dicas limpeza de pele
Perguntas e respostas

As principais dúvidas sobre limpeza de pele!

É unânime: a limpeza de pele é recomendada para quase todas as pessoas, muito por causa de seus benefícios. Mas, não pense que basta cuidar de limpar a pele diariamente, removendo resíduos de maquiagem e poluição apenas. Essa etapa é sim muito importante, mas não basta!

Uma boa limpeza de pele é capaz de desintoxicar a derme, remover células mortas, manter a pele saudável e visivelmente mais macia, evitar o aparecimento de cravos e espinhas através do controle da oleosidade, além de desobstruir os poros.

De forma resumida, essa é uma etapa dos cuidados da pele que todo mundo precisa, com certa frequência, reservar um tempinho para fazer.

Até mesmo quem costuma limpar e remover bem os resíduos de poluição e maquiagem diariamente sabe que algumas coisas só são eliminadas da pele quando recorremos a essa limpeza de pele mais profunda.

Listamos todos os benefícios da limpeza de pele, cuidados e dúvidas que você adoraria sanar com um dermatologista. Confira e, caso tenha alguma outra dúvida, fique à vontade para nos enviar nos comentários dessa matéria ou clicando aqui!

Qual tipo de pele pode passar por uma boa limpeza?

Todas elas podem passar por limpeza de pele. O passo a passo é o mesmo, mudando alguns detalhes como o uso de alguns produtos mais secativos, para peles oleosas, ou mais hidratantes, para peles mais secas. De modo geral, todos os tipos de pele podem ser beneficiados por esse procedimento.

Mas, há alguma situação em que a limpeza não é bem indicada?

Não existem muitas contra indicações, mas, geralmente, quem faz uso de ácidos, ou recém fez procedimento como peelings e lasers, que deixam a pele mais sensibilizada, pode sofrer alguma irritação. Portanto, um dermatologista provavelmente evitará o procedimento nesse tipo de pele.

Outra dúvida que muita gente tem, é sobre a limpeza de pele para remoção de espinhas. Na verdade, ela não é indicada nesses casos para que não agravem o quadro, nem deixem cicatrizes. Portanto, o ideal é tratar as acnes antes, ou realizar limpezas com mais frequência, na intenção de evitá-las.

Peles que apresentem vermelhidão, sensibilidade e até mesmo rosácea, não devem passar pelo procedimento também. Se há algum herpes em momento de crise, a limpeza de pele também não é aconselhada.

O que exatamente a limpeza de pele consegue eliminar?

Já fomos questionados se a limpeza de pele é boa para tudo mesmo, como as manchas, por exemplo. A resposta é não! Para esse objetivo, o tratamento é outro.

A limpeza feita no consultório serve para remover as impurezas da pele, principalmente porque elas podem ser as causadoras de problemas como cravos abertos e fechados, acnes, millium, além de remover células mortas da pele.

Esse procedimento pode ser feito tanto no rosto (o mais comum e mais procurado), quanto em outras partes igualmente oleosas do corpo, onde esses problemas são também recorrentes, como as costas e o colo, por exemplo.

Cuidados antes e depois da limpeza de pele

Antes de fazer, qual é a preparação? Existe alguma? E depois de feito, quais são os cuidados necessários? Muita gente pensa nisso antes mesmo de se submeter a um procedimento de limpeza de pele.

Não é preciso fazer nada antes de ir para uma limpeza de pele, muito menos esfoliá-la! Aliás, esse é um procedimento que não orientamos.

Já após realizar o procedimento, os cuidados são mais simples do que se imagina: deixe sua pele descansar totalmente! Não utilize nada muito agressivo e, principalmente, não se esqueça de se proteger bem com um filtro solar, de preferência que seja oil free ou toque seco, para que não comprometa a limpeza.

Mesmo com a proteção do filtro solar de forma regrada, o ideal é que não haja exposição ao sol.

A limpeza deve ser feita por um dermatologista ou esteticista?

Os dois profissionais caminham juntos, mas, cada caso é um caso. Um esteticista pode sim fazer sua limpeza de pele, porém, isso pode depender da atual situação de como sua derme está. Por exemplo, numa pele com muitas acnes, é importante a avaliação, supervisão e a passada pelo dermatologista antes, para que ele possa tratá-la e ela tenha uma melhor aceitação e facilidade na hora da limpeza de pele.

É verdade que não posso fazer limpeza de pele mais de uma vez ao mês?

Depende. Geralmente, essa indicação deve partir de seu dermatologista, mas, de modo geral, peles mais oleosas podem sim fazer a limpeza de pele duas vezes ao mês e as peles mais secas 1 vez ao mês.

Existe algum risco em se fazer uma limpeza de pele?

A pele leva aproximadamente 48h para se recuperar de uma limpeza, portanto, nesse período é necessário que não se faça o uso de nenhum outro produto ou procedimento, além de redobrar os cuidados com o sol. Fora isso, não há nenhum risco, apenas cuidados maiores.

 

Lembrando que para cada pele há uma recomendação muito específica. Então, antes de qualquer coisa, consulte-se com seu dermatologista e siga todas as orientações antes e pós limpeza de pele!

 

E você, já teve algum problema ao realizar uma limpeza de pele e gostaria de compartilhar seu caso? Ou então, fará uma limpeza de pele e tem alguma dúvida sobre o procedimento? Fique à vontade para fazer sua pergunta ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)