antioxidantes-na-pele
Perguntas e respostas

Antioxidantes: onde achar, como usar e o que eles podem fazer por sua pele?

Muito se fala sobre antioxidantes, mas você já compreendeu exatamente o que eles são, como agem e o qual é a diferença que podem fazer em sua pele? Será que todo mundo pode aproveitar seus benefícios? Hoje responderemos a todas essas perguntas.

Não é de hoje que as pessoas têm falado muito sobre essas substâncias, que estão sempre “escondidas” por trás dos nomes dos produtos.

O que exatamente são os antioxidantes?

Para entender a ação dos antioxidantes, você precisa primeiro entender como agem os radicais livres. Os radicais livres são naturais de nosso organismo, porém, alguns fatores desencadeiam uma produção ainda mais alta. Logo, eles passam a degradar células saudáveis, como o colágeno, por exemplo, responsável pela sustentação da pele.

Sabendo disso, fica mais fácil entender o porquê contamos tanto com os antioxidantes: com essa ação, os radicais livres oxidam as células. Assim, os antioxidantes agem se ligando a esses radicais livres para impedir que as destruam.

Há vários fatores que desencadeiam a produção desses radicais livres, como a poluição, o sol, o cigarro, o álcool e até mesmo a alimentação quando não é muito saudável.

Conforme contamos aqui nesse post sobre os problemas que a poluição causa à nossa pele, nosso corpo tem sim uma proteção natural com antioxidantes que agem contra esses radicais livres, mas se esgotam. Isso ocorre porque estão expostos a diversos fatores que provocam essa situação.  Portanto, a reposição desses radicais livres é essencial.

Onde podemos encontrar esses antioxidantes?

Na verdade, há muitas formas de encontrarmos os antioxidantes. Eles estão tanto nos alimentos naturais, quanto nas vitaminas e minerais tomados como suplementação e também nos produtos anti-idade.

É claro que os antioxidantes podem fazer bem para o corpo de modo geral, mas, quando o assunto é o envelhecimento da pele, o mais indicado é o uso de antioxidantes em dermocosméticos, pois são mais concentrados e podem agir diretamente na pele.

Porém, isso não exclui a importância de tê-los na alimentação. Quanto mais tivermos, melhor no combate aos radicais livres, porém, eles sozinhos podem não fazer o efeito esperado na pele.

Abaixo, listamos algumas das substâncias antioxidantes que são mais eficazes no combate ao envelhecimento:

Vitamina C

Vitamina E

Picnogenol

Resveratrol

Coffeberry

Chá Verde

Retinol e Ácido Retinoico

Ubiquinona ou Coenzima Q10

De que forma são aplicados na pele?

Os antioxidantes entram na rotina normal de cuidados com a pele, que todos nós já conhecemos. Após a limpeza e tonificação, vem a aplicação do creme ou sérum escolhido, que contenha substâncias antioxidantes em sua fórmula. Feito isso, finalize com o protetor solar de seu uso. Para entender melhor como deve funcionar uma rotina de beleza e porque o passo a passo é tão importante, confira aqui nessa matéria.

Esses passos podem ser feitos antes de sair de casa e é o mais indicado, pois o antioxidante acaba se tornando um aliado de muita potência do protetor solar.

Porém, a noite é um excelente momento para utilizá-los também, caso sinta que a sua pele fica muito oleosa ao passa-lo pela manhã.

Todos podem usar antioxidantes?

Todos já possuem esses antioxidantes no corpo, especialmente quem se alimenta bem. Portanto, todo mundo pode fazer uso de dermocosméticos com essa função e, quanto mais cedo, melhor.

É importante que seja feito com a indicação e o acompanhamento de um dermatologista, especialmente se você faz outros tratamentos para pele, porque só um especialista poderá indicar a melhor fórmula para seu caso.

Dicas especiais no combate aos radicais livres

Como dissemos, o ideal é sempre conversar com seu dermatologista para entender a necessidade de aplicação dos antioxidantes e qual seria mais indicado para o seu tipo de pele. Converse com ele também sobre a possibilidade de combinar mais de um antioxidante na formula. É de conhecimento de todos os especialistas que a combinação entre dois ou mais antioxidantes apresentam muito mais eficácia no combate ao envelhecimento.

 

E você, tem alguma dúvida sobre os antioxidantes, onde encontra-los ou qualquer outra pergunta? Envie para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)