estrias
Perguntas e respostas

Dermatologista responde as principais dúvidas sobre estrias

É difícil encontrar quem não tenha algumas estrias pelo corpo, mas, mesmo sendo tão recorrentes em grande parte das pessoas, muitos não conhecem o melhor tratamento ou como evitá-las. Ainda que estejam em fase de tratamento, é muito comum que apareçam algumas dúvidas, especialmente sobre métodos que são facilmente espalhados e prometem melhoras.

Portanto, o ponto de vista de um especialista é sempre importante. Ele é quem avaliará suas espinhas e saberá indicar o melhor tratamento, a depender da fase e que elas se encontram.

Abaixo, selecionamos algumas dúvidas que recebemos sobre estrias e as respostas. Esperamos que possam te ajudar com suas dúvidas também, mas, se quiser, pode enviar suas perguntas à nossa dermatologista clicando aqui!

Como acabar com minhas estrias? Ou pelo menos diminuir bastante

Dermatologista: O tratamento vai depender do tipo de estria. Estrias vermelhas, que são mais recentes, respondem bem a cremes com ácidos e peelings. Já as brancas, que são aquelas antigas, são de difícil tratamento. Atualmente, o que dá mais resultado pras estrias brancas é o laser associado com ácidos no local, mas mesmo assim necessita de algumas sessões.

Eu tenho 23 anos e as estrias não param de aparecer no meu corpo, eu sou magra e está acontecendo isso. O problema é que fumo cigarro há muitos anos, pode ser por causa disso?

Dermatologista: O cigarro não causa o aparecimento de estrias. Entre os principais motivos estão gravidez, ganho de peso em curto intervalo de tempo e uso de medicamentos. Converse com um dermatologista sobre isso.

Micropuntura para estrias resolve? É uma boa opção?

Dermatologista: Ajuda sim, com melhores resultados pras estrias recentes (aquelas vermelhas). As antigas (brancas) são mais difíceis de sair.

Eu sempre tive várias espinhas pelo corpo, agora apareceram outras nas pernas, em toda a  coxa, até na barriga e seios. Não estou grávida e nem tenho filhos, mas elas aparecem sempre. Será que tem a ver com a genética? Pois não engordo tanto, nem emagreço.

Dermatologista: São várias as causas de estrias: ganho rápido de peso ou altura ( como na fase da adolescência por exemplo), gravidez, uso de anabolizantes e corticóides. Então o ideal seria você se consultar pra ver oque poderia estar causando as estrias em você.

Recentemente vem surgindo bastantes estrias vermelhas, meio arroxeadas em mim, principalmente na região do braço. Já usei cicatricure anti-estria, mas não adiantou. O que eu faço para elas sumirem de vez?

Dermatologista: Se você ganhou peso ou cresceu rápido, ou se está fazendo musculação mais intensa nos bracos, as estrias podem surgir, e a melhor hora de tratar é enquanto elas estão vermelhas. Se consultar com um dermatologista pra saber qual o medicamento mais indicado pra você.

Estou usando cicatricure creme corporal para estrias, mas as minhas estrias são brancas, será que vai clarear minhas estrias com o produto?

Dermatologista: o melhor tratamento pra estrias brancas é o laser, os cremes funcionam muito pouco.

Estou usando o dermaroller 1,5m nas estrias brancas. Será que realizando varias sessões terei um resultado satisfatório? Conseguirei que elas fiquem imperceptíveis?

Dermatologista: Atualmente o tratamento de escolha para as estrias é o laser fracionado, que chega até as camadas mais profundas da pele, onde as estrais estão. O dermaroller pode até ajudar, mas seus resultados são inferiores aos dos lasers.

Eu queria saber se o óleo de côco, azeite de oliva, manteiga de cacau, e de karite são bons para estrias?

Dermatologista: Eles hidratam a pele e melhoram a elasticidade, mas não tratam as estrias.

Posso usar o chá de calêndula sob a pele para tratar estrias e cicatrizes ou somente posso ingeri-lo?

Dermatologista: O chá de calêndula não tem nenhum efeito sobre cicatrizes e estrias, então não adianta aplica-lo.

Devido a exercícios puxados na academia, saíram algumas estrias em mim. Gostaria de saber se Vitanol A é recomendado e se existe algum tratamento para acabar com as estrias?

Dermatologista: o Vitanol pode ser usado no tratamento de estrias sim, mas no calor pode causar irritações intensas na pele. Então só recomendo com indicação é acompanhamento médico.

Meu Biomédico me indicou Ácido retinóico 0,05%, desonida 0,05%, ácido kójico 4% e ácido tranexâmico 2% para tratar estrias e usar somente à noite. Em torno de quanto tempo terei resultados?

Dermatologista: O resultado é lento, pois as estrias estão localizaras em camadas mais profundas da pele, onde os cremes chegam com dificuldade, então você deve começar a ver os efeitos a partir de : meses de uso.

Um farmacêutico me indicou Colágeno 5%, elastina 5%, centella asiática 5%, óleo de semente de uva 5% e vitamina E 1% em creme para o tratamento de estrias. Gostaria de saber se está correto quase todos os ativos serem “5%”, ou se tem que ter um “balanço” nestas porcentagens. Gostaria de saber também se o doutor acha que pode ser substituído ou acrescentado algum componente.

Dermatologista: A rigor não há problema de todos os ativos serem 5%, a questão é que essa fórmula tem pouco resultado pra estrias. Te recomendo consultar um dermatologista.

É sabido que as estrias deixam a pele com um aspecto “frouxo”. Eu tenho 21 anos e tenho muitas estrias por todo o seio, boa parte delas são brancas e grossas, e isso, obviamente, deixa os meus seios com um aspecto meio flácido, o que é frustrante pra mim pelo fato de eu ainda ser tão jovem. Gostaria de saber se com um bom tratamento para estrias, indicado por um dermatologista, eu posso esperar uma melhora significativa na aparência dos meus seios. Quero saber também se esses tratamentos são muito caros. Seria possível gastar certa de R$ 1.500,00, ou esta média de gastos está fora de cogitação?

Dermatologista: Hoje em dia temos excelentes tratamentos pra estrias, e o laser é um deles. O resultado é muito bom, porém são necessárias algumas sessões, levando a um custo maior que 1500 reais.

Tenho estrias desde muito novinha, elas são brancas. Estão me recomendando o tratamento do dermaroller + vitanol a. Pretendo testar, mas muita gente também diz ser desnecessário. Você acha que vale a pena tentar ou realmente é perca de tempo/dinheiro e não há mais volta?

Dermatologista: Vale a pena sim, mas são necessárias várias sessões (pelo menos 6) pra amenizar as estrias.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Helia 1 de outubro de 2017 at 04:31

    Olá tenho manchas brancas nas pernas que foram provocadas por lazer fui realizar um procedimento para tirar os vasinhos a lazer so que as manchas não saíram . Queria saber si tem tratamento pra isso? Ou pelo menos para ameniza-las.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 4 de outubro de 2017 at 21:46

      Olá Helia! Se as manchas tiverem sido causadas pelo laser, devem ser tratadas pelo profissional que realizou o procedimento.

  • Responder Simone 12 de setembro de 2017 at 15:08

    Gostaria de saber se manchas de feridas antigas tem tratamento,e se tem um bom resultado.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 20 de setembro de 2017 at 10:38

      Olá Simone, depende da mancha. Se forem escuras há possibilidade de tratamento e os resultados são bons, mas as claras são difíceis de desaparecer.