unhas-dermatologista-duvidas
Perguntas e respostas

Dermatologista responde: minhas unhas estão fracas. O que fazer?

As unhas, assim como toda a pele do corpo, os cabelos e o nosso organismo de maneira geral, podem ter diversos problemas, muito mais do que imaginamos. Por isso, elas também precisam ser examinadas por um dermatologista. Um problema aparentemente simples pode indicar diversos outros e os tratamentos são inúmeros.

Com os sintomas e tratamentos, surgem diversas dúvidas. Recebemos algumas nos últimos dias e respondemos por aqui. Dê uma olhada e veja se algum caso é parecido com o seu. Se você também tiver dúvidas, pode enviá-las para a nossa dermatologista!
Vi na semana passada que tenho uma linha preta na unha do 1° dedo da mão esquerda.
Não sei há quanto tempo a tenho porque há anos que pinto as unhas todas as semanas e nunca reparei nisso. Há motivos para me preocupar?

Dermatologista: Assim como podemos ter pintas ou sinais na pele, nas unhas isso também pode ocorrer. Sendo assim, as manchas escuras das unhas também necessitam ser examinadas e acompanhadas.

Tenho 41 anos de idade e, de 1 ano para cá, as minhas unhas ficaram fracas, não crescem e com manchas. Quando crescem um pouco, quebram. O que seria isso? Minhas unhas eram perfeitas, apesar de que eu roía sempre as unhas, mas, de repente, isso aconteceu.

Dermatologista: A principal causa de fraqueza nas unhas é o contato com água, sabão, detergente e produtos de limpeza, por isso o ideal é usar luvas sempre que for fazer algum serviço doméstico. Além disso, deficiência de vitaminas e alterações na tireóide também causam fraqueza nas unhas.

Estou há alguns meses com uma das unhas quebradas na vertical, desde a base. Aparentemente já nasce rachada. O que posso fazer para solucionar esse problema?

Dermatologista: Manter as mãos e unhas sempre bem hidratadas ajuda bastante, além do uso de luvas quando for fazer algum trabalho doméstico como lavar louças, roupas, etc. Se mesmo assim não melhorar, procure um dermatologista.

Tenho onicomicose distal nas mãos, tem algum remédio eficaz para me indicar? Será que tem necessidade de remoção das unhas por cirurgia? São 5 unhas 100% comprometidas.

Dermatologista: Não é indicada remoção das unhas, pois se for micose mesmo as unhas novas também nascerão alteradas. Você deve se consultar com um dermatologista pra ser orientado corretamente sobre o tratamento.

Estou com uma série de problemas com minhas unhas da mão. Elas estão afinando e muito ressecadas, descamam e sai uma camada fina como se fosse esmalte, principalmente as pontas, sempre ficam dupla. Não sei a quem recorrer.

Dermatologista: As principais causas pra essas alterações nas unhas são o hipotireoidismo (diminuição da produção dos hormônios da tireóide) e o contato com água, detergentes, produtos de limpeza sem usar luvas. Pra maiores orientações, procure um dermatologista.

Gostaria de saber o que usar em unhas fracas, base sem ou com formaldeído manipulada?

Dermatologista: O formaldeído presente na fórmula não é o responsável pelo fortalecimento das unhas. Em geral pedimos pra não colocá-lo quando a pessoa é alérgica a esmalte, pois ele é um dos componentes que causa alergia.

Eu tenho uma enteada de 11 anos e, de um tempo para cá, as unhas dela estão ficando cada vez mais tortas e estou preocupada com que possa ser. Gostaria de saber o que pode ser isso e o que causa?

Dermatologista: Há inúmeras alterações que podem causar mudanças no formato das unhas, desde micoses, descolamentos, psoríase… Então o ideal seria que ela fosse examinada por um dermatologista!

Gostaria de saber quais os sintomas e o tratamento da psoríase nas unhas?

Dermatologista: A psoríase deixa um aspecto parecido com o da micose de unhas. Os tratamentos variam muito, desde cremes até medicamentos via oral.

Olá, gostaria de saber se é possível manipular uma base para fortalecimento das unhas composta por queratina, d-pantenol, cálcio e complexo de vitaminas? E se realmente teria resultado?

Dermatologista: Sim, é possível. Essas bases ajudam a fortalecer as unhas, e também existem compostos manipulados/prontos pra tomar. Converse sobre isso com seu dermatologista!

O que devo usar para curar fungo nas unhas dos dedões dos pés? Estou usando Ciclopirox olamina gotas 10mg/ml e também Micolamina Coclopirox 80mg/g, e continua doendo muito e a unha parece que está cada vez pior. Corto tudo que posso e lixo muito em cima, e nada de melhorar. Me indique algo para tirar a dor e combater este fungo.

Dermatologista: Primeiro é necessário saber se o que você tem é micose mesmo. Isso porque nesse caso não é comum haver dor. Existem exames que ajudam a diagnosticar a micose de unhas, converse sobre isso com seu dermatologista.

Meus cabelos estão caindo bastante e as minhas unhas não crescem. Já consultei a dermato e não chegou-se a um resultado.

Dermatologista: Unhas e cabelos fracos podem ser sinais de hipotireoidismo (uma alteração na tireóide que diminui a produção de hormônios). Se você já fez esses exames e está tudo normal, polivitamínicos podem ajudar.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Célia 23 de outubro de 2017 at 11:27

    Bom dia, Tenho Hipotireoidismo minha pele e está muito envelhecida, qual melhor hidratante?Comprei um na farmácia com ureia mais tem cheiro de remédio, Queria um mais cheiroso p o corpo e o rosto. Beijosss

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 27 de outubro de 2017 at 11:02

      Célia, cremes com uréia são ótimas opções pra áreas mais ressecadas como pés, cotovelos e joelhos. Se seu objetivo é hidratar somente, há boas opções na Johnson’s e Neutrogena por exemplo.