shutterstock_181678268
Perguntas e respostas

Anticoncepcionais: como eles se tornam um aliado da pele

Quem faz uso de anticoncepcionais, sabe que seus efeitos vão além daqueles pelos quais são tomados. Entre eles, mudanças na pele são alguns desses efeitos. Mas, afinal, eles realmente podem ajudar ou prejudicar a pele de alguma maneira? Explicamos aqui.

Como agem as pílulas anticoncepcionais?

Como sabemos, elas são formadas por hormônios muito parecidos com os produzidos pelo corpo da mulher. São como fontes de hormônios sintéticos que agem simulando a progesterona e o estrogênio. Sua principal função é impedir a ovulação. Essa ação hormonal acaba impactando a pele, podendo trazer efeitos positivos ou negativos, a depender da composição de cada pílula.

Quais são os efeitos negativos para a pele?

A interferência nos hormônios responsáveis pela melanina é um deles. Esse processo pode acabar piorando problemas como o melasma, por exemplo. Há também casos em que elas aumentam a produção de sebo ou causam até um ressecamento, podendo piorar alguns casos.

E os positivos?

Por outro lado, eles podem ser muito uteis no controle das acnes. Como ajudam a regular disfunções hormonais, podem ser uma grande vantagem no controle das espinhas. Geralmente, as pílulas utilizadas para resolver esse problema são as que combinam estrogênio e progesterona. A que é composta por progesterona apenas, pode acabar agravando o problema. Portanto, é necessário a indicação e acompanhamento do dermatologista e ginecologista.

O que fazer quando surte efeitos inesperados na pele?

Havendo algum desses problemas de pele e a desconfiança de que possa ser causado pela sua pílula anticoncepcional, você pode consultar um dermatologista para que ele possa descartar qualquer outra causa. Se ficar constatado que o anticoncepcional realmente tem causado algum problema à sua pele, algumas medidas podem ser tomadas, dependendo do caso, como suspensão, troca ou complementação à pílula, através de outro tratamento.

É claro que os anticoncepcionais só poderão ajudar nesses casos, se for diagnosticado que as acnes são causadas por alterações hormonais.

Elas podem ser responsáveis por causar varizes, celulite e outros problemas na pele?

Assim como em outros problemas, geralmente, pode causar em quem já tem predisposição genética. É assim no caso das varizes.

Com relação à celulite, indiretamente sim, mas associada a outros fatores, como o ganho de peso, sedentarismo e má alimentação. Sozinha, a pílula não é capaz de causar esse problema, muito menos de forma direta.

Quanto à oleosidade da pele e a melhoria ou piora das acnes, tudo dependerá da composição da pílula, como já dito anteriormente. Por isso, o acompanhamento com o ginecologista e dermatologista é essencial.

 

E você, utiliza alguma anticoncepcional que foi recomendado para minimizar problemas de pele, ou teve reações negativas? Compartilhe conosco ou tire sua dúvida com a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)