeno. Além disso, existem outras recomendações, como o laser. Esses tratamentos serão indicados pelo seu dermatologista.

 

Depois de todas essas dicas devemos lembrar que ninguém melhor que o seu dermatologista para indicar o melhor tratamento e melhor rotina diária para você. Use tudo com acompanhamento do profissional de sua confiança. Outra coisa muito importante é lembrar sempre que a cada dia surgem novas marcas no mercado prometendo, entre outras coisas, o rejuvenescimento da pele. Grande parte delas não possui a quantidade necessária de substâncias para tratar a pele e essa pode ser uma informação não tão simples para o consumidor apurar, portanto, o seu dermatologista te ajudará da melhor maneira nesse quesito também!

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre os cuidados aos 40 anos, ou gostaria de saber algo relativo à sua faixa etária, fique à vontade e envie sua pergunta para o dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Dailza Carvalho da Costa 2 de setembro de 2017 at 16:16

    Qual melhor protetor solar pra quem tem malesma?
    Manchas pretas no rosto.