Harenwassen
Perguntas e respostas

Esfoliação capilar: já experimentou essa simples técnica?

Já falamos bastante por aqui e vocês já sabem o quão importante pode ser a esfoliação da pele do rosto e do corpo. Pararam pra pensar que uma esfoliação capilar pode ser incrível também? Será que tem alguns benefícios?

Para isso, é importante lembrar que o couro cabeludo também é pele, assim como as demais regiões do corpo. Portanto a esfoliação capilar pode ser uma ótima ajuda. Confira abaixo!

O que exatamente é a esfoliação capilar?

Da mesma forma que a esfoliação da pele busca remover aquelas camadas de impurezas e pele morta, assim também funciona na esfoliação do couro cabeludo. Ela ajuda a eliminar, além das impurezas, a oleosidade e resíduos que ficam depositadas na cabeça.

É muito recomendado, especialmente, para quem apresenta queda de cabelo, ou que tenha fios grossos e cacheados. Também recomenda-se para quem possui o couro cabeludo com oleosidade e todas as suas consequências, como a seborreia e até as caspas.

Se você costuma utilizar muitos produtos sem enxague no cabelo, essa também pode ser uma boa. Esses produtos, como todos bem sabem, acabam se acumulando nos fios com o uso frequente.

Como funciona?

Geralmente, eles são vendidos como um “pré-shampoo”, ou seja, para serem utilizados antes da lavagem normal dos cabelos. Eles não substituem o shampoo comum e também não são exatamente iguais aos shampoos anti-resíduos.

Enquanto o shampoo esfoliante limpa exatamente o couro cabeludo, o segundo remove impurezas e produtos dos fios. Portanto, um não substitui o outro.

No esfoliante, há micro esponjas que ajudam na limpeza, esfoliação e retém a oleosidade, sem ressecar os fios.

Mas quais são os benefícios reais dessa limpeza?

Esfoliar o couro cabeludo para se livrar das impurezas e amenizar situações como a oleosidade excessiva, pode trazer muitos benefícios. Um deles está relacionado à força do cabelo. Desobstruindo os poros da região, seus cabelos podem crescer mais fortes e saudáveis.

Outra questão é que, removendo impurezas, você pode ter fios mais bem preparados para receber qualquer outro tratamento. Por isso, essa limpeza pode acentuar os resultados e qualquer tratamento que fizer posteriormente. Inclusive, esses melhores resultados também se aplicam aos shampoos. Já teve aquela sensação de que um shampoo já não faz mais o mesmo efeito de antes? Pode ser o acumulo de produtos no couro cabeludo.

Além de tudo isso, o aspecto oleoso da raiz dos cabelos pode diminuir bastante ou até desaparecer.

Recomendações

A principal recomendação é que você consulte um dermatologista antes de utilizar, especialmente se você já tiver algum problema capilar ou se já faz algum tratamento ou usa medicação. Ele é quem poderá indicar o melhor produto para o seu caso.

Depois, no momento de utilizar, nunca substitua pelo shampoo. Utilize-o antes do shampoo, fazendo movimentos circulares e com muito cuidado para que o produto não escorra tanto para os fios.

Depois, lave os cabelos com shampoo normalmente.
Ficou com alguma dúvida sobre? Pode enviar para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Juliana Priscila 31 de outubro de 2017 at 22:44

    Olá? Meu nome é Juliana Priscila. Então meu pai está com uma coceira horrível na pele mais concentrada na barriga, os farmacêuticos passaram vários remédios e nada melhorou e ele está muito manchado já faz meses. O quê pode ser?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 4 de novembro de 2017 at 14:15

      Oi Juliana! Seu pai deve procurar um médico pra ser examinado, usar varios medicamentos sem orientação médica pode piorar a coceira.