Duvidas sobre protetor solar
Perguntas e respostas

Dermatologista Responde: O protetor solar com cor pode ser usado na praia?

Para a alegria de muita gente, nessa semana tivemos a combinação perfeita: sol, tempo aberto e quente, e um feriado no meio da semana! É claro que essa mistura, para grande parte das pessoas, dá em praia.

Quem ainda não desenvolveu o hábito de usar o protetor solar TODOS OS DIAS, inclusive nos dias em que não há sol, sempre acaba se lembrando desse item ao menos nesses momentos.

Por isso, se você está na praia, curtindo a folga, com muito sol em grande parte do Brasil, pode ser que alguma dessas dúvidas sobre o protetor solar, em diversos casos, também seja a sua!

Tem alguma dúvida também? Envie para a nossa dermatologista e nós responderemos aqui!

Antes de seguir, lembre-se: faça do protetor, um hábito! A radiação solar é responsável por diversas doenças de pele, incluindo o câncer, manchas, e o maior causador do envelhecimento precoce. Além disso, existem diversos tipos de protetores ideais para te acompanhar no dia a dia e até proteção solar em cápsulas, como falamos aqui recentemente!

Perguntas respondidas por nossa dermatologista sobre proteção solar

O protetor solar com cor pode ser usado na praia, ou é melhor usar somente o protetor solar comum?

Dermatologista: Pode ser usado o protetor solar com cor sim, desde que seja reaplicado cada 3 horas. Essa regra também vale para o protetor solar sem cor.

Tenho dermatite seborreica no rosto e faço uso da pomada Desonol/desonida. Um pouquinho que fico exposto ao sol, meu rosto queima rápido demais. Gostaria de saber sobre algum protetor solar para usar junto com essa pomada. Obrigado!

Dermatologista: O protetor solar mais indicado pra quem tem dermatite seborreica na face deve ter “toque seco”, “efeito matte” ou “loção oil free”. Produtos cremosos devem ser evitados pois pioram a dermatite pelo aumento de oleosidade da pele.

Atualmente, aplico pelo manhã um hidratante manipulado com vitaminas A, C e E . Logo após, uso o protetor solar. Gostaria de saber se posso manipular essa fórmula do hidratante com proteção solar? Fará alguma diferença a pele?

Dermatologista: Eu, particularmente, não gosto de manipular protetor solar. Existe uma variedade muito grande de produtos no mercado. Melhor usar hidratante e protetor solar separadamente.

Estou usando Vitanol A e resolvi ir à praia. Lavei bem o rosto e passei protetor solar.
Ao chegar na praia, fiquei sob o guarda sol, só me expondo ao mergulhar. Passava sempre protetor e, mesmo assim, as manchas se agravaram em minha pele. O que fazer?

Dermatologista: Sugiro suspender o produto, usar protetor solar a cada 4 horas e procurar seu dermatologista.

Quanto à rotina de cuidados com a pele do rosto, é correto dizer que a sequência apropriada de produtos se inicia com o sabonete, depois tônico/adstringente, anti idade, hidratante e, por último, protetor solar? Tenho 29 anos e minha pele é oleosa.

Dermatologista: Como você tem a pele oleosa, o ideal é não usar o hidratante. O o anti idade melhor ser usado a noite. O protetor solar deve ter toque seco ou ser em gel para não piorar a oleosidade.

Gostaria de saber que tipo de protetor solar, com ou sem cor, eu devo usar para minha pele muito branca e seca? Minha pele é muito sensível ao sol.

Dermatologista: Na verdade, o fato de ter cor não influencia na proteção, o que é realmente importante é usar o protetor solar todos os dias reaplicando a cada 4 horas, pelo menos FPS 30. Se sua pele é seca, opte pelos mais cremosos, que hidratam mais.

Tenho melasma há uns anos. Já fiz tratamento com homoskin e, no começo, clareou. Quero saber qual protetor solar adequado para usar?

Dermtologista: O protetor solar ideal é aquele que combina com sua pele, ou seja, se ela for oleosa é indicado um que seja gel, loção oil free ou toque seco. Se sua pele for seca, melhor que seja cremoso. O ideal é pelo menos FPS 30, reaplicando cada 4 horas.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Daniele 11 de novembro de 2017 at 23:12

    Tenho pelé oleosa e acneia uso protatória da Vichy fps30.e gostaria de saber se posso usar o protetor de cor.ou usar os dois juntos

  • Responder Izabel Helena. 31 de outubro de 2017 at 00:23

    Posso misturar o protetor solar com a base, pra passar tudo de uma vez? Minha pele é oleosa.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 4 de novembro de 2017 at 14:02

      Oi Izabel! Hoje em dia temos várias opções de protetor solar com cor de base, inclusive de tons diferentes. Há opções pra peles secas e oleosas também.

  • Responder Elizangela Oliveira Dourado 21 de outubro de 2017 at 13:58

    O que devo usar primeiro,o protetor solar ou o hidratante?