Cropped shot of a young woman squeezing a pimple on her face
Perguntas e respostas

Dermatologista responde dúvidas sobre o uso do Roacutan

Muitas pessoas sofrem com as acnes e insistem em diversos tratamentos, até que consigam notar reais melhorias. Inclusive, entre todas as dúvidas e relatos que recebemos diariamente, esse é um dos assuntos mais frequentes.

Entre os inúmeros tratamentos, está o Roacutan, um remédio para acne utilizado apenas em casos mais graves, principalmente quando elas apresentam riscos de cicatrizes ou quando são muito resistentes a outros tratamentos. Normalmente, não são indicados no início, e sim quando outros tratamentos já foram testados e não houve melhorias no quadro.

Sendo o Roacutan um remédio tão potente, é muito comum que apareçam muitas dúvidas ao longo do tratamento. Se você usa o Roacutan, já utilizou, ou vai começar o tratamento indicado por seu dermatologista, confira abaixo algumas das dúvidas que recebemos e respondemos. Caso queira saber algo, fique à vontade e envie sua pergunta para a nossa dermatologista!

Tomei Roacutan por 7 meses e 6 meses após o fim do tratamento, quando saio no sol, minha pele fica com manchas vermelhas e coça muito, até quando tem roupa por cima, como na barriga.

Dermatologista: provavelmente essas manchas não têm a ver com o Roacutan que você já parou de tomar há 6 meses, procure um dermatologista.

Tomando Roacutan eu posso passar vinagre de maçã no rosto, para manchas? Ou o que você me sugere?

Dermatologista: Não faça isso! O vinagre é composto pelo ácido acético, que vai causar irritações e até queimaduras no seu rosto. Procure seu dermatologista pra ser orientada corretamente sobre isso.

Tomei Roacutan na adolescência porque tinha muita espinha e hoje minha barba nasceu falhada. Se utilizar o minoxidil, corro o risco de voltar a ter as espinhas?

Dermatologista: O minoxidil não estimula o aparecimento de acne.

O Roacutan tira o aspecto grosseiro da pele e deixa mais lisinha?

Dermatologista: o Roacutan trata as espinhas inflamadas que não melhoraram com outros medicamentos.

Fiz tratamento com Roacutan e foi um sucesso. Meses após o fim do tratamento, pontinhos brancos no nariz começaram a aparecer. Descobri que não são cravos e sim filamentos sebáceos. Existe algum meio de tratar ou impedir o crescimento?

Dermatologista: Qualquer tratamento necessita de uma manutenção (até mesmo com o Roacutan) quando chega ao fim. Caso essa prevenção não seja feita, a oleosidade vai aumentando progressivamente e causando acne novamente.

Estou tomando Roacutan, gostaria de saber se posso ingerir álcool e suplementos durante o tratamento. Se sim, qual a quantidade?

Dermatologista: quem está em tratamento com Roacutan (Isotretinoina) não pode fazer uso de bebidas alcoólicas.

A pílula do dia seguinte pode ser tomada enquanto a mulher estiver no tratamento do Roacutan e que não tome anticoncepcional ?

Dermatologista: mulheres que tomam Roacutan devem obrigatoriamente usar algum método contraceptivo, pois não podem engravidar durante o tratamento. O mais certo agora é retornar com o dermatologista que está te acompanhado nesse tratamento pra ser orientada oque fazer.

Tenho espinhas internas há vários anos elas não somem. Algumas vezes não ficam muito inflamadas, mas ainda continuam lá, seria o caso de usar Roacutan?

Dermatologista: o Roacutan (Isotretinoína) está indicado pra acnes mais graves e inflamadas, ou em situações onde já foram tentados vários tratamentos (inclusive com antibióticos) que não deram certo.

Posso tomar banho de sol protegendo o rosto e passando muito protetor solar? Estou tomando Roacutan.

Dermatologista: Não recomendo tomar sol se estiver fazendo uso de Roacutan, mesmo com protetor solar.

Estava fazendo o tratamento com o Roacutan pelo SUS, estava com 2 meses tomando, mas atrasei a renovação e estou esperando aprovar para continuar, com isso já faz 1 mês que interrompi. Terei que recomeçar o tratamento?

Dermatologista: provavelmente sim, pois o tratamento não pode ser interrompido por tanto tempo.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)