Perguntas e respostas

Sinais da pele que podem alertar sobre algum problema de saúde!

sinais-da-pele

Visitar um dermatologista com certa frequência não é apenas para quem deseja manter a beleza da pele, ou para quem já está com um problema dermatológico que precisa ser tratado. Também é necessário que todos saibam que a pele é o segundo maior órgão do corpo humano e que não serve apenas para revestir nosso organismo, mas que ela é um dos maiores demonstrativos do que ocorre interiormente.

Pode ser que a maioria das pessoas não percebam seus sinais, mas muitos dos problemas que acontecem em nosso corpo dão um sinal anterior na pele, antes mesmo de sentirmos qualquer sintoma.

Por isso, a ideia de que uma pele bonita reflete um corpo saudável é completamente verdadeira, assim como o inverso também: quando notar algo de estranho em sua pele, é melhor tentar entender que tipo de sinal pode ser e o que ele quer dizer com isso.

Abaixo separamos algumas das características de nossa pele que, em alguns casos, podem significar algum problema. Se você tiver algo parecido, atente-se para as dicas.

Características de nossos cabelos que indicam problemas

Começando pelos nossos cabelos, você sabe qual é a hora de se atentar às suas características e procurar ajuda?

– Queda de cabelos – o problema está relacionado a alterações na tireoide, anemia, ou até mesmo deficiência de algum nutriente importante.

– Pessoas com cabelos quebradiços – o primeiro passo é sempre tentar reverter cabelos opacos com cuidados e nutrição, além de evitar o calor intenso dos acessórios e o uso de produtos químicos de forma exagerada. Se com todos esses cuidados os cabelos permanecerem com essa aparência ressecada, tanto nas pontas, quanto na raiz, esse problema também pode estar relacionado a alguma deficiência de nutrientes e até mesmo anemia.

Nossas sobrancelhas também podem indicar algo, sabia?

Exatamente. Elas não são apenas uma questão estética. Quando o indivíduo perde parte das sobrancelhas, como o canto externo, por exemplo, ou quando os pelos afinam ou caem muito, é preciso visitar um especialista e analisar se não pode ser algum problema como o hipotireoidismo.  Além dessa característica, o hipotireoidismo também tem como “sintomas ” as unhas quebradiças e o ganho de peso.

As manchas também!

Como já falamos tantas vezes por aqui, as manchas e suas alterações são motivos mais que suficientes para que um dermatologista seja consultado. Geralmente, elas são causadas pelos efeitos negativos do sol e da poluição e servem como um alerta bem precoce sobre o câncer de pele. Leia mais nessa matéria onde explicamos tudo detalhadamente. [Link matéria]

E aquela vermelhidão no rosto fora do comum?

Essa pode ser rosácea, uma doença que também já falamos muito por aqui. [link matéria] De forma resumida, elas são causadas pela dilatação dos vasos sanguíneos.

Erupções na pele

Quando aparece uma erupção na pele, de origem desconhecida, e principalmente quando essa erupção for seguida de febre ou dores tanto muscular quanto nas articulações, elas podem representar alguma doença auto-imune (como lúpus)ou então uma infecção.

Fique de olhos nas suas unhas também

As unhas, por mais que não pareça, estão diretamente ligadas ao funcionamento de nossos órgãos. Se você nota alterações na cor ou no formato das suas unhas com muita frequência, isso também pode estar relacionado com algum problema interno, problemas renais, e até mesmo psoríase nas unhas.  

 

De forma resumida, esses sinais que a pele apresenta podem parecer bem comuns, especialmente quando não são tão característicos, ou pareça não ter relações com problemas de pele. Por isso, devemos redobrar os cuidados e a atenção, pois eles podem ser extremamente úteis para detectar algumas doenças, especialmente as que estão no começo, quando não apresentaram sintomas.

Sempre que notar algo fora do comum, ou tiver qualquer dúvida, procure um dermatologista para esclarecer!

Gostaria de enviar uma pergunta sobre o tema? Fique à vontade e pergunte ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)