pele-cuidados-30-anos
Perguntas e respostas

Os 30 anos chegaram: saiba tudo o que acontecerá com a sua pele e como cuidá-la daqui pra frente!

Nos últimos dias, falamos aqui sobre todos os cuidados essenciais para a pele de quem chegou aos 40 anos. Mas, como todos bem sabem, para cada década destacamos diferenças na pele que são bem grandes. Sendo assim, os cuidados também não são os mesmos.

Então, hoje trouxemos algumas dicas para quem está chegando ou alcançou os 30 anos. Provavelmente, você ainda não notou grandes mudanças, ou notou diferenças mínimas no viço da pele. Esse é um período bem marcante, pois é onde alguns sinais já começam a aparecer como reflexo dos cuidados (ou falta deles) no passado.

Você tem 30 anos? Está quase lá? Conhece alguém nessa idade que precisa ouvir essas dicas? Então vamos lá!

O que começa a mudar aos 30 anos?

Logicamente, tudo dependerá muito da genética da cada individuo, mas de forma geral é o período em que a pele começa a perder elasticidade e colágeno, pois acontece a diminuição da produção de ambos.

Com isso, os primeiros sinais deverão aparecer com relação ao viço da pele, hidratação e especialmente uma alteração no contorno dos olhos. Também é nessa fase que notamos as primeiras rugas e manchas.

Um detalhe muito importante e que a maioria das pessoas nessa faixa etária não costuma pensar, é com relação ao pescoço, colo, mãos e pés, que também envelhecem rapidamente e só nos damos conta quando os sinais já são mais que evidentes.

A partir de que momento deverá dar atenção aos sinais que aparecerão aos 30 anos?

Na verdade, desde sempre! Como sempre frisamos por aqui, o protetor solar é o primeiro cuidado de todos e o que deve nos acompanhar por todos os dias de nossas vidas. Além disso, como também já citamos, os 30 anos começarão a revelar todos os cuidados que deixamos de tomar nos anos anteriores. Mas, é a partir dos 20 aproximadamente, que a nossa “pele adulta” começa a se formar, e são os cuidados com ela que dirão como estará a nossa pele aos 30 anos.

Cuidados especiais!

É natural que nessa fase as pessoas ainda não saibam exatamente o que é preciso cuidar em sua pele e o que ainda é desnecessário usar nessa faixa. Realmente: ainda que seja registrada uma queda na produção de colágeno e elastina, eles ainda são produzidos em grandes quantidades. Portanto, o que realmente é necessário, além dos cuidados básicos, é a reposição e estimulação de algumas vitaminas e processos:

– Fique atendo às Vitaminas na sua pele: procure por cremes (ou séruns, caso tenha a pele mais oleosa) que tenham Vitamina C. Ela é antioxidante!

– Filtro solar, sempre: busque sempre utilizar os protetores com fator 30 ou mais! Além de reaplica-lo ao longo do dia, ao escolher dê preferência também aos que possuem substâncias como óxido de zinco, por exemplo, que faz uma barreira física também, protegendo ainda mais a pele, não só da luz do sol, mas também da luz visível.

– Quanto aos retinoides: já explicamos sobre eles aqui, e sim, ele pode fazer toda a diferença na pele jovem, porque estimulam a produção de colágeno, tratam a pele e até revertem o fotoenvelhecimento. Você pode optar por produtos que tenham a substância de uma forma mais leve, como em hidratantes.

– Sobre a área dos olhos: já nessa área, os cuidados devem ser com produtos diferentes da pele do rosto, porque nessa região a pele é diferente e muito mais fina. Nesse caso, utilize produtos indicados pelo seu dermatologista, de preferência pela manhã e a noite.

 

Há também algumas soluções, especiais para essa idade, que são feitas nas clinicas dermatológicas. A maioria delas tem como objetivo a prevenção das rugas. Consulte seu dermatologista para entender quais podem ser úteis para o seu caso.

Ficou com alguma dúvida? Se você está numa faixa de idade aproximada e gostaria de fazer alguma pergunta, envie-a para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Lari 22 de agosto de 2017 at 09:51

    Ótimas dicas!! Farei 30 anos final desse ano, mas já venho me cuidando há tempos. Vitamina C é do céu para a pele ao redor dos olhos. Amo!