img_d7cff8236f003c298643133703f3d6ed_2_1400x1100
Perguntas e respostas

Dermatologista Responde: esfoliação da pele com açúcar faz mal?

Esfoliar a pele é uma etapa quase indispensável dos cuidados. Além disso, é muito simples e rápido, principalmente porque você não precisa, e nem deve, fazê-la todos os dias. Aqui nessa matéria, contamos todos os detalhes sobre a esfoliação e demos muitas dicas para você fazer em casa.

É muito importante que a pele passe por essa tapa, tanto no rosto, quanto nas demais áreas do corpo, para ajudar na renovação celular, eliminar as células mortas e melhorar a aparência da pele.

Mas, como em todos os procedimentos, tudo inspira muito cuidado. Há várias receitas, tipos de pele e frequência de esfoliação, que precisamos ter muita atenção.

Recebemos algumas perguntas sobre e nossa dermatologista respondeu aqui. Se você também tiver alguma dúvida sobre esfoliação, faça sua pergunta para a nossa dermatologista!

Gostaria de saber quais são os benefícios da esfoliação para a pele do corpo inteiro.

Dermatologista: A esfoliação remove as células mortas e impurezas da pele, deixando-a com um aspecto mais brilhante e toque macio. Pode ser feita 1 vez por semana.

Esfoliação com borra de café realmente traz benefícios para a pele?

Dermatologista: Não traz nenhum benefício e ainda pode causar irritações

Os pelos de cima da minha coxa, em baixo e ao lado das nadegas, são muito finos, alguns são enrolados para dentro da pele e às vezes criam uma bola dura ou inflamam e deixam marcas. Esfoliar 2 vezes por semana ajuda a resolver?

Dermatologista: A esfoliação ajuda sim, e se você tiver o hábito de usar roupas muito justas isso também pode estar causando essas inflamações.

Fazer esfoliação com mel e açúcar trás os mesmos resultados que uma esfoliação com um cosmético?

Dermatologista: Se a intenção for só esfoliar a pele mesmo, os resultados são ótimos. Você pode também usar óleo de amêndoas no lugar do mel.

Peguei sol e minha pele ficou bronzeada tipo aquela com “duas cores”, uma parte do meu corpo está com a cor natural e a outra bronzeada. Como remover essa marca? Tem como a pele voltar à cor natural? A esfoliação resolve?

Dermatologista: Volta ao normal sim, só que é preciso ter paciência, conforme a pele for se renovando naturalmente, vai se igualando. Esse processo pode levar até 6 meses.

Gostaria de saber: fazer a esfoliação da pele com açúcar faz mal?

Dermatologista: Não, porém como o grão do açúcar é grosso, a esfoliação que ele causa é intensa. Sendo assim, você deve fazer esse procedimento no máximo 2x/semana.

Esfoliar o rosto duas vezes por semana pode desencadear dermatite perioral? Minha pele é muito oleosa e já tive dermatite perioral.

Dermatologista: Pode, se o esfoliante for muito abrasivo, ou seja, se possuir os grãos grossos. Tente esfoliar 1 vez por semana evitando os cantos da boca, e se não melhorar consulte um dermatologista.

Faz uma semana que estou usando sabonete asepxia esfoliante, e o resultado é que minha acne parece que piorou e minhas espinhas estão bem avermelhadas. Queria saber se isso é normal ou apenas temporário. Devo parar com o seu uso?

Dermatologista: Os esfoliantes causam irritação na pele se usados diariamente. Então use no máximo 1 vez por semana, e se não melhorar procure um dermatologista.

 

 

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder gleidemarquesdasilva 5 de novembro de 2017 at 17:28

    Na parte acima do queixo ultimamente estou com uma descamação e ao mesmo tempo meio róseo e uma sensação de coceira.

  • Responder Talita Moisés 5 de novembro de 2017 at 16:32

    Eu gostaria de saber o porque nos cantos da minha boca tem algumas bolinhas brancas e se tem algum jeito de tirá-las. Obrigada.

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 11 de novembro de 2017 at 15:38

      Talita, primeiro é necessário saber oque são essas bolinhas, após isso é indicado o tratamento. Você deve procurar um dermatologista pra ser orientada corretamente.

  • Responder Jenilma Vitória 3 de novembro de 2017 at 23:27

    Óleo de Coco com açuca é bom para esfoliar o rosto?trás benefícios? ???