duvidas-sobre-a-rosacea
Perguntas e respostas

Rosácea: dermatologista responde a todas as dúvidas sobre a doença

Quem tem rosácea, conhece bem suas características e todos os incômodos que o problema traz. Às vezes, é necessário um tempo até que a doença seja percebida como tal.

Para quem não sabe, a rosácea se caracteriza por uma vermelhidão no rosto, especialmente na bochechas, queixo e testa, ou lesões inflamadas. Como podem ser facilmente entendida como uma vermelhidão comum no rosto, é difícil entender, a princípio, que você tem o problema.

A grande questão é que ainda não se conhece uma cura definitiva para o problema, mas há formas de tratá-lo, para amenizar a situação e conviver normalmente com a doença. Isso requer uma atenção e cuidado especial. Por isso, é comum que surjam algumas dúvidas no decorrer do tratamento.

Hoje reunimos algumas das perguntas que recebemos de pessoas com rosácea e as respostas de nossa dermatologista sobre como agir. Se você também tem rosácea, esperamos que possa te ajudar em algo! Confira:

Tenho rosácea. Quais cuidados devo para ir à praia? Quais cosméticos usar?

Dermatologista: Não indicamos medicamentos, nem tratamentos. Porém como a rosácea piora muito com a exposição solar, na praia você deve redobrar os cuidados usando um protetor solar (de preferência gel) a cada 3 horas e também um chapéu.

Tenho a pele com manchas de gravidez e craquelada. Também tenho rosácea. Qual tratamento indicado, que não prejudique a rosácea?

Dermatologista: O clareamento de manchas em pele com rosácea é bem delicado, pois alguns tratamentos podem piorá-la. Então recomendo não se auto-medicar e procurar com um dermatologista.

Qual protetor solar seria o mais indicado para pele com rosácea?

Dermatologista: Com o toque mais seco possível (efeito matte). Pode ser também tipo gel ou gel creme. Mas passe longe dos cremosos,(aqueles de consistência mais grossa)que podem piorar a rosácea porque deixam a pele mais oleosa.

Tenho rosácea, pele avermelhada e vasinhos. Posso fazer o procedimento de microagulhamento? Qual o procedimento mais indicado?

Dermatologista: O microagulhamento é um ótimo tratamento, mas não pra rosácea ou vasinhos. Nesses casos medicamentos locais ajudam bastante assim como alguns tipos de laser

Estou fazendo tratamento para a rosácea e estou usando o Azelan15 somente a noite. Tenho 2 dúvidas: posso fazer depilação com cera? Para fazer devo parar o ácido por quantos dias? E sol? Posso tomar sol com protetor 60? Devo parar o ácido antes?

Dermatologista: O ideal é suspender o Azelan 1 semana antes da depilação e também da exposição solar. Lembrando que o sol piora a rosácea.

Tenho rosácea, posso usar água termal para substituir o hidratante no rosto? Quando uso hidratante, mesmo que para pele sensível, irrita muito a minha pele!

Dermatologista: É bem melhor usar água termal, pois o hidratante pode piorar a rosácea, porque deixa a pele mais oleosa.

A doutora disse que tenho rosácea e me passou o remédio tetraciclina, só que já esta acabando e só vejo piora no meu rosto. É normal e vai passar ou ela me passou algo errado?

Dermatologista: Muitas vezes a rosácea é de difícil tratamento mesmo. Se o medicamento prescrito não der resultados, retorne com sua médica pra ser orientada novamente.

Bicarbonato de sódio é bom para rosácea quando tem pontinhos inflamados?

Dermatologista: O bicarbonato não tem nenhum efeito na rosácea.

Qual é o melhor tratamento para rosácea? No meu caso é mais aparente quando estou muito cansada e também no frio. Outra característica que ocorre comigo é um incômodo no olho, como se estivesse inflamado. Tenho muitos vasos na bochecha e no colo.

Dermatologista: A rosácea ocorre de várias formas, desde vermelhidão e vasinhos no rosto até com a formação de espinhas. Por esse motivo não há um tratamento único, e sim opções que variam de acordo com o tipo de rosácea. Pra saber qual a melhor opção pra você, o ideal é se consultar com um dermatologista.

 

E você, tem alguma dúvida também? Então, pergunte ao dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)