proteja-a-pele-das-mudancas-climaticas
Perguntas e respostas

Você sabe proteger sua pele das mudanças climáticas?

Já estamos na Primavera e o que vimos nos últimos dias foi um inverno bem mais atípico, com dias quentes. Agora, com o tempo mais ameno, lembramos como o Brasil é instável com suas estações e mudanças climáticas.

Mas, a pergunta que não quer calar, é se essas mudanças bruscas de temperatura, completamente fora de época – assim, nem conseguimos nos preparar direito – podem fazer algum mal à nossa pele?

Vamos começar pelos seus dermocosméticos

Todo mundo está cansado de saber que, na maioria dos casos, a aparência da pele tem muito a ver com os cuidados, com a genética, mas também com o tempo.

Se o tempo estiver bem frio, por exemplo, você vai investir em dermocosmeticos com um poder de hidratação maior para que não resseque a sua pele, entre tantos outros detalhes. Agora, quando muda a estação, é muito importante que a rotina também mude. Já tinha parado pra pensar nisso?

Nesse ponto, se os seus cuidados com a pele são mais específicos, não deixe de visitar um dermatologista para saber se algo deve mudar no seu dia a dia ou com relação aos produtos utilizados.

Lembre-se que, apesar de um inverno atípico, tivemos dias mais frios, especialmente durante a noite, e estamos saindo de um momento de ressecamento da pele, caminhando para dias mais quentes.

Ar condicionado

Sim, a primeira e mais acessível ferramenta que recorremos quando as temperaturas sobem, é o ar condicionado. O que não paramos pra pensar é na maneira como ele funciona: o ar condicionado retira toda a umidade do ar do ambiente onde está, e isso, consequentemente, se reflete na pele.

Ressecamento, opacidade, e até descamação, tanto na pele, quanto nos cabelos, são algumas das consequências. Muito provavelmente isso já deve ter acontecido com você e o ar condicionado nem sequer passou pela sua cabeça, mas é real.

Se nem sempre é possível aguentar o calor e o ar condicionado é a solução, o que fazer para que ele não prejudique tanto sua pele e cabelos? Aumentar a hidratação da pele é uma das soluções, do banho aos hidratantes, inclusive nos lábios e cabelos.

A Vitamina B3 também é uma aliada.

A hidratação é a única forma de se preparar?

A dica que vale para a mudança climática é também uma das mais básicas para todas as situações envolvendo a sua pele: caprichar na hidratação! Mas não é só ela. A limpeza é outra grande aliada.

Para isso, você pode se preparar bem utilizando óleos em apoio à hidratação comum, inclusive antes do banho, para evitar o ressecamento da pele. A tendência é que a noite ainda apresente temperaturas mais frias, portanto, essa troca de temperaturas em um único dia acaba favorecendo o aparecimento de alergias, manchas e ressecamento.

Como a região do rosto é uma das mais afetadas, nunca se esqueça de não exagerar ao lavar o rosto, não utilizar água muito quente, e optar sempre por um sabonete próprio para a face e para o seu tipo de pele, assim, não haverá alteração do pH. Aliás, quando os dias estiverem mais quentes, aproveite a deixa para se banhar com a água na temperatura mais natural possível.

E, por último, não dá pra falar de hidratação sem lembrar-se da água. Hidrate-se por dentro também, seja em dias bem quentes, ou nos mais frios.

 

Está preparando para essa mudança no clima que vem aí? Qual é o seu ritual? Compartilhe conosco seus comentários ou dúvidas clicando aqui!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)