hidroquinona
Perguntas e respostas

Hidroquinona para clarear a pele: usar ou não?

Esse é um assunto que já rendeu muitos debates na internet. Afinal, a hidroquinona é boa ou não? Os dermatologistas indicam? Para quem é mais indicada e quem não deve, de forma alguma, utilizá-la? Viemos desmistificar e esclarecer algumas coisas a respeito desse tratamento.

Afinal, o que é e para que serve a hidroquinona?

Para quem não sabe, a hidroquinona é utilizada para clarear manchas da pele, e pode ser encontrada com diversas denominações. Ela pode diminuir manchas escuras, como as do melasma, sardas, ou até mesmo as manchas de acne, atuando como uma substância despigmentante, ou seja, reduzindo a produção da melanina pelas células e também o seu acúmulo. Hoje a hidroquinona é considerada o clareador mais potente do mercado.

Mas, por que há tanta controvérsia a respeito da hidroquinona?

O que falam de negativo sobre o produto?

Foram realizados testes da hidroquinona com ratos, onde após ingerir grandes quantidades, desenvolveram câncer. A hidroquinona é de uso tópico e, até o presente momento, não se tem registros de câncer em pessoas que utilizaram o medicamento, mesmo por tempo prolongado.

Efeitos colaterais

Assim como diversos outros produtos com finalidade dermatológica, a hidroquinona precisa, primeiramente, ser indicada e utilizada com o acompanhamento de um dermatologista, para que seu uso aconteça apenas quando realmente for necessário e que não seja feito de forma incorreta, evitando assim os problemas relacionados a esse subtítulo: os efeitos colaterais!

Sabendo que a hidroquinona não pode ter contato direto com a luz do sol, se descuidar disso pode trazer à tona uma hipersensibilidade e, dessa forma, a pele estará mais vulnerável, podendo haver o nascimento de outras manchas.

Além disso, podem acontecer vermelhidões, ressecamento da pele e coceiras. Há também quadros como inflamação, irritação, aparecimento de manchas claras, ou manchas com outros tipo de pigmentação, muitos mais resistentes e difíceis de serem removidas. Nesses casos, até mesmo a dosagem precisa se muito bem pensada, iniciando-se por concentrações mais leves, até as opções mais concentradas.

Como evitar?

Na verdade, e frisando o que já falamos, os efeitos colaterais costumam aparecer quando o produto não é bem utilizado, tanto em questão a sua dosagem, quanto ao tempo de uso. As concentrações altas e o uso prolongado podem ocasionar todos os efeitos citados acima.

Por isso, o primeiro de todos os passos é procurar um dermatologista para um diagnóstico que esteja correto. Muitas pessoas utilizam hidroquinona sem precisar e em muitos outros casos havia outros produtos melhor indicados. Além disso, o tipo de pele, a concentração do produto, o tempo a ser utilizado e também quais tipos de produtos você utilizará ao mesmo tempo, tudo isso deve ser profundamente analisado junto ao seu médico, antes da decisão de começar o tratamento com a hidroquinona.

Se recomendado, utilize seguindo à risca todos os passos pedidos pelo seu dermatologista, utilizando sempre à noite – essa é a maneira ideal – e sem esquecer o protetor solar logo pela manhã, reaplicando ao longo do dia.

Quem não pode usar a hidroquinona?

A princípio, não devem usar o produto pessoas gestantes e lactantes, crianças, e também pessoas onde o uso não foi indicado. Não tente também se o seu dermatologista achar que não é o melhor caminho.

 

De modo geral, a hidroquinona, até o momento, continua um dos mais potentes clareadores do mercado, mas seu uso requer todos os cuidados citados. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, ou se está fazendo uso da hidroquinona e gostaria de perguntar algo, envie para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Ellaine Nunes 7 de agosto de 2017 at 17:26

    Boa Tarde. Gostaria de saber se hidroquinona pode desencadear vitiligo?
    Att. Ellaine

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 11 de agosto de 2017 at 22:11

      Não Ellaine, mas se usada por longo tempo ou de forma incorreta pode levar ao aparecimento de manchas claras na pele.

  • Responder Ana DIVA Rodrigues Magalhães Silva 7 de agosto de 2017 at 16:27

    Gostaria que você me ajudassem a acabar com papada pois me sinto muito incomodada

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 11 de agosto de 2017 at 22:10

      Ana boa noite! A primeira coisa é procurar um dermatologista pra ser examinada. A indicação do tratamento vai depender da intensidade da papada e da flacidez.

  • Responder Evanyse Castro 7 de agosto de 2017 at 13:37

    Eu uso Suavicid: hidroquinona+ tretinoína+ fluocinolona acetonida. Uso já a 15 dias achei que as manchas melhorou muito, Sei os cuidados que devo ter a mim expô ao sol e proteje a pele. Gostaria de saber por quanto tempo devo usar?