be_bettwaesche
Perguntas e respostas

Sempre acordo com o rosto inchado: o que fazer?

Situação um tanto quanto comum entre grande parte das pessoas. Quem não acorda com o rosto inchado, ainda que com certa frequência? É normal, mas tem uma explicação e pode ser controlada ou diminuída.

É normal também que, ao longo da manhã, o rosto vá desinchando. Mas, e quando temos um compromisso muito cedo? Seria legal que pudéssemos evitar isso, não é?

Por isso, hoje explicamos aqui o motivo desse inchaço matinal e quais são os métodos para amenizá-lo!

Por que acordamos com o rosto e, principalmente, os olhos inchados?

Primeiro vale salientar que isso não acontece apenas no rosto, mas em todas as extremidades do corpo, inclusive nas mãos. Já dormiu com anéis que, normalmente cabem nos seus dedos, mas pela manhã é impossível tirá-los? Pois é!

O que acontece com o nosso corpo enquanto dormimos é que o líquido extracelular, o que fica entre as células, se espalha. Como estamos deitados, acabam se acumulando mais entre as mãos, cabeça, especialmente o rosto, e pés. Durante o dia, como permanecemos na posição vertical, ele acaba indo para as regiões baixas do corpo. Por isso muitas pessoas ficam com os pés inchados ao final do dia. Faz muito sentido!

Outra coisa que contribui e muito com esse inchaço quando dormimos, é a retenção de líquidos. Quem não tem uma boa circulação, ingere álcool e muito sal, tende a ter esse quadro mais acentuado. Então, o controle disso também será muito eficaz!

O que fazer para aliviar o inchaço pela manhã?

Primeiramente, como isso também pode acontecer devido ao sistema linfático, é de extrema importância que façamos a ingestão correta de água durante o dia. Tome bastante água e tente maneirar no sal e álcool.

Nem sempre tem a ver com dormir bem ou mal, às vezes acordamos assim mesmo com muitas horas de sono. Mas, a posição em que você dorme pode ajudar bastante. De bruços, o efeito dos inchaços é maior. Dormir virado para cima ainda é a melhor opção.

Mesmo assim, acordei com o rosto e olhos inchados. O que posso fazer?

Como nem sempre é possível evitar, a ideia é diminuir mais rápido esse inchaço dos olhos, especialmente antes de sair de casa! Algumas dicas são:

– Lavar o rosto com água fria ou gelada, tentando massagear a face com leveza. Esse movimento, além de melhorar a aparência do rosto, também pode contribuir com peles muito oleosas.

– Uma dica que muita gente ainda não conhece, é com a água termal. Já falamos sobre ela aqui no blog. A sugestão é que deixe um frasco com água termal dentro da geladeira. No dia seguinte, assim que acordar, borrife a água termal no rosto.

– Faça isso com um chá de camomila também. Ele tem ação calmante e pode ajudar. Coloque-o na geladeira e faça um compressa de aproximadamente 5 minutos com ele, quando acordar.

– Use hidratantes na região dos olhos, com a indicação de um dermatologista.

 

É claro que se a condição for muito incômoda, o ideal é procurar um dermatologista. Juntos, vocês podem analisar a situação e encontrar uma situação mais assertiva para o seu caso!

E você, como costuma acordar pela manhã? Conhece algum truque para desinchar os olhos que não contamos aqui? Deixe nos comentários, ou, se tiver alguma dúvida, pergunte ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)