quantidade-certa-produto-pele
Perguntas e respostas

Como acertar a quantidade de cada produto na pele?

Hoje trouxemos algumas dicas que com certeza te ajudarão a usar os produtos para o tratamento da sua pele. Já contamos aqui que a ordem de uso dos dermocosméticos são super importantes e influenciam muito em seus efeitos. Agora, vamos falar sobre a quantidade!

Você sabe exatamente o quanto de hidratante deve usar? E aquele ácido que você usa durante a noite, será que não está passando em excesso, ou pouquíssimo? Como você costuma medir a quantidade desses produtos? Não basta apenas ir ao dermatologista e optar pelos produtos certos para o seu tipo de pele, é necessário usá-los da maneira correta também.

Porque esse cuidado é tão importante?

Porque a nossa pele, especialmente a do rosto, tem uma capacidade de absorção reduzida, e esses produtos, como todos devem saber, fazem efeito assim que absorvidos pela pele. Portanto, para que ele possa agir, é necessário que seja corretamente absorvido e que, nesse meio termo, não cause outros problemas, como o excesso de oleosidade na pele, por exemplo. Esse problema em específicos acontece muito quando a textura do produto é em creme. Portanto, muito cuidado!

Como devo saber?

Primeiro, que alguns produtos já indicam em sua embalagem a quantidade correta a ser utilizada. Mas, nada melhor que o seu dermatologista, que conhece sua pele, e possa indicar a quantidade para o seu caso.

De maneira geral, o correto é que qualquer produto seja passado numa quantidade que forme apenas uma camada fina sobre a pele. Nada mais que isso, senão a pele terá dificuldades em absorvê-lo.

E qual é a quantidade ideal aproximada para cada produto?

O protetor solar é um dos únicos com quantidade definida para uso. Melhor que aplicá-lo em excesso, é aplicar a quantidade ideal e reaplicá-la durante o dia, quantas vezes forem necessárias. Portanto, separamos alguns dos produtos de maior uso aqui:

Protetor solar: o ideal, é que o rosto receba uma colher de chá de filtro solar. Essa quantidade serve tanto para o rosto, quanto pescoço. Para a região do tronco, use duas colheres de chá. Para os braços e mãos, é uma colher de chá em cada lado, e duas para cada perna e pés.  Reaplique a cada 4 horas.

Limpeza facial: Já os produtos de limpeza facial podem ser utilizados a quantidade de uma tampa d’água, mas vai depender da maquiagem. Portanto, reaplique-o com delicadeza até que o rosto esteja totalmente limpo.

Creme anti-idade: como será usado no rosto e pescoço, use o equivalente a uma colher de chá.

Hidratante facial: aqui, pode ser utilizado a quantidade equivalente a uma moeda de 5 centavos, por exemplo. No corpo, use o equivalente a uma bolinha de ping-pong.

Produtos para a região dos olhos: o suficiente é do tamanho de um grão de arroz e nada mais, para cada olho.

Séruns: não é porque são mais finos, que podemos abusar da quantidade. Use também uma camada fina, do tamanho de um grão de feijão, o suficiente para formar uma camada delicada em seu rosto.

Cremes para tratamentos: aqui, pode ser uma quantidade levemente maior que as do hidratante, que formem uma camada suficiente para cobrir o rosto, que também seja fina, mas tenha consistência.

Primer: também do tamanho de uma moeda de 10 centavos, que forme uma camada fina para preparar seu rosto para a maquiagem.

 

Lembre-se que nem todos esses produtos devem ser utilizados juntos. Em locais com o clima de moderado a quente, por exemplo, o ideal é que se use 2 camadas de produtos na pele e nada mais. Alguns devem ser utilizados a noite, outros podem ser substituídos por produtos 2 em 1, como a maquiagem com protetor, por exemplo.

Tem algum produto que você adoraria saber a quantidade exata e não listamos aqui, ou ficou em dúvida sobre a quantidade de algum dos produtos? Então, envie seu comentário ou pergunta para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder CÁSSIA FAUSTINO 6 de setembro de 2017 at 12:08

    BOM DIA!! HÁ MAIS DE 10 ANOS, SAI NA MINHA PELE, UMAS BOLINHAS COM ÁGUA E DEPOIS ELA AUMENTA E VIRA UMA FERIDINHA, NENHUM DERMATO TEM UM PARECER !! ME PASSAM POMADAS , EXISTE ALGUM EXAME ESPECÍFICO PARA SER FEITO? QUAL SERIA O SEU PARECER DR(a)??…Att

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 14 de setembro de 2017 at 16:08

      Oi Cassia! Então, geralmente não costumamos pedir exames, a menos que eles realmente acrescentem alguma informação. Nestes casos quando achamos necessário fazemos um biópsia, mas muitas vezes ela também não confirma o diagnóstico.