queloides-duvidas-sobre
Perguntas e respostas

Dermatologista Responde todas as dúvidas recebidas sobre queloides!

Quem já teve queloides sabe que essa é uma situação indesejada e muito incômoda, especialmente qual se manifesta em lugares mais visíveis. Elas podem acontecer em qualquer lugar do corpo, mas costumam ser mais frequentes em locais onde a pele é mais espessa, ou então mais pigmentada, entre outras características.

Então, mesmo que seja possível ter a manifestação de queloides em qualquer parte do corpo, é mais difícil que se formam nas mãos, pés e couro cabeludo, por exemplo. Já nas orelha, ombro, peito e braços, além da região do abdômen, é muito mais comum.

Os queloides são formados no processo de cicatrização, como uma cicatriz imperfeita. Portanto, é necessário ter muita cautela ao cuidar dessa região com queloide, por diversos motivos.

Recebemos, nos últimos tempos, diversas perguntas bem específicas relacionadas ao tema. Confira se a sua dúvida se encaixa a alguma dessas e, caso tenha perguntas a fazer, envie ao nosso dermatologista!

Tenho algumas queloides no tórax e no ombro. Sinto-me horrível com isso e o tratamento para retira-las é um pouco caro. Gostaria de saber se eu poderia usar alguma pomada? Algo que me ajude.

Dermatologista: Dependendo do tamanho do queloide, pomadas e cremes não vão fazer efeito, pois quase não conseguem penetrar. Nesses casos está indicada a infiltração, procedimento em que o médico injeta um medicamento dentro do queloide, fazendo-o melhorar aos poucos.

Aonde posso fazer tratamento de queloides? Queria fazer infiltrações de corticoide.

Dermatologista: O tratamento de infiltração em queloides é feito por dermatologistas em consultório normalmente.

Tenho uma queloide no tórax, caso eu passe uma pomada ácida e em seguida uma pomada com corticoide, a queloide some?

Dermatologista: Não recomendo. A irritação causada pelo ácido poderá fazer o queloide crescer mais. Então antes de tentar algum tratamento sem orientação, procure um dermatologista.

Já tive queloide devido ao primeiro furo na orelha, consegui amenizar de forma considerável com infiltrações com corticoide. Será que posso voltar a usar esse furo novamente?

Dermatologista: Não é aconselhado, pois o queloide pode crescer novamente.

Tenho uma queloide no peito e faço tratamento com o adesivo oclusivo, porém, sempre que paro de usar, minha queloide volta a crescer. O que devo fazer para que ele não cresça mais? Vou ter que usar esse adesivo para sempre ?

Dermatologista: Os queloides têm uma forte tendência a crescer, e os adesivos costumam funcionar bem no tratamento. Porém quando são grandes, aplicações de medicamentos diretamente neles por injeção tem melhores resultados. Converse sobre isso com seu dermatologista.

Tive um acidente de carro no qual fiquei preso às ferragens. Meu rosto teve queimaduras por conta de bateria do carro. Queria saber como tratar, já tem 3 meses , e como eliminar a queloide e a queimadura no rosto, ou diminui-las?

Dermatologista: Se a formação de queloide já tiver acontecido, o ideal é procurar um dermatologista ou cirurgião plástico pra saber sobre os possíveis tratamentos, que vão depender do tamanho do queloide.

Tenho interesse em realizar o microagulhamento com espessura 0,5 mm para tratar melasma em face. Há algum risco para queloide, visto que já realizei duas cirurgias e não saiu, porém, numa retirada de névus no colo deu queloide.

Dermatologista: Quem tem tendência a queloide pode desenvolvê-los sempre que houver alguma perfuração ou machucado na pele. Sendo assim, não há como ter certeza se você terá ou não após o microagulhamento.

Gostaria de saber se quem tem queloide pode se bronzear? Passei por uma vídeolaparoscopia em 10/12/16 para retirada da vesícula e as cicatrizes formaram queloides. Gostaria de saber se posso passar algum gel para amenizar, elas estão pequenas.

Dermatologista: Você deve procurar o médico que realizou a cirurgia pra ser orientada em relação ao tratamento do queloide.

Gostaria de tirar uma dúvida. Furei o nariz e deu uma queloide na parte interna do mesmo. Estou usando diprogenta, todavia, o queloide não sumiu, apenas diminuiu. Com irá fazer 7 dias de uso, o melhor é dar uma pausa agora e retornar quando?

Dermatologista: Existem medicamentos melhores que a Diprogenta para o tratamento de queloides, com excelente efeito. Consulte um dermatologista.

Tenho uma dúvida sobre o uso de Minoxidil em queloides. Através do uso, seria possível nascer cabelo no tecido da queloide? Se sim, procurarei uma dermatologista o mais rápido possível!

Dermatologista: Dificilmente crescem cabelos sobre queloides, mesmo usando minoxidil.

Tenho um pequeno queloide na região do couro cabeludo, perto da testa, e gostaria de fazer botox capilar. Será que teria algum problema? Porque a “química” iria cobrir o queloide juntamente com os fios.

Dermatologista: Se a química causar alguma inflamação intensa no seu couro cabeludo, poderá piorar o quelóide.

Fazer tatuagem em cima de uma queloide pode dar algum problema?

Dermatologista: Sim, pode estimular o aumento do tamanho do queloide.

Crioterapia serve como tratamento só para queloides imaturas ou nas antigas também?

Dermatologista:  Há inúmeras opções de tratamento pros quelóides, vai depender do tamanho e da localização . A crioterapia é uma delas, e desde que bem indicada pode ser usada em qualquer tipo de quelóide.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)