queda-cabelo-minoxidil
Perguntas e respostas

Dermatologista responde a todas as dúvidas sobre o uso do minoxidil

Calvície, perda de cabelos, falhas, entre outros problemas. Quem nunca procurou, desesperadamente, por uma saída para reverter esses problemas e voltar a ter pelos e cabelos como antes? Em grande parte dessa procura, as pessoas acabam chegando ao minoxidil.

Muita gente provavelmente já ouviu falar e até já testou esse ativo, geralmente comercializado com muitos nomes, como Aloxidil, Rogaine, Regaine, entre tantos outros, que faz crescer pelos e cabelos onde há falhas, ou que simplesmente interrompe sua queda.

O minoxidil funciona fortalecendo os folículos capilares, retardando ou recuperando os fios e pelos da região. É claro que, como todo medicamento, ele pode funcionar ou não, dependendo de cada caso. A verdade é que ele atua fortalecendo esses folículos, o que significa que pode sim trazer bons resultados quando usado no começo da queda. Porém, quando a queda é quase total, dificilmente trará resultados.

Isso tudo dependerá também da causa da queda de pelos e cabelos. Por isso, mais uma vez, o acompanhamento de um dermatologista fará toda a diferença. Aqui nesse post, unimos os principais motivos para queda de cabelos e os tratamentos mais comuns.

O caso é que o uso de minoxidil, assim como tantos outros tratamentos, acaba por trazer dúvidas muito específicas. Por isso, resolvemos juntar algumas das que recebemos por aqui com as respostas de nossa dermatologista.

Pode ser que você se identifique com algumas delas e possam te ajudar, mas, se quiser enviar sua dúvidas a respeito do minoxidil, fique à vontade para utilizar os comentários dessa matéria ou clique aqui e nossa dermatologista responderá!

Confira!

Estou usando Azelan creme e gostaria de usar Minoxidil para crescer a barba. Posso fazer o uso dos dois juntos?

Dermatologista: Termine o tratamento com Azelan e aí inicie o Minoxidil.

Oi estou usando o Minoxidil uma vez por dia e aumentei a quantidade. Minha cabeça e rosto encheram de caroços. Será que foi superdosagem? Já suspendi o uso! Essa reação desaparece em quantos dias? Desde já, agradeço.

Dermatologista: A chance de ser superdosagem é pequena, pois em geral recomendamos usar o Minoxidil 2 vezes ao dia.

Gostaria de saber se o uso de Minoxidil 5%, usado no rosto para o crescimento da barba, pode agravar o aparecimento de Grânulos de Fordyce? Procurei por toda a internet e não achei respostas. Obrigado, desde já.

Dermatologista: O Minoxidil não piora os grânulos de Fordyce .

Gostaria de saber a respeito do Minoxidil. Comecei a usá-lo há 3 semanas e eu já estava tendo problemas com acne e o Minoxidil piorou muito meu problema. Estou tendo espinhas enormes, que nunca param de nascer em constantes áreas. Devo suspender?

Dermatologista: O Minoxidil não causa acne. Você deve procurar seu dermatologista pra ser orientado corretamente sobre o tratamento.

Posso usar o Minoxidil durante o dia, e a noite passar o Vitacid 0,25 no mesmo local?

Dermatologista: Não, pois o Vitacid descama a pele e o Minoxidil por conter álcool pode causar irritações e vermelhidão.

Fazer o uso do Minoxidil, juntamente com o Roacutan, pode causar manchas no rosto?

Dermatologista: Se estiver usando Minoxidil no rosto, pode manchar sim. Se for no cabelo, não.

Comecei a usar Minoxidil há algumas semanas e tenho total conhecimento sobre os efeitos colaterais, porem, queria saber sobre o fato de descascar a pele e queria saber se esses resíduos saem sozinhos?

Dermatologista: Em geral, o Minoxidil não causa descamação na pele. Melhor você avaliar se está usando algum outro produto e retornar com seu dermatologista.

Tenho 27 anos e possuo uma barba com muitas falhas. Qual seria o verdadeiro problema e existe uma maneira de poder aumentar o volume? Ouvi falar de Minoxidil, ele resolve ?

Dermatologista: O ideal seria você ser examinado por um dermatologista, pois dependendo do tipo de falha, o Minoxidil pode não funcionar.

Há um ano terminei o tratamento para Hanseníase virchowiana. Durante o tratamento, tive perda de pelos nas sobrancelhas e cílios. Gostaria de saber se o Minoxidil é eficaz na recuperação dos pelos. Minha dermato não soube responder.

Dermatologista: O Minoxidil pode ajudar no crescimento das sobrancelhas, porém pros cílios há um produto específico cujo nome é Bimatoprosta, converse sobre isso com sua dermatologista.

Vou começar o uso de tretinoína e hidroquinona no rosto, e queria saber se posso passar Minoxidil também, ou se devo evitar agora.

Dermatologista:  Se o Minoxidil for aplicado na face, o ideal é você só utilizá-lo quando terminar o tratamento com Tretinoína. O uso dos dois juntos pode causar irritações na pele.

Tenho uma dúvida sobre o uso de Minoxidil em queloides. Através do uso seria possível nascer cabelo no tecido da queloide? Se sim, procurarei uma dermatologista o mais rápido possível!

Dermatologista: dificilmente crescem cabelos sobre queloides, mesmo usando Minoxidil.

Estou usando Minoxidil 5% para o crescimento de pelo no rosto e estou preocupado pelo fato de que daqui há 4 meses precisarei fazer uma avaliação física. Gostaria saber se o Minoxidil é uma substância proibida para o doping.

Dermatologista: A absorção do Minoxidil no sangue é muito pequena ou quase nada, mas pra você ter certeza se ele é proibido ou não melhor perguntar pra algum especialista na área.

Li em alguns lugares que o Minoxidil, caso pare de ser usado, acabará acarretando na queda dos pelos (pretendo utilizá-lo para corrigir duas falhas que tenho na barba). Isso procede? Se sim, nas partes em que tenho barba normal também ocorrerá queda?

Dermatologista: O Minoxidil estimula o crescimento de pelos nas áreas com falta. Onde há pelos eles continuarão normalmente.

Queria saber se o Minoxidil loção 5% pode causar aceleramento cardíaco, tonturas e visão embaçada, pois quando usei tive estes sintomas. Antes de usar nunca tive nenhum problema assim. Eu usava 27 gotas no couro cabeludo, sendo duas nas sobrancelhas. Queria saber se ele pode causar mesmo esses colaterais?

Dermatologista: O Minoxidil 5% praticamente não é absorvido no sangue, ou seja, não provoca esses sintomas que você descreveu.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)